Terça-feira, Junho 3, 2025
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Nave da Virgin Galactic caiu num voo de teste, morreu um dos pilotos

jfoust / Flickr

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

SpaceShipTwo, a segunda nave espacial da Virgin

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter.

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, “a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo”, durante o qual “a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a sua perda”.

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, “aterrou em segurança”, indicou a Virgin.

“A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento”, adiantou a empresa espacial no mesmo comunicado.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

Entretanto, a imprensa internacional já indicou que um dos pilotos morreu e que o outro se encontra ferido em estado grave.

“Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente”, disse ainda a empresa.

Revés para a Virgin e para o turismo espacial

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17:30 TMG.

As causas do episódio ainda serão apuradas, mas trata-se de um claro revés para uma empresa pioneira na exploração do turismo espacial, avalia um especialista da BBC.

A SpaceShipTwo tinha um design e motor inovadores, que tornaram o seu desenvolvimento excepcionalmente complexo, dificultando a expectativa de Richard Branson de lançar nos próximos meses a primeira aeronave com passageiros ao espaço.

O desastre desta sexta-feira não vai agora certamente dar tranquilidade à longa lista de celebridades e milionários que aguardam na fila para um voo inaugural ao espaço, com um custo estimado de 160 mil euros por pessoa.

Há um ano, a US Weekly anunciou que a cantora Lady Gaga seria a primeira artista a actuar no espaço, numa viagem a bordo de uma nave da Virgin, a ter lugar em 2015.

Antes de embarcar na viagem, Gaga fará um treino vocal especial durante um mês, devido às diferenças de atmosfera.

Além de Lady Gaga, outras celebridades já têm bilhete marcado para uma viagem ao espaço pela Virgin Galactic, como o cantor Justin Bieber e os actores Leonardo DiCaprio, Brad Pitt e Angelina Jolie

Ashton Kutcher e Mila Kunis anunciaram mesmo a intenção de fazer a sua lua de mel no espaço.

A generalidade dos 700 futuros turistas espaciais que já compraram a sua viagem reagiu com choque e consternação à notícia do acidente.

Mas não consta que algum deles queira devolver os bilhetes.

@virgingalactic / Twitter

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

Richard Branson, o fundador da Virgin (dir)

ZAP / Lusa / BBC

30 voos cancelados no Aeroporto de Lisboa em greve da TAP

Profilbesitzer / Flickr

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O ambiente no Aeroporto Internacional de Lisboa era de aparente calma ao início da manhã desta quinta-feira, no primeiro de quatro dias de greve dos tripulantes de cabine da TAP, apesar dos cerca de 30 voos cancelados.

De acordo com Carina Coelho, porta-voz da TAP, até às 8h30 da manhã de hoje foram cancelados cerca de 30 voos.

Carina Coelho lembrou que a companhia “ainda não está a fazer uma estatística correta”, mas que o fará ao longo do dia.

“A situação está mais ou menos calma. A TAP tinha 25 mil reservas para hoje mas conseguimos reduzir este número para 10.500”, disse a porta-voz da companhia aérea, reiterando que a companhia está disponível para quaisquer esclarecimentos.

A responsável da TAP apelou para que as pessoas com reservas para hoje e dias seguintes telefonem para o número 707 205 700 antes de se deslocarem para o aeroporto.

No local, a Lusa falou com um casal de passageiros que saiu de casa, perto de Peniche, pelas 4h da manhã, para apanharem um voo para Bruxelas marcado para as 7h05.

Saul Remédios disse ter ligado há dois dias para a TAP para saber se estava tudo bem com o voo e, como a resposta foi afirmativa, saíram de casa acreditando que iriam conseguir apanhar o avião.

“Estamos aqui há horas. A minha esposa foi operada à coluna, podíamos ter sido avisados mais cedo. Chegámos aqui e disseram-nos que havia greve e tentámos que nos arranjassem solução. A única coisa que fizeram foi arranjar-nos um voo numa outra companhia aérea às 16:30 para Madrid e depois lá apanhamos avião para Bruxelas”, disse Saul Remédios.

