Vespas parasitas vão ser colocadas na mansão onde nasceu Ana Bolena (para eliminar infestação de traças)

-

Um exército de minúsculas parasitas vai ser colocado dentro da mansão inglesa onde Ana Bolena nasceu, a fim de caçar e erradicar as traças que ameaçam os móveis e artefactos da casa.

Blickling Hall, em Norfolk, no leste da Inglaterra, não conseguiu conter uma invasão de traças, que podem ser prejudiciais para os tapetes, móveis, roupas e outros objetos de lã e seda dentro da histórica casa.

Por isso, de acordo com a CNN, os gerentes da mansão vão colocar vespas parasitas microscópicas no edifício. As vespas – Trichogramma evanescens – medem cerca de 0,5 milímetros e são pouco visíveis para os humanos.

Estas vespas procuram os ovos das traças e colocam os seus próprios ovos dentro deles, fazendo com que nasça uma nova vespa em vez de uma larva de traça.

Assim que a sua missão for concluída, as vespas acabarão por morrer e desaparecer na poeira doméstica, segundo os administradores de propriedades, que acreditam que a tentativa de controle de pragas é a primeira deste tipo num ambiente histórico.

“Esperamos realmente que esta abordagem pioneira forneça um método prático e sustentável que qualquer uma das nossas propriedades possa usar para lidar com infestações graves”, disse Hilary Jarvis, conservadora assistente do National Trust, em comunicado. “Embora sejam raras, [as traças] às vezes podem mostrar-se imunes às nossas abordagens usuais e mais suaves, com resultados potencialmente graves.”

Segundo o National Trust, que administra a propriedade, as vespas serão fornecidas em pequenos distribuidores de cartões que podem ser “discretamente pendurados ou colocados em gavetas ou salas abertas“.

Blickling Hall foi listado no Domesday Book do século XI, o primeiro registo público da Grã-Bretanha, e foi propriedade de Geoffrey Boleyn. Acredita-se que a sua neta, Ana Bolena, tenha nascido em casa. Ana Bolena tornou-se a segunda esposa de Henrique VIII, dando à luz a futura rainha Elizabeth I e sendo, mais tarde, condenada à morte por decapitação, após não ter dado à luz um filho ao governante.

A mansão recebe visitantes, mas atualmente está fechada durante o terceiro confinamento nacional contra a pandemia de covid-19 de Inglaterra.

“Quando fechámos todas as nossas casas, sabíamos que os insetos provavelmente prosperariam, por isso a monitorização de pragas estava no topo da nossa lista de tarefas essenciais em 2020”, disse Jarvis, acrescentando que o inverno ameno da Grã-Bretanha também contribui para o aumento no número de traças.

Maria Campos, ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here