Na extremidade da Europa, na região noroeste da Escócia, as chamadas Terras Altas da Escócia caracterizam-se por apresentarem paisagens onde predominam grandes lagos separados por altas montanhas, falésias escarpadas e praias.
Embora, por lá, quase toda a gente fale inglês, o gálico é uma língua que predomina nesta região da Escócia.
O clima é bastante instável, já que é um ponto de encontro entre altas e baixas pressões atmosféricas, e assim o tempo está sempre a mudar.
Caso não tenha preferência, por exemplo, por desportos de neve como o ski, não existe nenhuma época preferencial para se visitar esta região escocesa.
A vida selvagem é encontrada por todo o lado. Tipicamente encontram-se aves de rapina, esquilos vermelhos e a águias douradas. A pesca do salmão e da truta, e a caça são atividades tradicionais, assim como a observação de pássaros migratórios, baleias e golfinhos.
Um dos castelos mais conhecidos no mundo, o Eilean Donan Castle, localiza-se por lá, nas Terras Altas da Escócia. Para atestar da sua beleza, é um castelo que já apareceu em vários filmes, como o “Highlander” e o filme do James Bond “The World is Not Enough”.
Nesta região, de inúmeros lagos, situa-se também o famoso lago de Loch Ness onde alegadamente terá sido visto o Monstro de Loch Ness.