Visegrad – “Cidade Alta” em Budapeste

Visegrad

Julijan Ny?a

Visegrad, nome de origem eslava que significa “Cidade Alta” ou “Castelo Alto” situa-se aproximadamente a 25 quilómetros a norte de Budapeste na margem direita do rio Danúbio, no condado de Peste. É uma pequena vila com uma população aproximada de 1700 habitantes, no século XIV foi capital da Hungria.

carregue no play para ver fotos

Em 1345 o rei Carlos I reuniu-se em Visegrad com o rei da Boémia e o rei da Polónia, encontro do qual resultou uma aliança militar do exército Húngaro e do Polaco, para se unirem contra os Habsburgo.

A melhor época para visitar Visegrad é durante as festividades do Royal Palace Festival, ou seja na segunda semana de julho, altura em que se comemora a época de ouro da vila.

Os figurantes e todos os habitantes, normalmente vestem-se a rigor com roupas de estilo medieval, com o intuito de se realizarem torneios de cavalos, dança, música e comida.

Os visitantes podem também apreciar as ruínas do Palácio Real, construído no século XIV, e foi a residência oficial dos Reis da Hungria, até ao início do século XV.

Já durante a segunda metade do séc. XV o palácio transformou-se numa residência de verão, tendo sido construído o complexo do Palácio em Estilo Renascentista Italiano.

Este foi o primeiro edifício de estilo renascentista Italiano, construído fora de Itália.

Durante a ocupação turca, o palácio ficou totalmente soterrado e as escavações iniciadas no século XX já conseguiram recuperar a maioria dos elementos góticos e renascentistas do Palácio.

A torre de Salomão, construída no século XIII é outro dos monumentos a não perder. Esta é uma torre residencial em forma hexagonal, situada no castelo inferior e atualmente conserva exposições de estilo gótico e renascentista.

A cidadela situa-se na colina acima da torre de Salomão, também conhecido como o castelo superior, e constituía a parte de fortificação do castelo após a invasão Mongol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here