A ilha das arribas, falésias e fajãs é uma das mais verdes Ilhas dos Açores. Local perfeito para umas férias em contacto com a natureza e o mar, a Ilha de São Jorge parece elevar-nos a momentos de união com a paz e tranquilidade.
Foi descoberta pelos navegadores portugueses e situa-se no Grupo Central do Arquipélago dos Açores.
Pode percorrer a ilha de carro, transportes públicos e acompanhado por guias por trilhos que o leva até as Fajãs onde pelo caminho encontra ribeiros formando cascatas, moinhos de agua e altas falésias onde as ondas do mar fazem eco acompanhadas pelo canto dos milhafres.
No fim do percurso, pode encontrar o café produzido nas fajãs e as colchas feitas de lã de ovelha.
No Pico da Esperança, a parte mais alta da ilha, encontra-se uma vegetação de grande valor botânico e uma bela paisagem tendo como pano de fundo o imenso mar azul.
No Miradouro da Fajã dos Cubres avista-se a Fajã da Caldeira de Santo Cristo conhecida como o santuário do surf e bodyboard.
Na Calheta existe o Parque de Campismo, junto ao mar e as piscinas naturais, o Museu com exposições relacionadas com a história da Ilha e a Igreja Matriz, Igreja de São Jorge nas Velas e Igreja Nossa Senhora do Rosário na Vila do Topo.
Tem como pratos típicos, o peixe fresco, a boa carne de vaca, o pão de milho e os torresmos com inhames – tudo acompanhado pelo queijo de São Jorge e o vinho verdelho.