Viagem de avião: Kits de Conforto para viagens de longo curso

Foto do interior de um avião com pessoas sentadas nas cadeiras.

Andrew Feinberg

Vai fazer uma viagem de avião de longo curso e não tem a possibilidade de ir em executiva? Não sabe o que pode fazer para que se mantenha confortável durante o voo? Então, este artigo é para si.

[toc]

Na verdade, ninguém será apaixonado por fazer viagens de longo curso, mesmo que utilizem, para esse fim, o transporte mais seguro do mundo.

Apesar dos inconvenientes, a sensação de chegar ao destino superará todo o tempo despendido no avião.

São os pequenos gestos, que podem ajudá-lo a minimizar a possibilidade do seu voo de longa duração, se tornar numa experiência traumática.

Se não quer, realmente, eternizar a sua estadia psicológica no avião, o melhor será não permitir que a monotonia, de estar durante horas sentado, se apodere de si.

Descontraia e não consulte constantemente o relógio, porque com as sugestões que lhe vamos dar, contribuiremos para que a sua viagem de horas não seja uma tortura.

Aqui ficam 5 kits essenciais para que aumente o seu conforto na hora de viajar de avião para um destino longínquo.

Kit de conforto nº 1: Que vestuário utilizar durante uma viagem longa?

Aspetos tão simples, como os índices de conforto da roupa que escolhe para o dia do voo, podem ser cruciais para o seu bem-estar.

Deste modo, o ideal será utilizar roupas largas e que não lhe causem desconforto.

Deverá dar preferência ao vestuário composto por fibras naturais, para que não seja exercida tanta pressão na sua pele e para esteja garantida uma melhor ventilação.

Um detalhe importante a ter em conta, foca-se na necessidade de estar preparado para as temperaturas que encontrará no país de destino, como tal, adapte da melhor forma a conjugação da roupa que levará durante o seu voo.

O calçado deverá ser, igualmente, cómodo e utilize, preferencialmente, calçado casual.

Não se coíba de retirar os sapatos durante o voo, pois será, sem dúvida, uma forma de aumentar o seu bem-estar, durante as horas passadas na cabine do avião.

A utilização de meias elásticas, especiais para viagens, poderá facilitar a circulação sanguínea e evitar o incómodo da fadiga que poderá ser provocada nos seus membros inferiores.

Não se esqueça, também, de levar agasalho, casaco ou uma manta polar para se proteger da temperatura menos agradável, que o ar condicionado possa provocar.

Caso pretenda dormir um pouco adicione na sua bagagem de mão, uma venda e um protetor de ouvidos, assim, conseguirá repousar de forma mais cómoda.

Kit de conforto nº 2: Como se entreter e fazer com que o tempo voe?

Leia revistas ou um livro, veja um filme, leve o seu tablet ou o seu computador portátil, ouça música ou, simplesmente, faça palavras cruzadas e jogue sudoku.

Qualquer das opções é credível para que se entretenha e faça a sua longa viagem parecer menos demorosa e, também, menos dolorosa.

Na realidade, as companhias aéreas inovam cada vez mais e pretendem aumentar gradualmente o nível de conforto dos seus passageiros.

Hoje em dia, possibilitam aos passageiros a oportunidade de ler revistas e jornais, possuem sistemas de ecrã pessoal, para que veja filmes, ouça rádio, ou até para jogar, mas nada como levar, também, os seus divertimentos pessoais.

Assim, aumentará a hipótese de se distrair com diferentes formas de entretenimento e não se tem que cingir somente ao que o avião lhe proporciona.

Gerir de forma correta os seus momentos de ocupação durante um voo longo, é um dos fatores fulcrais para que o tempo psicológico da sua viagem seja positivamente influenciado.

Assim, durante o voo, não parecerá tão morosa a passagem do tempo, que dista da partida, até à aterragem.

Kit de conforto nº 3: Ficar sentado durante um grande período de tempo, quais as consequências?

A importância de seguir o conselho anterior, não o poderá fazer esquecer, que não deverá permanecer imóvel durante muito tempo, para o bem da sua saúde e do seu bem-estar.

A imobilidade prolongada, nomeadamente, quando se está sentado continuamente, promove a acumulação de sangue nas pernas, o que conduz ao inchaço (edema), o qual provoca desconforto.

