O Parque Nacional do rio subterrâneo de Puerto Princesa, é um cartão postal fantástico, que dá uma imagem do melhor que o arquipélago das Filipinas pode oferecer, mostrando uma paisagem espetacular, onde abunda o calcário, um ecossistema variado, e um rio subterrâneo.
A área representa um habitat importante para a conservação da biodiversidade, e detém um ecossistema completo de montanha e mar, com talvez uma das mais importantes florestas da Ásia.
Ocupa 3.900 hectares e abriga onze ecossistemas diferentes, onde existe uma grande variedade de animais endémicos ameaçados, incluindo o faisão-esporeiro, o morcego-raposa, a lontra Aonyx cinerea, os pequenos pandas, as civetas e os texugos Mydaus javanensis.
Foi declarado Património Mundial da Unesco em 1999, e as atividades que mais se fazem por lá, é o percurso de barco guia, onde poderão ser vistas todas as grutas com formações rochosas e estalactites e no fim uma montanha de nome Sleeping Giant que faz lembrar um homem a dormir, e a prática de mergulho.
Localiza-se em Palawan, nas Filipinas, e mostra uma paisagem onde é misturado o carste calcário com um rio subterrâneo. Rio esse que conta com uma característica bastante interessante: emerge diretamente para o mar e a sua parcela mais baixa é influenciada pelas marés.
Palawan, famosa pela sua fazenda de crocodilos, é provavelmente a segunda maior cidade das Filipas a seguir a Davao em termos de área total.