A icónica loja de brinquedos Toys “R” Us, que declarou falência em 2017, está a preparar um regresso em grande — e prepara novos voos.
Numa nota de imprensa divulgada esta sexta-feira, a Toys “R” Us anunciou planos para abrir 24 lojas nos Estados Unidos até 2024.
Num movimento surpreendente, a empresa pretende estender também a sua presença à indústria de viagens, com lojas em aeroportos e navios de cruzeiro.
A WHP, empresa-mãe da Toys “R” Us, está entusiasmada com o renascimento da marca. ‘A Toys “R” Us está a crescer rapidamente e a nossa expansão por ar, terra e mar é um testemunho da força da marca’, disse Yehuda Shmidman, CEO da empresa, citada pelo Insider.
A empresa foi criada em 1948 por Charles Lazarus, que aproveitou o baby boom após a Segunda Guerra Mundial, abrindo o seu primeiro estabelecimento em Washington, sob o nome de Children’s Bargain Town.
A marca, que adotaria a designação Toys “R” Us em 1957, foi a primeira do seu tipo: uma grande loja de brinquedos que oferecia uma variedade de produtos em grandes quantidades.
Ao longo das últimas décadas, ganhou grande popularidade, moldando a paisagem dos brinquedos nos Estados Unidos, ganhando fama também pelas suas campanhas de marketing estratégico — que incluíam anúncios de televisão, parcerias com celebridades e a seu memorável mascote, Geoffrey, a Girafa.
A canção da empresa, ‘I don’t want to grow up, I’m a Toys “R” Us kid’, serviu como hino de várias gerações, desde os anos 1980 até ao início dos anos 2000.
A gigante do retalho passou por dificuldades financeiras durante as épocas festivas de 2017 e 2018, que levaram ao encerramento de todas as lojas nos EUA, numa altura em que a cadeia de brinquedos tinha cerca de 1.700 lojas em todo o mundo — que geraram em 2016 uma receita de cerca de 9.590 milhões de euros.
A operação da marca em Portugal foi adquirida no verão de 2022 pelo grupo italiano PRG Retail Group, dono da Chicco e Prenatal, que mantém 11 lojas a funcionar em todo o país.