50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia “matou” a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país.

Hutt River, um principado autodeclarado em 1970, que nunca foi reconhecido como um estado soberano, rendeu-se à Austrália devido ao impacto económico da pandemia de covid-19.

As origens de Hutt River como micronação datam de 1970, quando o falecido príncipe Leonard Casley afirmou que explorou um “loophole” legal para criar o principado numa parte isolada da Austrália Ocidental, a 500 quilómetros ao norte da capital do estado, Perth.

Situado em 75 quilómetros quadrados de terras agrícolas, tinha mais do que o dobro do tamanho de Macau, mas era habitado por menos de 30 pessoas.

O principado agiu como uma nação independente. O seu governo concedeu vistos e cartas de condução, emitiu passaportes e moeda, produziu os seus próprios selos, criou a própria bandeira e, segundo consta, operou 13 escritórios no exterior em 10 países diferentes, incluindo os Estados Unidos e França.

Em 1977, quando souve que o Governo australiano estava a perseguir o princiopado por impostos por pagar, o príncipe Leonard decidiu declarar guerra à Austrália. No entanto, a Royal Hutt River Defence Force só foi estabelecida 11 anos depois e incluía exército,  marinha e uma faculdade militar, que desenvolveu manuais de artilharia e programas de treino que foram adotados por afiliados do Exército dos Estados Unidos.

A guerra do príncipe Leonard contra a Austrália durou apenas alguns dias.

Quando o príncipe Leonard morreu em fevereiro do ano passado, deixou para trás uma conta de impostos de 2,15 milhões de dólares, o que obrigou o seu filho e sucessor, o príncipe Graeme Casley, a anunciar na semana passada que o principado venderia as suas terras para pagar a dívida.

“É muito triste ver o seu pai a construir algo durante 50 anos e depois ter de acabar com ele”, disse Casley, em declarações à CNN. “Estamos a viver tempos muito difíceis economicamente e em termos de saúde em todo o mundo devido à covid-19 e estamos a sentir isso também.”

Embora desapontado, Casley diz estar “muito orgulhoso” do que seu pai realizou e espera que a sua história seja lembrada por gerações futuras. “Tenho tantas memórias maravilhosas de viver aqui”, disse. “Depois de a minha mãe falecer (em 2013), passei cinco anos a trabalhar em tempo integral com o meu pai e era mais do que apenas uma relação pai-filho, tínhamos uma relação de trabalho muito profunda. O que ele criou aqui nos últimos 50 anos é incrível, é realmente uma história única sobre a qual as pessoas ao redor do mundo leram e que não será esquecida”.

Micronações são entidades que afirmam ser Estados soberanos, mas não são legalmente consideradas independentes, ao contrário de microestados como a Cidade do Vaticano, que têm soberania reconhecida internacionalmente.

O peculiar principado de Hutt River

A Austrália gerou muito mais micronações do que a maioria dos países. Nas últimas décadas, dezenas dos seus cidadãos declararam independência da Austrália e estabeleceram a sua própria nação dentro de uma nação.

No entanto, nenhuma é tão conhecida como o principado de Hutt River. Enquanto o Príncipe Leonard decidiu separar-se da Austrália por causa do seu desacordo com os regulamentos agrícolas, transformou o principado numa atração turística única, com visitantes a chegar para comprar passaportes, moedas e selos.

A autoproclamada “Família Real” de Hutt River fez um grande esforço para tornar a sua micronação intrigante para os turistas. Os visitantes que chegavam à propriedade eram recebidos por um membro da família, que os ajudava a conseguir o visto de entrada, que custava 2,50 dólares.

Os turistas eram acompanhados pelos edifícios principais do principado por um membro da equipa que explicava a história local. Os viajantes podiam visitar os Correios do principado para enviar uma carta ou comprar selos do Hutt River, ver o Departamento de Memorabilia e na Sociedade Histórica e desfrutar de uma refeição leve nos salões de chá.

Outras atrações incluíram uma capela não denominacional e o Santuário Educacional Sagrado da Princesa Shirley. Com o nome da esposa do Príncipe Leonard, exibia descobertas relacionadas com a religião e a física e foi estabelecido com a ajuda de académicos do Royal College of Advanced Research do principado.

Os visitantes também podiam comprar e gastar o dólar do Hutt River.

Como os destinos turísticos em todo o mundo, o principado ficou vulnerável devido ao impacto económico da pandemia. O turismo foi uma das principais fontes de receita de Hutt River, principalmente nos últimos 15 anos, à medida que a Internet ajudava a espalhar a sua estranha história pelo mundo. O principado está fechado a viajantes desde janeiro.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here