O Festival da Eurovisão, que iria realizar-se em Roterdão, na Holanda, foi cancelado devido à pandemia de coronavírus, anunciou esta quarta-feira a organização.
A edição de 2020 do Festival Eurovisão da Canção não se vai realizar, confirmou a organização em comunicado, adiantando que tentou explorar “muitas opções alternativas para permitir que o Festival Eurovisão da Canção fosse em frente”.
“No entanto, face à incerteza criada pelo surto do COVID-19 em toda a Europa, a União Europeia de Radiodifusão (UER) tomou a difícil decisão de não continuar com o evento ao vivo como estava planeado”, lê-se no comunicado.
Segundo a organização do evento, vão ser mantidas discussões entre todas as partes envolvidas, incluindo a cidade de Roterdão, sobre o local de acolhimento do evento em 2021. Além disso, será ainda decido se os artistas selecionadas por cada país vão ou não subir a palco em 2021.
“Os artistas selecionados poderão tocar as suas canções no próximo ano? Isso será discutido com o Grupo de Referência e as emissoras participantes, e é uma decisão que será comunicada posteriormente”, explica, citada pelo SAPO MAG.
Jon Ola Sand, supervisor executivo do evento, frisa que esta é a primeira vez, em 64 anos, que o concurso não se realiza. “Somos muito orgulhosos do Festival Eurovisão da Canção, que durante 64 anos têm unido pessoas por toda a Europa. Estamos profundamente desiludidos com esta situação.”
“Quero agradecer a toda a gente que esteve envolvida no processo de organizar um grande festival da Eurovisão este ano. Infelizmente, não foi possível devido a factores para lá do nosso controlo. Lamentamos muito esta situação mas podemos prometer: a Eurovisão vai regressar mais forte do que nunca“, garante o responsável.
No ano passado, Portugal foi representado pelo tema “Telemóveis”, composto e interpretado por Conan Osíris. Este ano, Elisa e Marta Carvalho iriam apresentar “Medo de Sentir”, em Roterdão.