Vitoria-Gasteiz, a capital verde europeia de 2012

Borja Triviño

Vitoria-Gasteiz é uma cidade espanhola, capital da província de Álaba, no País Basco. É a segunda maior cidade Basca. Foi declarada como cidade verde da Europa em 2012. Em Vitoria-Gasteiz, existem mais de 130.000 árvores de 150 espécies diferentes, e 46 metros quadrados de jardim per capita.

carregue no play para ver fotos

Fundada em 1181 pelo rei Sancho IV de Navarra, conservou o nome de Gasteiz, nome da aldeia que antigamente existia naquele lugar.

Uma das principais atrações desta cidade é o Anillo Verde, um conjunto de parques periurbanos ligados por corredores ecológicos. O projeto começou no início da década de 1990 e consiste em cinco parques: Armentia, Olarizu, Salburua, Zabalgana e Zadorra.

No entanto o projeto ainda não está terminado, sendo esperado a criação de outros parques que serão adicionados de futuro ao Anillo Verde.

Existem alguns locais de interesse cultural a visitar. As catedrais Maria Immaculada e Santa Maria, a Basílica de Armentia, as galerias de arte Artium & Museo de Bellas Artes, o Museu de jogo de cartas, o Museu de Arqueologia e o Museu de Ciências naturais.

A Plaza de España e da Câmara Municipal, Plaza de la Virgen Blanca, Plaza de los Fueros, Plaza del Machete, O Arquillos, são alguns dos espaços abertos da cidade que poderá visitar e onde também poderá encontrar algum local onde comer e relaxar um pouco.

As temperaturas são moderadas durante todo o ano. Chove com mais frequência na primavera e no outono, e há um pouco de neve no inverno. Os verões não são excessivamente quentes.

No entanto, se pretender ver algo mais típico desta cidade, o ideal será visitar a cidade no início de agosto e participar no festival mais tradicional que decorre durante esta altura.

O Festival de Jazz de Vitoria ocorre na segunda semana de junho sendo também uma boa opção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here