De acordo com Nuno Fonseca, do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), a adesão à greve está a ser “muito boa, rondando os 100%”.

Na quarta-feira, o SNPVAC, que representa 2.500 tripulantes de cabine da TAP, antecipou uma “grande adesão” para o primeiro de quatro dias de uma greve convocada para reclamar o cumprimento do Acordo de Empresa.

A TAP previu “uma significativa perturbação na operação da companhia nestes dias”, estimando um custo de cinco milhões de euros por cada dia de paralisação.

/Lusa

4 passeios grátis para dar em Xangai

Vladimir Yaitskiy / Flickr

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A cidade mais populosa da China, Xangai, é um turbilhão de entusiasmo e diversão. A mera diversidade de escolhas de coisas para ver e fazer poderia facilmente refletir-se na tua carteira, mas, como prova esta lista elaborada pelo AEIOU e momondo, não é preciso gastar os olhos da cara para experimentar o melhor que Xangai tem para oferecer.

A Central Elétrica de Arte

No local onde antes se situava a central elétrica de Nanshi encontra-se agora o primeiro museu de arte contemporânea da China continental.

A célebre PSA (Power Station of Art), como os locais a chamam, é o centro das atenções na margem do rio Huangpu, com o seu imponente ‘centro produtor de arte’ a albergar 12 gigantescos pavilhões apresentando uma panóplia de exposições interdisciplinares de diversos artistas internacionais.

DR shanghaibiennale.org

Central Elétrica de Arte em Shanghai

A Central Eléctrica de Arte em Shanghai

O Museu dos Pauzinhos em Kuaizi

Um dos mais pequenos museus de Xangai, o Museu de Kuaizi é a paixão do seu dono, Lan Xiang.

Ao longo dos anos, este juntou uma coleção de milhares de pauzinhos, incluindo um par que data mesmo da Dinastia Tang (618-907 d.C.).

Se fores fluente no dialeto local, Lan Xiang poderá contar-te toda a sua incrível história.

sparktography / Flickr

Museu dos Pauzinhos em Kuaizi

Museu dos Pauzinhos em Kuaizi

A Cidade Antiga de Qibao

Uma das poucas cidades à beira da água de entrada grátis perto de Xangai, a história de Qibao possui alguns milhares de anos.

Construída durante da Dinastia Song do Norte (960-1126), a cidade tornou-se um centro económico nas Dinastias Ming e Qing.

A arquitetura antiga e os seus canais são absolutamente deslumbrantes, fazendo-se acompanhar de bastantes lojas tradicionais e barraquinhas de venda de comida, para que os visitantes possam ter um cheirinho da autêntica China da velha guarda.

Alguns locais e templos cobram uma pequena quantia para visitas.

manucornet / Flickr

A Cidade Antiga de Qibao, junto a Shanghai

A Cidade Antiga de Qibao, junto a Shanghai

A Galeria OV

A rebelde Galeria OV viu algumas das suas peças censuradas e exposições encerradas devido à sua abordagem controversa.

Dando uma posição de destaque a artistas chineses emergentes, a galeria recebe de tudo, do mais belo ao mais bizarro.

A acompanhar as obras de arte estão workshops, visitas culturais e palestras, tudo pela módica quantia de absolutamente nada.

DR ovgallery.com

Pela módica quantia de absolutamente nada, a OV Gallery em Shanghai

Pela módica quantia de absolutamente nada, a OV Gallery em Shanghai

ZAP / Momondo

Empresários querem voos low cost para os Açores em setembro de 2015

nico_enders / Flickr

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O presidente da câmara de comércio de Ponta Delgada considerou não ser “admissível” a não liberalização do espaço aéreo dos Açores a tempo de as low cost viajarem para as ilhas a partir de setembro de 2015.

“Não há nada que impeça que esteja tudo pronto a tempo das companhias low cost terem tudo planeado para operarem em setembro”, declarou este domingo Mário Fortuna, em conferência de imprensa em Ponta Delgada, onde apresentou um inquérito sobre resultados económicos de 2013 e perspectivas para 2014.

