24/01/2017

Viagem de Avião: Escolha o melhor lugar

Publicado em 03/06/2012 por em Dicas de viagem

Foto de banco com o 'Fasten Seat Belt While Seated' em grande plano.

Kevin Baird

Na hora de viajar de avião prefere silêncio, mais espaço, ou a melhor vista? Para que viaje de acordo com as suas preferências a importância da escolha do lugar é crucial para usufruir de uma viagem de avião confortável. Afinal o avião é o mesmo, mas o local onde nos sentamos pode ser determinante no que concerne aos níveis de comodidade. Fique com alguns conselhos que o ajudarão na escolha de um lugar à sua medida.

Para si, um interessado em aviões, e viagens de avião, deixamos-lhe este artigo com um conjunto de artigos sobre esta temática. Vale a pena tê-lo à mão.

 

Se é um passageiro que gosta de silêncio

Neste caso desaconselha-se vivamente que opte pelos lugares que se encontram na zona das asas, pois é aí que se ouve com mais incidência o barulho do motor.

A melhor opção será escolher um lugar à frente.

Se é um passageiro que gosta de espaço

A fila junto à saída de emergência é uma boa opção.

Aproximadamente mais 20% de espaço do que as restantes filas é o que poderá usufruir se optar por escolher sentar-se neste local.

A primeira fila é outra boa opção, afinal não terá que se preocupar com a existência de passageiros no banco da frente e na hora de sair do avião tem a vantagem de ser o primeiro a poder fazê-lo.

Esta fila está reservada a crianças e a passageiros com necessidades especiais, como tal tanto esta fila como as da saída de emergência só podem ser reservadas no próprio dia da viagem.

Se é um passageiro friorento

Se mesmo com uma manta polar sofre com as oscilações de temperatura no avião, então o melhor será não escolher os lugares próximos das saídas de emergência, nem próximos da porta de entrada, pois apesar do isolamento hermético são os lugares mais suscetíveis no que respeita à variação de temperatura.

Se é um passageiro que preza a segurança

Neste caso, a melhor escolha será reservar um lugar nas últimas filas do avião.

São vários os estudos que clamam estas filas como as mais seguras concedendo-lhes 60% de probabilidade de sobrevivência, em caso de acidente, contra 40% das filas da frente.

Se é um passageiro que gosta de apreciar a paisagem

Quer guardar fotografias da sua vista aérea, ou simplesmente apreciar a paisagem maravilhosa que viajar de avião lhe poderá conceder?

Neste caso, o melhor lugar são os que se encontram na fila posterior à asa (no máximo a sétima fila).

Fique do lado da janela e garanta, deste modo, a melhor vista.

Lugares da frente Vs. Lugares de trás

Nos índices de escolha dos passageiros os lugares da frente são os que preenchem a preferência dos mesmos, pois são considerados os mais cómodos, mais silenciosos, com menos turbulência e com mais escolha na hora de comer algo.

Por vezes, os lugares de trás poderão revelar-se uma ótima escolha, nomeadamente em voos de longo curso, visto que os passageiros com crianças optam por ficar nas primeiras filas e como tal terá um voo mais descansado.

Os lugares ao centro do avião

Muitas vezes ignorados pelo facto de serem lugares mais barulhentos, devido às turbinas que se encontram nas asas, os lugares das filas do meio do avião são os mais estáveis e onde a turbulência se sente em menor escala.

Lugares da janela Vs. Lugares do centro Vs. Lugares do corredor

Os lugares da janela, para além da vista, têm a vantagem de lhe permitir recostar a cabeça lateralmente e até descansar um pouco.

Ao escolher um lugar do lado da janela terá a garantia de que não terá que se preocupar, caso o passageiro ao seu lado se queira levantar.

Sentar-se entre duas pessoas desconhecidas, nem sempre é algo pelo qual se opte, contudo se viajar com crianças este poderá ser o melhor lugar para estas viajarem, pois ficam ao centro e os passageiros da lateral formam como que uma “parede” de segurança para a criança.

Os lugares do corredor são aconselhados para pessoas que precisem de ir com frequência à casa de banho, pois é uma forma de não estarem constantemente a incomodar os passageiros do lado.

Quando a reserva do lugar não é obrigatória

A maioria das companhias aéreas permitem-lhe escolher o lugar no momento em que faz a sua reserva, o qual deve ser confirmado no check-in.

Contudo, caso vá num voo low-cost em que não haja obrigatoriedade em fazer a reserva do seu lugar, a solução será chegar cedo ao aeroporto para garantir que é um dos primeiros a embarcar, ou até comprar um bilhete com embarque prioritário, e dessa forma terá garantido que poderá escolher a fila e o lugar que mais lhe agradar.

Não se esqueça de aliar as suas necessidades com as características do voo, nomeadamente as horas de viagem, para que possa usufruir comodamente a sua estadia no avião.

Partilhe a sua experiência…

Foto de panorama sob a janela com asa e nuvens.

Hipster With a Camera

Qual o seu lugar preferido? Quais são os fatores que o levam a sentar-se em determinado lugar? É supersticioso e só escolhe números pares ou ímpares? Deixe-nos o seu testemunho na caixa de comentários.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais