Soberana 02. Cuba quer oferecer vacina contra a covid-19 aos turistas

Ernesto Mastrascusa / EPA

Num vídeo divulgado pela televisão TeleSur, Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas de Havana, disse que os turistas que viajarem para Cuba vão poder ser vacinados contra a covid-19.

Cuba está a produzir uma vacina, chamada Soberana 02, e planeia produzir 100 milhões de doses este ano. Segundo as declarações de Vicente Verez, diretor do Instituto Finlay de Vacinas de Havana, à TeleSur, os turistas que viajarem para Cuba vão poder ser vacinados contra a covid-19.

A única contrapartida é que os visitantes terão de cumprir uma quarentena à chegada, antes de poderem ser vacinados. Segundo a EuroNews, o isolamento só termina depois da apresentação de um teste negativo, que deverá ser feito ao quinto dia após a chegada ao país.

“Se tudo correr bem, este ano toda a população cubana será vacinada“, acrescentou o responsável. Cuba tem cerca de 11 milhões de habitantes.

A Soberana 02 ainda se encontra em produção e está na fase III dos ensaios clínicos. O Instituto Finlay de Vacinas de Havana espera que a vacina seja aprovada por reguladores locais até finais de março.

José Moya, representante local da Organização Mundial da Saúde (OMS), está “otimista” isto porque “Cuba tem mais de 30 anos de experiência na produção das suas próprias vacinas e quase 80% das vacinas do programa nacional de imunização são produzidas no país”.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here