Para os empresários, “ainda existem algumas pontas soltas” em relação a esta matéria do novo modelo aéreo dos Açores e só ficarão “tranquilos” quando o dossiê seguir para Bruxelas, “para notificação”.

“É preciso que o dossiê chegue mesmo a Bruxelas e que esta etapa seja ultrapassada sem ruído”, declarou Mário Fortuna, que defendeu mesmo um pacto de regime, se necessário.

O presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) apelou a uma “conjugação de esforços” de todas as partes envolvidas para este processo ficar “rapidamente” concluído.

“Este resultado é fundamental para a economia dos Açores, para os açorianos, não para os que querem viajar mas para os que os precisam de emprego. O que estamos aqui a discutir é o que vai acontecer, se nós conseguirmos desbloquear o nó górdio que paira sobre o turismo, que é o nó górdio dos transportes”, defendeu.

Mário Fortuna reiterou que apesar de não haver estudos sobre o impacto da vinda das low cost para a região, a sua expetactiva é que o turismo cresça acima dos 10% a partir da abertura do espaço aéreo.

Considerando que o turismo nos Açores está em crise há cinco anos, sublinhou que a região está “claramente isolada” e em contraciclo com o que se passa no país no setor.

Mário Fortuna aponta o turismo como a “grande esperança” da economia dos Açores, destacando que as perspetivas otimistas que havia para o setor não se concretizaram e há capacidade instalada “subutilizada”.

Assim, defendeu a “revitalização” do setor, o único com margem para crescer nos Açores.

Os governos dos Açores e da República acordaram um novo modelo de ligações aéreas para os Açores que prevê a liberalização total das rotas entre o continente e duas ilhas (Terceira e São Miguel).

A expetativa do executivo açoriano é que o novo modelo esteja em vigor no início da época alta de 2015 (a partir de março), depois de receber luz verde da Comissão Europeia e de o Governo da República aprovar os diplomas necessários em Conselho de Ministros.

O inquérito da CCIPD sobre os resultados económicos de 2013 e perspetivas de 2014 dos seus associados, que envolveu 240 empresários, revela que 36% dos inquiridos considera que a situação da economia regional no ano passado, em comparação com 2012, foi pior, enquanto 18% refere que foi igual.

No que concerne às previsões para 2014, 60% considerou que a situação será igual, 20% pior e igual percentagem melhor.

O mesmo documento, divulgado pela CCIPD, revela que 30% dos empresários recorreu ao crédito bancário e que houve um agravamento dos custos de financiamento.

No que concerne ao investimento, registou uma quebra de 48% em 2013, enquanto o volume de negócios caiu 45%.

O inquérito aborda também a questão do emprego, havendo a convicção do tecido empresarial de que os postos de trabalho de 2012 para 2013 se mantiveram.

/Lusa

Em 2015 não há Circuito da Boavista no Porto

circuitodaboavista.com

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A Câmara Municipal do Porto anunciou esta quarta-feira que, face ao corte de apoios do Turismo de Portugal a provas de automobilismo, não consegue garantir a realização, em 2015, do Circuito da Boavista.

Em comunicado enviado às redações, pode ler-se que a câmara garantiu, através da empresa municipal Porto Lazer, a “montagem de toda a logística relativa ao circuito”, mas que “o Turismo de Portugal não aceitou pagar ao Eurosport uma campanha publicitária naquele canal internacional de televisão, o que garantiria a inscrição da prova no calendário FIA-WTCC”.

Desta forma, a autarquia optou por suspender a realização da prova, por considerar o desembolso de três milhões de euros numa prova de automobilismo poderia pôr em causa as “boas contas” do município.

O Circuito da Boavista é uma prova que integra o FIA World Turing Car Championship (Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e que tem decorrido na cidade Invicta a cada dois anos.

Originalmente, o circuito da Boavista foi usado ma década de 1950 para a realização do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, prova a contar para o campeonato do mundo da modalidade.

