Maioria dos turistas que reservam mesa são britânicos e a preferência aponta para jantar na capital Lisboa em Agosto.
O Verão está a viver os seus últimos dias e já é possível fazer análises ao que aconteceu no sector da restauração entre Junho e Agosto.
No que diz respeito às reservas feitas para mesas em restaurantes, a plataforma TheFork fez a contabilidade e reparou que os portugueses reservam mais do que estrangeiros. Mas por pouco.
Ao longo dos últimos três meses, entre as reservas feitas nesta plataforma, 61% foram realizadas por turistas portugueses.
O que significa que 39% das reservas em restaurantes portugueses foram feitas por turistas estrangeiros. Uma recuperação clara, depois de dois anos marcados pela COVID-19.
São inclusive números ligeiramente superiores aos registados em 2019, o último ano antes de o mundo ficar “fechado” por causa de um vírus.
A maioria dos turistas estrangeiros que reservam mesas em restaurantes é proveniente do Reino Unido: 20%, acima dos 18% de Espanha e dos 16% de França.
Sem surpresas, Agosto é o mês que lidera as reservas. E, sem surpresas, a capital Lisboa é a cidade mais procurada – entre os portugueses e entre os estrangeiros. Seguem-se Faro, Porto, Madeira e Setúbal.
Dois terços dos estrangeiros interessados em comer fora de casa preferem jantar do que almoçar fora.
Ao longo da semana a procura foi muito equilibrada entre segunda-feira e sábado. Domingo é a excepção, com menos reservas.
Entre os turistas portugueses, restaurantes com gastronomia nacional são os preferidos, (bem) à frente da comida japonesa. O jantar “vence” o almoço e praticamente metade das reservas são para duas pessoas.