Visite monumentos portugueses sem sair de casa

castelo-de-guimaraes

A Google e a Direção-Geral do Património Cultural uniram-se para criar este projeto.

A Google e a Direção-Geral do Património Cultural uniram-se em parceria para criar um projeto que permite fazer visitas virtuais a diversos monumentos do património artístico, natural, arquitectónico e cultural português.

São 57 os locais que podem ser visitados através do telemóvel ou do computador. O Mosteiro dos Jerónimos, o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça, o Palácio da Pena, a Vila de Óbidos e o Castelo de Guimarães são alguns dos locais que podem ser visitados virtualmente.

Francisco Ruiz Antón, diretor de Políticas Públicas e Representante da Google em Espanha e Portugal, explicou que “o projeto que hoje apresentamos é mais um passo no trabalho que a Google tem vindo a desenvolver na digitalização do Património português com o objectivo de apoiar a divulgação dentro e fora de portas da riqueza cultural do país contribuindo também para a atracção de mais turistas, com o consequente impacto na economia portuguesa. Também aqui a tecnologia pode ser um importante aliado e por isso estamos muito entusiasmados com o lançamento das Maravilhas de Portugal”.

Nuno Vassallo e Silva, director-geral do Património Cultural, acrescentou que “o Património Cultural será porventura o mais importante recurso estratégico do País. As últimas cartas da UNESCO apontam para uma nova dimensão do património, de carácter eminentemente social, tratando-se agora de o valorizar também como instrumento de promoção sociocultural das populações. Neste sentido esta parceria com a Google, mais do que uma visita aos locais, estimula a aproximação das pessoas ao património, entendendo-o como um projecto de cidadania, através da sensibilização para a importância da sua preservação, salvaguarda e valorização”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here