Para o evitar é importante que não tenha nada a obstruir o espaço reservado para as suas pernas e pés, devendo, para o efeito, guardar a bagagem de mão no local que lhe está reservado.

Afinal, o espaço disponível é limitado e a possibilidade de movimento, só por si, já é reduzida.

Se tem algum problema de saúde, lembre-se que estará mais vulnerável aos riscos inerentes em viagens aéreas de longo curso.

Não deverá descurar um planeamento cuidadoso da sua viagem precavendo-se antes, durante e após o voo, nomeadamente, levando em consideração os conselhos do seu médico.

Caso esteja a tomar medicação, não se esqueça de a colocar na bagagem de mão e de a tomar de acordo com o prescrito.

Os efeitos negativos da imobilização prolongada poderão ser minimizados, através da realização de alguns exercícios simples durante o voo.

As companhias aéreas providenciam conselhos úteis acerca de alguns dos exercícios que favorecerão a estimulação da circulação e reduzirão o desconforto físico.

Por sua vez, esses exercícios, contribuem para que o risco, de que seja desenvolvida uma trombose venosa, diminua.

Deverá, também, levantar-se e movimentar-se enquanto o é permitido.

Para que esta ação lhe seja facilitada, opte por escolher um lugar de corredor, o qual lhe permitirá levantar-se quando lhe for mais fácil, sem que tenha que incomodar os restantes passageiros.

Kit de conforto nº 4: Antes e durante o voo, o que deve comer e beber?

Vai juntar os amigos e a família, para um jantar antes de ir de viagem e apetece-lhe muito comer uma feijoada? Resista e não coma, esse farto prato tradicional.

Isto, porque fazer refeições leves e saudáveis, antes do voo, poderá ser importante para evitar indisposições durante as horas de uma viagem de avião.

No avião deverá evitar bebidas gaseificadas e bebidas com teor alcoólico.

Não se esqueça da importância de beber água regularmente, antes e durante o voo, para que se mantenha hidratado, visto que a humidade relativa na cabine do avião é mais baixa do que o habitual.

Kit de conforto nº 5: Chegou ao seu destino e agora? Diga adeus ao Jet-Lag.

As diferencias horárias podem ser uma verdadeira dor de cabeça e desorientar o nosso “relógio biológico”.

A esta condição fisiológica, provocada pela fadiga da viagem e que inclui cansaço e sonolência diurna, dá-se o nome de jet-lag.

Quanto mais a diferencia existente no fuso horário, mais difícil é contornar os efeitos provocados pelos distúrbios de horários nos nossos hábitos.

Estima-se, até, que para recuperar de um jet-lag é preciso um dia por cada hora de diferença, entre o país de origem e o destino.

Para minimizar sintomas como, dores de cabeça, insónias, problemas de estômago e intestinais, entre outros, deverá aproveitar para descansar ao máximo antes da partida e também durante o voo.

Caso, o fuso horário divirja em muitas horas deverá tentar adaptar-se gradualmente e ir alterando os seus horários antes da viagem.

Os conselhos que lhe fornecemos anteriormente, em relação ao vestuário, alimentação e mobilidade durante o voo, serão igualmente fundamentais para minimizar os sintomas do jet-lag.

Não existe uma receita milagrosa para contornar esta situação, porque a resistência aos sintomas, provocados pelo jet-lag, variam da facilidade de adaptabilidade do organismo de cada um de nós, mas há, como educar, reorganizar e reprogramar os nossos ciclos internos de forma gradual.

Para conseguir mais rapidamente livrar-se do jet-lag, uma preparação previamente estipulada nos seus horários, facilitará e será fundamental para reorganizar o ritmo biológico.

Vamos descolar?

Depois da utilização dos kits de conforto que aqui lhe fornecemos, usufrua da sua viagem.

Viajar é um deleite e o avião é, muitas vezes, o elo que nos une ao ansiado destino, mesmo que para tal tenhamos que sobreviver a um voo de longo curso.

Para os apaixonados por explorar o melhor que cada continente tem, basta utilizarem os kits de conforto, que aqui vos deixamos e voilá, o tempo aparentemente infindável da vossa viagem, valerá cada segundo, pela magia que a estadia no destino escolhido vos proporcionará.

Já experienciou um voo de longo curso? Como ocupou o seu tempo durante a viagem? Conte-nos a sua experiência e deixe-nos sugestões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here