Ancara, capital da Turquia e segunda maior cidade, situa-se no centro da Anatólia, é um importante centro cultural, comercial e industrial da Turquia. O nome de Ancara, segunda a lenda provém, de Angorá em referência às enormes quantidades de lã produzidas na região. Na capital da Turquia, existe uma combinação perfeita entre o tradicional e o moderno.
carregue no play para ver fotos
Ao visitar Ancara, o turista é confrontado com uma mistura de cores, proporcionadas pela combinação perfeita das lãs, das sedas e dos tapetes, que se encontram expostas nas inumeráveis lojas, ao longo da cidade.
Ancara, não obstante de ser uma cidade turística, a zona histórica está envolta por imensos monumentos, que lembram, o passado histórico da cidade.
O turista não deve sair de Ancara, sem visitar o templo de Augusto construído no ano 10 d.C. e reconstruído pelos romanos, 200 anos depois, e a mesquita de ahi Elvan, edificada no século XII, e restaurada no século XX.
A Mesquita Aslanhane, construída no século XIII é uma das maiores da cidade. O mihrab é decorado por cerâmicas seljúcidas e perto está o túmulo de Ahí Serafettin.
Anitkabir, é o mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, homem que lutou pela independência da Turquia. É um imponente e sumptuoso edifício construído em pedra calcária, concluído em 1953.
Para perceber melhor a história de Ancara, o turista deve visitar o Museu das civilizações Anatólicas, onde se encontram vestígios pré-históricos e das civilizações antigas.
O Museu Etnográfico, localizado no passeio Talat Pasa, abriga uma fina coleção de peças e artefatos das civilizações Otomanas e Seljúcidas.