Sri Jayawardenapura-Kotte, ou simplesmente Kotte, é uma cidade do Sri Lanka. Situa-se na região ocidental do país, a sudeste da capital do Sri Lanka, com 115 826 habitantes. Kotte, é a capital administrativa e é conhecida como a “Nova Capital”, porque é um enorme subúrbio da capital financeira do Sri Lanka, da qual dista aproximadamente 8 Km, para sudeste.
carregue no play para ver fotos
O nome da cidade foi atribuído pelo seu fundador Alagakkonara e foi a capital do Sri Lanka durante 150 anos, altura em que os portugueses avançaram com a mudança da capital para a cidade de Colombo.
Rodeada de lagos rios e pântanos a decisão de repovoar a cidade em 1979, fez com que fossem destruídos inúmeros locais arqueológicos, com a necessidade de utilizar o material para a construção dos edifícios da cidade.
Depois da independência do Sri Lanka, a urbanização da cidade ainda foi mais intensificada, para receber o excesso de população de Colombo.
No entanto, ainda é possível observar, numa visita a Sri Jayawaerenapura-Kotte, uma parte da muralha construída pelos portugueses durante a ocupação, assim como o pouco que resta do palácio real, construído em paredes de quartzo brilhantes durante o luar e a torre de ouro, com belíssimos jardins de flores.
O Templo do Dente, uma construção de três andares onde está guardado o dente sagrado de Buda, a Casa do Tesouro do Rei, o Edifício Kotovehara, no Beddagana, o único templo budista da cidade fora do fosso e da muralha, o Cemitério Real em Beddagana, o ‘Angampitiya’, um campo de treino no interior do fosso da muralha, são alguns dos monumentos que podem ser apreciados ao visitar Sri Jayawardenepura.