22/01/2017

Viagem de Avião: Saiba como evitar o Jet Lag

Publicado em 08/05/2012 por em Dicas de viagem

Foto panorâmica de cidade com arranha-céus, mar e avião.

laleikeli

Quem viaja frequentemente ou quem está a pensar em viajar, com certeza que já ouviu falar do jet lag e sabe que este poderá arruinar os primeiros dias de férias. No entanto, existem formas de contornar o jet lag e tornar a sua viagem de avião mais agradável. Em primeiro lugar conheça o inimigo e depois, as melhores formas de o evitar.

Tem interesse em saber mais sobre as várias dimensões, que estão relacionadas com as viagens de avião? Então acompanhe este artigo para que as suas viagens de avião corram o melhor possível. Informação que lhe poderão ser úteis de saber.

 

O jet lag é uma descompensação horária que ocorre quando viajamos para zonas com um fuso horário distinto do nosso.

O nosso organismo está habituado a um certo horário, já que temos um relógio biológico que, independentemente das horas, sabe quando deve dormir, comer, etc.

Quando saímos do nosso país de origem, para outros com um fuso horário diferente, é normal que o nosso corpo fique confuso e queira, por exemplo, dormir durante o dia e estar acordado à noite.

Além deste sintoma habitual, o jet lag pode causar também estados de confusão, irritabilidade, dores de cabeça, cansaço corporal e quase todos os sintomas normais numa constipação.

O jet lag ocorre de forma diferente em cada pessoa, em algumas poderá afeta-las levemente, enquanto que em outas a pessoa poderá demorar dias até acertar os seus horários novamente.

Se ainda não sabe como o jet lag o poderá afetar ou se já sabe que lhe poderá estragar a viagem, conheça algumas formas de o atenuar ou mesmo evitar.

Não deixe que o jet lag lhe arruíne a estadia, continue a ler e faça boas viagens.

Antes de viajar

Foto de avião com pôr-do-sol atrás.

Kuster & Wildhaber Photography

Cuide do seu corpo

A prevenção é uma das melhores formas de reduzir o jet lag. Existem pequenos (e grandes) truques que o poderão auxiliar.

E nesse sentido, tratar bem do seu corpo é um passo importantíssimo a considerar.

Deve, antes da viagem, certificar-se que cumpre uma alimentação correta à base de nutrientes e vitaminas saudáveis, pelo que assim será mais fácil ao seu corpo lutar contra os sinais de fadiga.

Manter-se hidratado é também uma regra de ouro, pelo que deverá beber bastante água, antes e durante a viagem.

Se possível, deve também fazer bastante exercício físico para permitir ao seu corpo livrar-se das toxinas que podem ser prejudiciais.

Dormir bem, além de importante, é essencial, pois o seu corpo vai estar bastante fatigado quando aterrar no país de destino e fará com que deseje descansar em horas impróprias.

Dormir bem uns dias antes de viajar irá ajudá-lo a suportar melhor o cansaço.

Prepare a sua mente

Além das medidas físicas, existem alguns truques que poderá utilizar para se preparar psicologicamente para a mudança.

Usar dois relógios, um com a hora atual e outro com a hora do país de destino, poderão auxiliar a sua mente a habituar-se ao novo fuso horário.

Consulte ambos com frequência e mentalize-se que em breve utilizará apenas um relógio.

Poderá também ir acertando os horários lentamente, verificando a hora do seu voo, a que horas irá partir e a que horas chegará ao seu destino e ajustando o seu horário de acordo.

Poderá ir gradualmente antecipando a sua noite de descanso, bastando para isso deitar-se uma hora mais cedo por dia.

Desta forma estará mais habituado e não será tão difícil dormir mais cedo.

Durante a viagem

Foto de bancos de avião.

VIctor Antunez

Enquanto está no avião existem também alguns truques que poderão reduzir o jet lag.

Se o seu voo partir de dia mas se irá chegar ao seu destino às primeiras horas da manhã, tente dormir no avião por mais difícil que isso possa parecer.

Desta forma o seu corpo estará menos cansado e será mais simples manter-se acordado entre o aterrar e a noite chegar.

Se necessário, troque os sonos no dia antes, para que seja mais fácil dormir durante o voo.

Realizar exercícios ligeiros também o poderão auxiliar.

Torne a sua viagem mais confortável levantando-se alguns minutos a cada hora, dando um passeio pelo corredor e aproveitando para esticar as pernas.

Movimentar as articulações é também uma maneira fácil de realizar exercícios, rode os pulsos e gire os pés também alguns minutos por hora.

O exercício, auxilia o seu corpo a fazer uma espécie de reset, algo que poderá ser-lhe útil na chegada.

A hidratação não deve ser esquecida, portanto beba muita água, e lembre-se que a poderá solicitar às hospedeiras de bordo na quantidade que desejar.

No destino

Foto de avião a aterrar.

CursedSkies

Quando finalmente chegar ao destino poderá sentir-se tentado a procurar uma boa noite de sono, principalmente se não conseguiu dormir no avião, no entanto, não deverá nunca sucumbir a este desejo.

Se no país de destino for de manhã ou mesmo de tarde, terá que ficar acordado até serem horas dos habitantes locais dormirem.

Quanto mais rápido se habituar ao fuso horário local, menos tempo precioso das suas férias irá desperdiçar.

Se não conseguir mesmo evitar, pode dormir, mas nunca mais de uma hora, sendo que desta forma vai conseguir algum repouso. Mesmo assim irá ter sono quando realmente for hora de dormir.

Se acordar a meio da noite, não tente ficar a dormir pois dificilmente irá conseguir. Levante-se por uma hora e leia um bom livro ou realize outro tipo de atividade calma.

É importante não iluminar demasiado o quarto onde se encontra pois o seu corpo poderá pensar que estava de facto certo em acordar e dificultar-lhe a tarefa de voltar a adormecer.

Outro truque muito importante para evitar o jet lag, é ter força de vontade para se ambientar aos costumes locais, ou seja, se for horas de almoçar, almoce mesmo que não tenha fome.

Obrigue o seu corpo a interiorizar o novo horário em todas as fases e não apenas na fase do sono. As refeições são um aspeto muito importante e quanto mais depressa se habituar, melhor para si.

Não deixe que o jet lag lhe arruíne as férias

Foto de pessoas a apanhar sol na praia.

NguyenTrung

Esteja no grupo sortudo de pessoas a quem o jet lag pouco incomoda, e dispense estar no grupo daqueles a quem este fenómeno pode causar sérios problemas. Pense de forma positiva.

Se está num país diferente deverá tentar aproveitar tudo o que este tem para lhe oferecer, nem que para isso signifique sofrer um pouco inicialmente.

Faça um esforço, integre-se e mantenha-se bem alimentado e hidratado, verá que tudo irá correr bem.

Faça boas viagens, e depois deixe-nos a sua opinião com um comentário. Queremos conhecer as suas experiências.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais