Uma companhia de energia da província chinesa de Sichuan, oeste da China, vai construir uma réplica em tamanho real do transatlântico Titanic para atrair turistas para a região, revelou a empresa citada pela imprensa da região.
O grupo de investimento energético Sete Estrelas de Sichuan, de capital privado, investirá mil milhões de yuan (120 milhões de euros) na construção do emblemático navio que ficará ancorado num rio da província para captar mais turistas.
A empresa chinesa já contratou uma empresa norte-americana para que forneça os desenhos baseados no Olympic, barco gémeo do Titanic.
A réplica será construída pela empresa Wuchang, subsidiária do gigante de construção naval chinês China Industry Corporation.
A embarcação será construída em dois anos, mas não foi revelada ainda uma data para o início dos trabalhos.
O projecto integra o objectivo de converter a pequena região rural de Daying, na província de Sichuan, num destino turístico de excelência, explicaram fontes da companhia.
Curtis Schnell, um desenhador de Holywood que trabalha no projecto já disse que a sua equipa irá basear-se nos projectos existentes do Olympic e em algum mobiliário que decorava o navio antes deste ser retirado de serviço, refere o diário de Hong Kong South China Morning Post.
O Olympic foi o primeiro dos três transatlânticos de “classe olímpica”, entrou ao serviço em 1910 e percorreu vários mares durante 24 anos até ao último porto em Southampton, no Reino Unido.
Além do Titanic, a empresa chinesa pretende construir um museu que explique aos visitantes a história do navio que chocou contra um iceberg a 14 de Abril de 1912, na sua viagem inaugural, e se afundou, provocando a morte a 1.490 pessoas, uma das maiores tragédias náuticas da história.