Xangai é a maior cidade da República Popular da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Situa-se no delta da foz do rio Yangtze, na costa central da China oriental. É uma das quatro cidades administrativas, isto é, possui o estatuto de uma província.
carregue no play para ver fotos
Atualmente, Xangai é o maior centro comercial e financeiro da China continental e é o maior exemplo do crescimento da economia chinesa, assim como um dos destinos turísticos mais famosos da China Oriental, sendo mesmo apelidada de “Paris do Oriente”.
O turista ao chegar à cidade encontra-a dividia a meio pelo rio Huangpu.
Na margem oeste encontra o Bund, um bairro antigo, de estilo colonial onde se pode encontrar edifícios Renascentistas, Góticos, Barrocos e clássicos, e na margem este encontra-se o bairro comercial de Pudong, onde se observam as construções futuristas de arranha- céus com mais de 100 andares.
Para conhecer melhor o passado de Xangai, não pode deixar de visitar Shanghai History Museum, e o Shanghai Museum, com galerias repletas de peças em bronze e móveis das dinastias Ming e Qing até o presente.
Outra visita imperdível e muito comovente é o Shanghai Jewish Refugees Museum na sinagoga Ohei Moshe, onde pode ver e ler cartas e objetos dos judeus que se refugiaram na China para fugir a perseguição nazi.
Outro dos locais imperdíveis é o Shanghai Ocean Aquarium onde pode observar os peixes asiáticos a nadar nos aquários que cobrem o teto, chão e paredes. Os peixes são alimentados às 14h, a hora ideal para observar os cardumes das espécies mais variadas e exóticas.