Viagem de avião: 9 dicas para que tudo seja mais rápido no Aeroporto

Foto de um motor de avião em grande plano.

Pierangelo

Acha que o que custa numa viagem de avião é todo o processo que acontece desde a preparação da bagagem, até estar sentado confortavelmente no seu lugar do avião? É bem verdade. Se tudo não for bem preparado, poderá ser muito mais demorado. Por isso, neste artigo vamos dar-lhe 9 dicas para que, desde sua casa, passando pelo check-in e segurança no aeroporto, prepare tudo devidamente para que tudo no aeroporto seja mais rápido. Depois, deixe-nos a sua com um comentário. Queremos conhecê-la.

[toc]

#1 – Pese a bagagem antecipadamente

Não espere por chegar ao aeroporto para pesar a bagagem. Faça-o com calma em casa.

É que as companhias aéreas são bastante exigentes para com os limites de peso e não são flexíveis para os que os ultrapassam. Por isso, caso você esteja acima desse limite poderá ser importante e benéfico, ainda antes de chegar ao aeroporto o saber.

Poderá comprar uma pequena balança para o efeito, que mesmo que não seja muito exata, dá para lhe dar uma ideia sobre se a sua bagagem está acima ou abaixo do limite.

Se facilitar, e no aeroporto descobrir que está acima do limite, terá que sair da fila e tentar, de forma criativa e em contra relógio, pensar em formas de se livrar dos objetos a mais.

#2 – Bagagem de mão

Normalmente, numa viagem de avião levamos connosco bagagem de mão. Por isso, veja com atenção as linhas de orientação para o tipo de objetos que poderá levar, e quanto poderá levar.

Nesse sentido, recomendamos-lhe este artigo sobre as regras que deverá seguir quanto à bagagem de mão no avião. Escusado será dizer que a deverá preparar antecipadamente, ainda antes de chegar ao aeroporto.

#3 – Chegue 2 horas antes ao aeroporto

Esta é uma dica que assume especial importância caso você não conheça o aeroporto.

As filas para o check-in e para passar nas revistas de segurança são normalmente demoradas, e tendem a ser mais, com o aproximar da hora de embarque.

Por isso, apresse-se e chegue antecipadamente ao aeroporto. E mesmo que ache que vai ser entediante ter de esperar uma hora até entrar no avião, pense que poderá aproveitar esse tempo para ler, passear pelas lojas da zona franca e acima de tudo, evitar ter de correr à última da hora antes das portas do avião fecharem.

#4 – Mantenha todos os documentos num lugar seguro e acessível

Os documentos, em qualquer viagem de avião desempenham um papel importantíssimo, e por isso, nunca é demais recomendar que os mantenha num lugar seguro, acessível e para que não caiam facilmente.

Se puder, coloque-os numa carteira que possa ser prendida ao corpo. Assim até existem menos hipóteses de ser roubado.

Importante também estarem acessíveis, para que nos momentos em que precise deles, seja fácil os encontrar e mostrar. É sempre desagradável ter que procurar por imensas malas e bagagens para dar a alguém um simples documento. É tudo uma questão de se organizar antecipadamente.

Adicionalmente mantenha sempre consigo cópias atualizadas do passaporte, vistos, passagens aéreas e informações do hotel.

#5 – Prepare-se para a revista de segurança

É provável que na revista de segurança tenha que tirar algumas das roupas ou adereços que leva. Coisas como sapatos (a não ser que esteja a utilizar ténis ou sapatos de vela), cinto (se puder evite os de metal, assim é menos uma peça a tirar), chapéu, casaco, entre outras.

Dependerá sempre das regras em vigor.

Mas atenção, não se disponibilize antecipadamente para tirar o que quer que seja. Só se lhe pedirem.

Caso contrário poderá dar sinal de insegurança e atrair atenções para si.

Por isso, esteja só preparado.

#6 – Guarde os valores num bolso fundo de casaco

É comum, quando fazemos uma viagem de avião, termos imensas coisas nos bolsos que à pressa despejamos na caixa que irá passar pelo scanner.

Mas, se ao invés de ter que tirar tudo do bolso à pressa, e depois ter que andar à procura daquela moeda de 20 cêntimos que entretanto acabou por cair ao chão, colocarmos tudo antecipadamente num bolso de um casaco? Muito melhor, não acha?

Por isso, leve um casaco, de preferência que tenha bolsos fundos, e coloque antecipadamente todos os seus valores lá.

Depois, é só pousar o casaco na caixa, e já está.

#7 – Vai levar um portátil? Então…

Se levar um computador portátil, então prepare-se para ter de o tirar.

E por isso, nem pense em enterra-lo à volta de roupas, produtos de higiene, livros, jogos, comida ou outra coisa qualquer. Aí terá o dobro do trabalho para o tirar.

Nota adicional: refira-se que é normal ter de colocar o computador portátil numa caixa à parte para passar no scanner.

#8 – Vista-se adequadamente

Com esta afirmação, provavelmente você estará a pensar: qual é a importância disso? Afinal uma pessoa que se vista bem tem as mesmas probabilidades de levar uma bomba, do que outra que se vista mal.

Mas, não se iluda. Os seguranças são seres humanos como toda a gente, e como tal, irão preocupar-se mais com pessoas que se vestem mal.

Claro que não é preciso ir de fato e gravata, opte apenas por algo limpo, asseado, e digno de algum bom gosto.

#9 – Evite confrontos com a segurança

Para finalizar, deixamos-lhe palavras apaziguadoras: se por algum motivo algum dos funcionários da segurança implicar consigo, não opte pelo confronto de palavras. Aceite os seus argumentos, e dialogue com ele calmamente.

Afinal de contas eles são a autoridade e irão ter sempre vantagem sobre si, pelo menos, até que fique tudo esclarecido.

Quanto mais depressa existirem esclarecimentos, melhor, porque este tipo de situações poderão fazer com que você se atrase e perca o seu voo. Algo que não é desejável.

Em conclusão

O que acha destas dicas? Acha que são importantes para que a sua viagem de avião corra de forma mais calma? Com menos stress? Uma coisa é certa, irão ajuda-lo a que todo o processo decorra de forma mais calma e rápida.

Mas, adicionaria mais alguma que tenhamos esquecido? Diga-nos qual. Queremos saber.

2 COMENTÁRIOS

  1. Pretendo levar produtos congelados (carne, peixe, queijos)na bagagem de mão. É permitido se a mala térmica respeitas as dimensões da bagagem de mão?
    Maria

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here