Máfia tinha plano para fazer explodir Torre de Pisa

cosmos_72 / Flickr

A historica Torre de Pisa, em Itália

A historica Torre de Pisa, em Itália

A Máfia tinha um plano para fazer explodir a torre de Pisa, de acordo com um antigo membro da organização criminosa italiana, que se encontra em julgamento na Sicília.

Nos anos 90 a organização mafiosa levou a cabo uma série de mortíferos atentados bombistas, numa guerra contra as autoridades italianas, que tentavam quebrar o poder da Máfia.

O julgamento em curso está agora a tentar chegar ao fundo da intriga que rodeava a Máfia há mais de 20 anos atrás, e está a fazê-lo ouvindo alguém que sabe do que fala.

A testemunha é Gioacchino La Barbera, um mafioso que esteve envolvido no assassinato de um proeminente magistrado italiano. Mas La Barbera mudou de lado e é agora uma testemunha da acusação.

Segundo La Barbera, a Máfia tinha vários alvos em mente, e planeava destruir a magnífica e histórica Torre de Pisa.

Com essa acção os mafiosos esperavam aplicar um duro golpe psicológico às autoridades, no auge da sua guerra contra o estado italiano.

La Barbera revelou ainda que o golpe apenas fracassou porque as autoridades encontraram um esconderijo de explosivos que estava destinado ao golpe.

A credibilidade de uma testemunha como La Barbera tem que ser questionada, mas na altura do alegado plano de atacar a Torre de Pisa, a Máfia fez efectivamente um ataque à bomba à galeria de arte Uffizi, em Florença.

Ficou claro na altura que a Máfia estava na disposição de atingir o tipo de monumentos históricos que são o orgulho dos italianos.

AJB, ZAP / BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here