A corrida de 1960 foi marcada por diversos acidentes e terminaria com apenas 4 carros a cortar a meta, com a vitória de Jack Brabham. Nunca mais o GP de Portugal se realizaria na Boavista, tendo a prova nacional passado para o Autódromo do Estoril.

Em 2005, por iniciativa e com o empenho pessoal do então presidente da câmara Rui Rio, o Circuito da Boavista seria revitalizado, agora como prova do World Turing Car Championship.

circuitodaboavista.com

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ZAP  / Lusa

Londres quer proibir fumo em parques e praças famosas

neilalderney123 / Flickr

Coluna de Nelson, no centro da Trafalgar Square, em Londres

Coluna de Nelson, no centro da Trafalgar Square, em Londres

A Comissão de Saúde de Londres recomendou ao presidente da câmara, Boris Johnson, que proíba o fumo nos jardins e praças mais famosos da capital britânica, como Trafalgar Square ou a Praça do Parlamento.

Num relatório da comissão, intitulado “Better Health for London” (“Melhor Saúde para Londres”), afirma-se que 1,2 milhões dos londrinos são fumadores, cerca de 15% da população da capital, e que todos os dias 67 crianças e jovens em idade escolar começam a fumar.

“Como cirurgião oncológico do NHS (serviço nacional de saúde britânico) vejo as consequências terríveis nos fumadores e nas suas famílias. Temos de fazer mais para ajudar as pessoas a deixar de fumar e para desencorajar as crianças de começar”, escreveu o autor do relatório, Ara Warkes Darzi, cirurgião e ex-ministro da Saúde.

Segundo o documento, as autoridades de saúde londrinas estimam que o consumo de tabaco é responsável pela morte prematura de 8.400 pessoas todos os anos e pela hospitalização de 51 mil.

O Reino Unido proibiu o fumo nos locais de trabalho, incluindo bares e restaurantes, em 2007.

Se esta recomendação der origem a nova legislação, Londres tornar-se-á a segunda cidade do mundo a proibir o fumo em espaços ao ar livre, depois de Nova Iorque, em 2011.

No relatório, também se recomenda a proibição de publicidade a fast food num raio de 400 metros em volta das escolas, descontos nos transportes públicos para as pessoas que fazem parte do percurso para o trabalho a pé e medidas para reduzir a poluição do ar.

Bastava sair de perto?

A possibilidade de proibir o fumo nos parques e jardins de Londres foi saudada pela organização antitabagista ASH, mas considerada escandalosa pelo grupo de defesa dos fumadores Forest, que considerou “revoltante” a proposta de proibição do fumo em parques.

“Não há risco nenhum para ninguém a não ser para o fumador. Se não gosta do cheiro, saia de perto”, disse Simon Clark, diretor do grupo.

“O tabaco é um produto legal. Se o Departamento de Saúde não gosta que as pessoas fumem em frente às crianças, deveria convencer o Governo a implementar salas para fumo em cafés e discotecas, e assim os adultos poderão fumar confortavelmente”.

“Só falta também sermos proibidos de fumar nos nossos jardins no caso do fumo chegar aos vizinhos”, disse.

ZAP / Lusa / BBC

Paris, a Cidade Luz, do amor e… da pastelaria de primeira categoria

Paris é a Cidade Luz, a cidade do amor,  da torre Eiffel, dos cadeados nas pontes… e claro, da melhor pastelaria do mundo! Aclamada como a capital mundial da gastronomia, Paris não te vai desapontar, com pastelarias em todas as ruas e em qualquer esquina, que te farão apaixonar pela cozinha francesa.

Mas para te facilitar a vida, o AEIOU e o momondo escolheram as melhores pastelarias parisienses.

Ladurée

Fundada em 1862, Ladurée não se encontra apenas nos Campos Elísios, podendo ser encontrada em mais de 20 países diferentes.
Tendo alcançado o seu prestígio principalmente devido aos seus macarons (e sendo famosa pelos macarons de duas camadas), este gigante da pastelaria também vende em loja bolos personalizados a um ritmo quase semanal.

