24/01/2017

Viajar com segurança – dicas para a viagem e para manter a casa segura

Publicado em 11/03/2012 por em Dicas de viagem

Foto por debaixo de avião a voar.

Pablo Barrios

Para viajar com segurança há certos comportamentos e atitudes que é recomendável ter, e são esses, que partilhamos de seguida consigo, na forma de dicas que uma vez seguidas lhe irão dar mais garantias de que irá viajar com segurança. E, no fim, gostaríamos de conhecer as suas. Partilhe-as com um comentário.

 

Antes de viajar

Foto de mapa de Gaoyuan num caderno Molesine.

guccio

Faça um bom planeamento das suas férias. Verifique o seu itinerário. Veja se vai ficar em locais seguros, com boas recomendações. Certifique-se que alguém da sua família ou amigos ficam com o itinerário e o contacto do hotel onde vai ficar.

Veja se tem tudo o que precisa desde documentos de identificação, kits de primeiros socorros, vacinas em dia, etc.. Certifique-se de todos os cuidados médicos a ter antes de viajar para o estrangeiro.

Digitalize os seus documentos e envie para si mesmo por e-mail, para que se for assaltado, consegue facilmente aceder a essa cópia digitalizada.

Não leve consigo cartões que normalmente tem na carteira mas que para nada lhe servem no estrangeiro. Tenha atenção ao local onde guarda os seus documentos e distribua o dinheiro que leva consigo em diferentes locais.

Tenha consigo, num local diferente ao dos seus documentos e dinheiro/cartão de crédito, os números de telefone necessários para cancelar os seus cartões caso seja assaltado ou para participar o roubo do seu passaporte. Roubo de identidade pode ser bastante perigoso.

Não leve consigo objetos que não gostaria de perder, como joias e objetos com valor sentimental. Tente levar roupa casual e não muito cara para não chamar à atenção.

Não se esqueça de levar os medicamentos que possa estar a tomar e a respetiva receita médica. Informe-se sobre hospitais ou clínicas do local para onde vai, e se o seu seguro de saúde cobre eventuais intervenções.

Durante a viagem

Foto de várias malas de viagem da marca Prada.

o5com

No aeroporto, no hotel, em qualquer lugar, tenha sempre em atenção a sua bagagem.

Um momento de distração e podem roubá-la. E nunca escreva a sua morada pessoal na identificação da sua bagagem. Se possível coloque a morada do emprego ou apenas um telefone de contacto.

Não fale em público sobre o seu plano de viagem e nunca revele o hotel onde vai ficar hospedado.

No hotel, feche sempre a porta por dentro e nunca a abra a estranhos.

Se levar alguma coisa de valor, guarde-a no cofre do quarto.

Evite mostrar a chave/cartão do seu quarto a pessoas que estejam também na receção ou noutros locais públicos do hotel.

E, quando vai de férias, é desaconselhável levar uma carteira normal para andar durante o dia. O ideal para levar mapas, uma garrafa de água e algo para comer é uma “carteira tira colo”.

É prática, está bem presa a nós, sempre à nossa vista e muito dificilmente será roubada por ladrões. Mesmo assim, tente levar algum dinheiro nos bolsos da roupa caso algum ladrão a apanhe distraído e lhe roube o porta-moedas.

Vá sempre vestido de forma prática e sem joias espampanantes. Não vale a pena chamar a atenção dos ladrões.

Nunca ande com muito dinheiro. No entanto, se tiver algum imprevisto e precisar de mais dinheiro, tenha muita atenção ao levantar numa caixa multibanco.

Nunca levante dinheiro em caixas que estejam em locais isolados onde pode ser facilmente assaltado. Tenha também especial atenção a pessoas que estejam na fila atrás de si, para ter a certeza que não conseguem ver o seu PIN.

Evite andar sozinho à noite e usar ruas pouco movimentadas para chegar mais rapidamente ao seu destino. Por vezes, é preferível dar uma volta maior e ir pelas ruas principais bastante movimentadas do que ir por atalhos.

Evite mostrar que está perdido. Se se perder não fique no meio da rua a consultar mapas, a olhar para todo o lado e de forma hesitante. Num momento de distração pode ser alvo de um assalto. Entre num café, descanse um pouco e consulte com calma o seu mapa. Pode sempre pedir informações adicionais aos empregados do café.

Tenha também atenção ao local onde guarda a máquina fotográfica e tente não mostrar o seu telemóvel em público. Não é só dinheiro que os ladrões procuram.

Por mais cuidado que tenha, temos que ter consciência que podemos ser alvo de um assalto. Por isso tenha sempre consigo, de preferência num bolso da roupa, um papel com contactos telefónicos que lhe possam ser úteis, como o da polícia, do hotel onde está alojado e da embaixada do seu país.

Se viajar com crianças, certifique-se que elas também têm consigo um papel com os contactos telefónicos úteis, incluindo o dos pais, para caso se percam os consigam facilmente contactar.

Casa segura

Foto de várias maçanetas de porta amontoadas.

Enokson

Não se esqueça que também é importante manter a segurança da sua casa enquanto viaja. Manter a casa segura.

Algo simples a fazer é pedir a um familiar ou amigo que tenha disponibilidade, para ir ocasionalmente a sua casa verificar se está tudo bem.

Pode-lhe pedir também para recolher o correio, pois caixas de correio cheias são “convites” a ladrões.

Se telefonar à polícia a dizer que vai estar fora mais de uma semana eles também passarão por sua casa durante a ronda diária para se certificarem que tudo está bem.

Tente deixar a sua casa como normalmente se apresenta, isto é, as cortinas e persianas da maneira habitual para nada parecer estranho.

Existem interruptores com temporizadores, que ligam e desligam automaticamente as luzes de maneira a parecer que está gente em casa. Esta poderá ser também uma boa solução para afugentar ladrões.

Mas não são só os ladrões que lhe podem pregar uma surpresa quando está para fora.

Desligue todos os seus aparelhos eletrónicos das tomadas, pois para além de poupar energia evita que se estraguem caso haja uma descarga de corrente.

E tenha também muita atenção às torneiras, não vá alguma ficar ligeiramente aberta.

Poderá, por exemplo, desligar diretamente a torneira de entrada de água na casa.

Claro que isto é apenas um pouco do que pode ser feito

Viajar com segurança pode parecer bem mais fácil do que é. Existem várias questões a serem pensadas e verificadas, mas digamos que, se se preocupar com as que referimos aqui já cobrirá a grande maioria dos eventuais problemas.

Mas você, que dicas conhece para viajar com segurança? Queremos conhece-las. Partilhe-as com um comentário.

Texto escrito de acordo com o novo acordo ortográfico.

Tags: , , ,

Deixe-nos o seu comentário

Terá que preencher todos os campos obrigatórios. Utilize palavras adequadas. O seu e-mail não será publicado.

Poderá utilizar Gravatar.

Poderá utilizar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Obrigado pela sua visita!
Não quer subscrever a nossa newsletter? É grátis!
guia + viagens - Receba no seu e-mail ideias e inspiração para as suas viagens.
Não mostrar mais