Metade das praias pode desaparecer devido ao aquecimento global

O aquecimento global e a consequente subida do nível do mar podem levar ao desaparecimento de metade das praias do mundo até ao final deste século.

O cenário é assustador. Investigadores sugerem que, até ao final do século, metade das praias venham a desaparecer devido às alterações climáticas e à subida do nível dos oceanos. Um estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Nature Climate Change.

Os cientistas utilizaram imagens de satélite para observarem a forma como as praias foram mudando nos últimos 30 anos e, com base nisso, simularam como é que o aquecimento global poderia afetá-las no futuro.

“O que descobrimos é que, até ao final do século, cerca de metade das praias do mundo vão sofrer uma erosão superior a 100 metros”, disse o autor do estudo, Michalis Vousdoukas, citado pela revista TIME. “É provável que elas desapareçam”.

Mudar comportamentos nunca é tarde demais, mas neste caso, pode ser insuficiente para salvar os areais. Mesmo que as emissões de gases com efeitos de estufa sejam reduzidas significativamente, mais de um terço dos litorais arenosos estão ameaçados, realçam os cientistas.

“Além do turismo, as praias de areia oferecem com frequência o primeiro mecanismo de proteção contra as tempestades e as inundações, pelo que sem elas os impactos dos acontecimentos climáticos extremos vão ser provavelmente mais fortes”, esclareceu Vousdoukas.

As áreas costeiras estão sob ameaça devido à atividade humana, como a construção de praias e barragens, que reduzem a quantidade de lodo que flui para os oceanos e que é crucial para a recuperação das praias.

A Austrália seria o país mais afetado neste cenário visionado pelos investigadores, seguindo-se Estados Unidos, Canadá, México, China, Irão, Argentina e Chile.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here