La Pâtisserie de Rêves

Idilicamente localizada entre a Torre Eiffel e Notre Dame, La Pâtisserie de Rêves faz jus à sua designação de ‘pastelaria dos sonhos’.
A sua sobremesa de marca é o gateux de saison: um bolo delicioso coberto e recheado com a mais fresca fruta de época e frutos secos.
Esta variedade mantém o menú inovador o ano todo, desde a primavera até ao inverno

Pierre Hermé

Das trufas aos macarons, a Pierre Hermé produz todos os clássicos franceses usando os ingredientes da melhor qualidade e com a apresentação mais elegante.
A sua última criação, a coleção Fetish Ispahan, é uma combinação inspiradora de bolos, compotas e nogado, ao sabor de rosas, framboesas e líchias.

Pain de Sucre

Célebre pelas suas festivas terrinas de foie gras, mousses e patês, a Pain de Sucre também tem para oferecer os favoritos parisienses.
Localizada no centro da cidade, esta pastelaria gourmet vale mesmo a pena ser visitada, pois a paixão de ambos os seus dedicados chefs consegue ser saboreada a cada dentada nesta deliciosa pastelaria tradicional francesa.

Carl Marletti

Esta pastelaria independente é verdadeiramente excecional.
A imaginação e estilo únicos da Carl Marletti garantem a quem prova combinações de sabor fantásticas – vais ficar encantado.
A tentadora seleção de conservas disponíveis incluem ananás e jasmim, groselha-negra e violetas, e ainda manga.

Jacques Genin

Na Jacques Genin, os toffees e caramelos são sem dúvida os favoritos da clientela, mas também se servem requintados chocolates, fondants e bolos.
A sua extensa lista de sabores inclui chocolate, manga, maracujá, e morango.
Estas apetitosas delícias fazem a população local, e em breve tu, regressar uma e outra vez.

Sadaharu Aoki

Este artesão japonês e a sua pastelaria homónima, Sadaharu Aoki, mantém-se fiéis a dois princípios chave no que toca doces: simplicidade e qualidade.
Na essência de cada criação encontrarás ingredientes da mais alta qualidade, desde o croissant de chá verde macha ao éclair de sésamo.
Estas fusões triunfais são incrivelmente únicas e não podem ser perdidas.

Jean-Paul Hévin

Fã de chocolate? Então, é indispensável uma passagem pela Jean-Paul Hévin durante a tua visita a Paris deste ano.
Repleta de pralinês, trufas, fondant, rodelas e mousses, a escolha é fenomenal.
Se conseguires resistir à tentação até chegar a casa, existem ainda peças de chocolate que farão presentes maravilhosos.

 

ZAP / Momondo

Como preparar a sua viagem no séc. XXI

Viajar é muito mais acessível hoje do que era há duas décadas, mas nem todos são capazes de preparar uma verdadeira smart trip.

Desde as apps que lhe trazem ao telemóvel tudo sobre a sua viajem, até a novos conceitos como os alojamentos em quartos de família da Wimdu, viajar no século XXI é uma experiência nova – e bem diferente.

Se ainda torce o nariz à tecnologia, dedique cinco minutos a continuar a ler e deixe-se convencer do quão facilitada ficará a sua vida se utilizar todos os recursos que a Internet lhe pode oferecer.

1. Escolha o seu destino

O que lhe dá mais prazer quando vai para fora? Esparramar-se numa toalha ao sol ou passar dias inteiros a explorar ruelas irregulares e a meter conversa com as pessoas? Talvez uma tarde num museu, ou compras nalgum mercado famoso? Qualquer que seja a sua resposta, pode ter uma certeza: alguém já experimentou e escreveu sobre isso.  Pergunte ao Google e procure por listas entre os resultados, para poder comparar as opções. Não se fique só pelas secções de viagens dos jornais, há muitas pessoas que partilham em blogs de viagens as suas experiências, que são muito mais acessíveis.

