Os Mais Bem Guardados Segredos de Portugal

Aline Flor / ZAP

Loja de artesanato em Óbidos

Poucos Países no Mundo conseguem numa faixa relativamente curta de território oferecer tanta diversidade paisagística, histórica e lúdica como Portugal.

A acrescentar a tamanha beleza uma população afável, uma gastronomia absolutamente irresistível e uma oferta turística e de alojamento que certamente agradará a quaisquer exigências, temos os ingredientes certos para, neste território, criar as férias de sonho que sempre quisemos sem ter que nos deslocar para demasiado longe. 

À medida que nos afastamos dos principais e mais procurados pontos do território nacional, iremos deparar-nos com imensos lugares que, apesar de não serem enormes segredos em si, parecem escapar ao conhecimento de muitos viajantes.

Dada a sua beleza e carácter único, é sobre eles que hoje nos debruçamos e o convidamos a descobrir.

Óbidos

A nossa própria vila medieval em pleno Oeste de Portugal.

Óbidos é uma das mais charmosas vilas portuguesas. Plena de eventos durante todo o ano, ganhou notoriedade maior nesta última década devido ao cuidado planeamento de catividades que atraem ainda mais visitantes às suas singelas ruas que se escondem por trás da sua imponente muralha.

Quer visitemos Óbidos durante o Natal para a sua “Vila Natal”, para o Festival Medieval onde são recriados inúmeros momentos de épocas passadas ou para o irresistível “Festival do Chocolate”, em qualquer dia do ano encontramos aqui um charme ímpar que nos convida a reviver a visita por anos vindouros.

Arquipélago dos Açores

Não somos (apenas) nós que o dizemos. Inúmeras publicações de renome colocam hoje o arquipélago dos Açores como um dos mais belos destinos do Mundo.

Com nove ilhas a visitar, encontramos nove mundos distintos, unidos apenas pelas semelhanças no seu incrível verde contrastante com o azul do Atlântico.

Terra de gentes absolutamente ímpares e de um receber que define o termo “acolhedor”, a maioria da população Portuguesa não teve ainda a oportunidade de se deleitar com as paisagens únicas e absolutamente gloriosas do arquipélago.

Ainda que a ilha maior, São Miguel, seja sempre a principal referência, existem em ilhas como as Flores ou a Graciosa lugares que viverão muito para além da visita.

Giåm / Flickr

Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Açores

Tomar

A cidade dos Templários é uma das mais belas paragens de Portugal. Com o seu Convento de Cristo que completa agora 500 anos, cruzam-se aqui diversos estilos arquitetónicos que vão do Gótico ao Manuelino.

É uma verdadeira viagem no tempo passear pelos seus corredores e jardins e nunca demais relembrar que o mesmo é Património Mundial da UNESCO, juntamente com o Castelo de Tomar. 

O centro da cidade é extremamente charmoso e palco da Festa dos Tabuleiros, que todos os anos a enche de cor e alegria.

Piódão

Passear pelas ruas de Piódão é, em si, uma viagem no tempo de uma beleza indiscritível.

Como uma das principais Aldeias de Xisto de Portugal, esta incrível paragem atrai inúmeros visitantes que aqui encontram não só um modo de vida único como uma oportunidade para relaxar.

A par destes exemplos, existem inúmeras aldeias, vilas, cidades e tesouros naturais escondidos ao virar de cada esquina. É na descoberta de cada um destes que nos apercebemos da riqueza ímpar do nosso território e de quantas vezes, tanto desconhecemos acerca do mesmo.

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here