Vila Nova de Santo André – praias e reserva natural no Alentejo

Vila Nova de Santo André, Alentejo.

Pedro Portela

Vila Nova de Santo André, geralmente chamada de Santo André, é uma cidade localizada no concelho de Santiago do Cacém, no litoral Alentejano, em Portugal. Serve, principalmente, como um subúrbio residencial para a cidade industrial de Sines, que se localiza a cerca de 10 km. Encontra-se perto do Oceano Atlântico e um dos locai mais emblemáticos é a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha que abriga uma grande variedade de fauna e flora.

carregue no play para ver fotos

Os caminhos da “Costa Azul” (como é classificada) parecem caracterizar a paisagem do Alentejo. Vai encontrar praias com areia que parece não ter limites.

A Praia da “Costa” tem um areal imenso sendo vigiada é boa para a prática de surf, windsurf e pesca. Encontra-se inserida na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.

Existe ainda a praia das “Areias Brancas”, com condições ideais para windsurf e considerada um santuário natural desta área, e a praia “Monte Velho” classificada pelo Ministério do ambiente como uma Golden Beach por se apresentar como uma das praias mais preservadas do país. É também parte integrante da Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha e tem vários trilhos de caminhada pelas suas dunas, que levam a lugares de valor natural e ecológico.

Visite também a Lagoa de Santo André onde existe uma praia fluvial vigiada com águas calmas e muito frequentada por famílias. Esta lagoa alberga várias espécies animais protegidas.

Algumas espécies de aves fazem os seus ninhos à volta desta lagoa e por ser o maior sistema lagunar de toda a costa do Alentejo, oferece uma paisagem de particular interesse e com grandes condições naturais, tornando-se um grande centro de turismo com um ambiente tranquilo.

A Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha é um dos locais mais emblemáticos de Santo André. Abriga uma grande variedade de fauna e flora e uma riquíssima diversidade de aves aquáticas: Patos, Gansos, Mergulhões, Maçaricos e Alcatrazes. É também a terra de passagem para muitas aves migratórias. Existem ainda alguns abrigos de lontra nas lagoas.

Uma atração a não perder na Vila Nova de Santo André é o Badoca Safari Park, um parque natural que visa garantir a conservação das espécies, o bem-estar animal e a educação ambiental. O parque conta, atualmente, com cerca de 600 animais selvagens pertencentes a 75 espécies diferentes.

No Badoca Safari Park poderá fazer um safari e entrar em contacto direto com animais selvagens e também poderá ver shows de aves de rapina, interagir com lémures e até visitar uma aldeia africana.

Entre passeios marítimos e fluviais e observação de aves, há muito por descobrir na Vila Nova de Santo André.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here