2. Compre inteligente

Lindley Yan / Flickr

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Se já marcou as férias no trabalho, não deixe para decidir tudo à última hora. O ideal é comprar as passagens entre um e dois meses de antecedência, diretamente no site das companhias aéreas ou através de sites como o Skyscanner. Se quer poupar ainda mais, ajuste a agenda: planeie viajar na quarta ou quinta-feira e regressar na terça para escapar aos picos de preços dos fins de semana.

3. Encontre um lugar aconchegante

Se acha os hostels demasiado desconfortáveis e os hotéis muito caros, há uma alternativa ao seu gosto: alugar quartos em casas de famílias. Em sites como o Wimdu, pode encontrar apartamentos inteiros ou apenas um quarto na casa de algum casal ou estudante. Não se esqueça de verificar se tem acesso a Wi-Fi e confirme se lhe oferecem também o pequeno-almoço ou, pelo menos, acesso à cozinha.

4. Prepare-se

Ed Yourdon / Flickr

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Não precisa saber tudo sobre a cidade para onde vai, mas convém saber o suficiente para pôr os pés fora do aeroporto. A não ser que prefira os autocarros com preços inflacionados das empresas de turismo, saiba de antemão se tem transportes públicos até o seu alojamento. Se tem um smartphone, instale aplicações como a Tripit (para gerir todas as suas reservas), o TripAdvisor (com os lugares para visitar) e o próprio Google Maps, que lhe permite guardar mapas no smartphone para aceder mesmo quando não tem acesso à Internet.

5. Aproveite

A tecnologia pode ser a sua melhor amiga a preparar a viagem, mas as melhores experiências são quase sempre “analógicas”. O artista Murray Schafer afirmava que “um bom turista nunca apenas ‘vê as vistas’, ele ouve, cheira, prova e toca.” Não se esqueça disto na sua próxima viagem: mergulhe fundo no universo que está a visitar e viva intensamente os bons momentos antes do regresso à realidade.

ZAP

Praias vão ter nova sinalética que alerta para riscos do mar

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O porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Nuno Leitão, anunciou hoje que em breve as praias sem vigilância terão uma nova sinalética que visa “prevenir os riscos que o mar representa”.

“Uma distração, mesmo que seja uma simples caminhada pela praia, pode ser um fator de risco”, disse Nuno Leitão aos jornalistas, no âmbito da apresentação do balanço desta época balnear.

A instalação da nova sinalética nas praias, que vai permitir aos concessinários manterem o negócio aberto fora da época balnear, apenas depende da publicação de uma portaria que está para breve.

“A portaria deve estar a ser publicada. [A sinalética] passa a ser uma obrigatoriedade dos concessionários”, frisou.

Fazendo um balanço muito positivo desta época balnear comparativamente a épocas de anos anteriores, Nuno Leitão afirmou que o objetivo da AMN é “caminhar para zero” mortes.

Este ano, sete pessoas morreram durante a época balnear em praias portuguesas, seis das quais em zonas marítimas não vigiadas.

Sete vidas numa afluência de 63 milhões de visitas ao risco, é um número muito reduzido. O que falhou foi o cumprimento de regras elementares de segurança e nesse sentido vamos continuar a trabalhar em campanhas de sensibilização”, afirmou.

Afirmando ser “impossível ter um nadador-salvador atrás de cada banhista”, Nuno Leitão acredita que “só através de uma cultura de segurança a ser difundida por todos aqueles que frequentam estes espaços” será possível “continuar a baixar ainda mais estes números reduzidos”.

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, destacou “o resultado alcançado altamente meritório”.

O facto de este ano não ter havido nenhuma morte nas praias fluviais, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, foi também vincado pelo ministro.

Para Aguiar Branco, a cooperação feita entre entidades públicas, empresas e autarquias permite obter “um resultado melhor”.

Depois de assistir a um simulacro de salvamento com uma boia telecomandada “U-safe”, cuja primeira tentativa não funcionou, José Pedro Aguiar Branco desvalorizou o incidente considerando que “muitas vidas irão ser salvas por esta inovação”.

