Metade da restauração fechada em janeiro e 36% pondera insolvência

Cerca de metade das empresas da restauração tinha a actividade totalmente encerrada em Janeiro e 36% ponderavam avançar para insolvência, revelou um inquérito da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp), hoje divulgado.

De acordo com os resultados do inquérito da Ahresp do mês de Janeiro, que contou com 1042 respostas válidas, o cenário continua “dramático”: “51% das empresas indicam estar com a actividade totalmente encerrada” e “36% das empresas ponderam avançar para insolvência, dado que as receitas realizadas e previstas não permitirão suportar todos os encargos que decorrem do normal funcionamento da sua actividade”.

As empresas inquiridas deram ainda conta de uma quebra de facturação “avassaladora”, no mês de Janeiro, com 79% das empresas a registarem perdas acima dos 60%.

Assim, “18% das empresas não conseguiram efectuar o pagamento dos salários em Janeiro e 18% só o fez parcialmente”

Neste contexto, 44% disseram já ter despedido trabalhadores, desde o início da pandemia, sendo que, destas, 19% reduziram em mais de 50% os postos de trabalho a seu cargo.

Das empresas inquiridas, 19% referiram que não vão conseguir manter todos os postos de trabalho até ao final do primeiro trimestre de 2021.

Relativamente aos apoios à manutenção dos postos de trabalho, 25% das empresas disse não ter apresentado candidatura ao layoff simplificado e, destas, 14% indicaram como motivo a possibilidade de poderem efectuar despedimentos.

Já quanto aos novos programas de apoio a fundo perdido, 38% não apresentaram candidatura ao Apoiar.PT, das quais 67% não cumprem os requisitos de acesso.

O inquérito da Ahresp concluiu também que, no que diz respeito ao Apoiar + Simples, específico para empresários em nome individual no regime simplificado, apenas 20% tinham apresentado candidatura à data de preenchimento do inquérito e 36% indicaram estar excluídos deste apoio.

Dos que disseram estar excluídos, 29% por apresentaram quebras inferiores a 25% e 17% por não terem trabalhadores a cargo.

Quanto ao programa Apoiar Rendas, recentemente disponibilizado, 35% das empresas também indicaram estar excluídas, das quais 27% registam quebras inferiores a 25% e 17% têm capitais próprios negativos.

“Face aos resultados apresentados, é evidente a insuficiência dos apoios até aqui disponibilizados e a necessidade urgente do seu reforço”, apontou a Ahresp, acrescentando que “as mais de 95% de micro e pequenas empresas da restauração e alojamento não têm capacidade para aceder à complexidade destes apoios”.

Desta forma, a Ahresp já propôs ao Governo “a criação de um Mecanismo Único de Apoio às Empresas, que permita um acesso ágil, simplificado e concentrado, através de uma única candidatura, aos apoios disponíveis”.

“É este o momento de apoiar as 120.000 empresas da restauração, similares e alojamento turístico, os 400.000 postos de trabalho directos que têm a seu cargo, e os muitos outros milhares de empresas e de postos de trabalho que dependem de nós, e da nossa existência enquanto actividade económica”, instou a associação.

Já segundo a Associação Nacional de Restaurantes PRO.VAR, duas em cada três empresas dizem não estar a ter capacidade para pagar salários e quase 60% estão em situação de insolvência.

“Encerrados e sem apoios e em face destes números, não resta outra opção ao Governo senão criar mecanismos de apoio adicionais que salve as empresas, que até ao início de 2020 cumpriram com a sua função, criando postos de trabalho, gerando riqueza e pagando impostos”, refere esta associação em comunicado.

// Lusa



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here