A boia permite, “sob um comando, salvar em zonas onde não é possível salvar, em condições atmosféricas adversas, em alto mar”, salientou o governante.

A apresentação do balanço da época balnear foi feita a bordo de um barco rabelo, no rio Douro, onde foi ainda foi visualizada uma ação da iniciativa “Surf Salva”, que este ano pôs surfistas a salvar banhistas nas praias nacionais.

/Lusa

Porto deixa de ser verde e reinventa imagem de marca da cidade

DR eduardo.f.aires / Facebook

O premiado designer portuense Eduardo Filipe Aires, da White Studio, é o responsável pela nova imagem da cidade do Porto

O premiado designer portuense Eduardo Filipe Aires, da White Studio, é o responsável pela nova imagem da cidade do Porto

A Câmara do Porto vai apresentar na próxima na segunda-feira um “novo sistema de comunicação gráfica”, que pretende consolidar a imagem da cidade e oferecer-lhe o seu “I love New York”, mudando sites, serviços e a cor verde do logotipo municipal.

Vai deixar de ser verde”, adiantou hoje à Lusa fonte da autarquia, rejeitando a intenção de “mudar a imagem” da cidade e explicando o objetivo de interpretá-la graficamente: “Queremos uma imagem que, podendo ter variações e dinâmica, se consolide como a imagem do Porto. A Câmara quer oferecer à cidade o seu «I love New York», com as devidas distâncias. Mas será uma imagem aplicável à comercialização de produtos turísticos, por exemplo”.

Na mudança, que vai ser apresentada pelo presidente Rui Moreira um ano depois da vitória nas autárquicas de 2013 e vai estar visível para a cidade já na terça-feira, a autarquia gastou cerca de 40 mil euros, “menos do que custava anualmente a revista municipal” do anterior executivo, atualmente “suspensa” e com “200 mil euros previstos no orçamento para quatro edições”, adiantou a fonte da Câmara.

“A cor ou as cores” do novo logotipo, de cerca de 20 mil euros, permanecem em segredo até segunda-feira, num trabalho da autoria do gráfico portuense Eduardo Aires, que em 2012 venceu o um prémio Red Dot, no qual se distinguem alguns dos melhores trabalhos de design de comunicação do mundo.

De acordo com Nuno Santos, adjunto do presidente da Câmara e assessor de comunicação, o logotipo vai ter “a cor ou cores” que se considerou que, “neste momento, o Porto tem”.

nunonsantos / LinkedIn

Nuno Santos, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pela comunicação e promoção da CMP

Nuno Santos, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal do Porto e responsável pela comunicação e promoção da CMP

“A intenção não é mudar a imagem ao Porto. É interpretar graficamente aquilo que é hoje o Porto e o Porto que queremos projetar nacional e internacionalmente”, descreveu.

Durante “meses de trabalho de bastidores”, Nuno Santos e o presidente da autarquia, quiseram resistir a “mudar apenas o logotipo”, revelou o assessor.

“O logotipo tem de ser a cara da cidade. Tivemos de perceber que o timing do logotipo não é político. É o sistema de comunicação da cidade, não o sistema de comunicação de um presidente de câmara”, vincou.

De resto, o processo vai mais além e inclui, por exemplo, novo site da Câmara, “mais moderno, com uma nova tecnologia e adaptadas a smartphones”.

O custo desta modificação rondou os 20 mil euros e a intenção é continuar a desenvolver o site “até ao fim do ano”.

O novo sistema abrange ainda a imagem dos serviços municipais de atendimento ao público.

“Este vai ser um processo gradual com respeito pelos dinheiros públicos. Não temos milhões de euros para mudar radicalmente a imagem da cidade de um dia para o outro. Mas as coisas estragam-se e, à medida que se forem estragando, vão sendo substituídas por outras com a nova imagem”, esclareceu Nuno Santos.

Mas, avisa, “a cidade vai acordar no dia 30 com sinais de que algo mudou”.

/Lusa

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