Mercados de Natal: a magia do inverno europeu

Homeaway

Mercado de Natal de Magdeburg, Alemanha

O Mercado de Natal de Magdeburgo, na Alemanha

O Natal já é por si só uma época mágica, mas os Mercados de Natal ajudam a trazer para a rua o encanto tão característico da época.

Esta tradição teve início nos países de língua alemã: os “Weihnachtsmarkt” começaram por ser um espaço de abrigo do rigoroso frio de inverno e de confraternização entre os habitantes locais.

Hoje, espalhadas pelo mundo, estas feiras típicas são já eventos incontornáveis da época natalícia e de final de ano. Um pouco por toda a Europa, mesmo nas cidades onde as temperaturas são negativas, toda a população sai à rua, rendida ao espírito de Natal, incluindo os turistas que há muito já incluíram os Mercados de Natal no roteiro obrigatório desta quadra.

Estes Mercados têm desempenhado um papel de grande atracção nas férias de inverno.

Os Mercados de Natal são também locais onde se encontram peças únicas e originais, revelando-se uma óptima alternativa para quem quer surpreender quem mais gosta.

Para além de acolhedores, estes eventos ajudam ainda a impulsionar os produtos da região e contribuir para causas sociais. São por excelência o local onde os artesãos de cada região exibem os seus produtos aos visitantes.

Desde os tradicionais presentes artesanais, peças de decoração, esculturas, delícias gastronómicas tão típicas da época e bebidas quentes para aconchegar quem visita os Mercados, tudo serve como desculpa para transformar o ritual de compras de Natal num prazer redobrado.

Se os Mercados de Natal de Estrasburgo ou Viena são incontornáveis, outros tornaram-se sem dúvida mágicos, como os de Nuremberga ou Bruxelas.  O AEIOU sugere-lhe abaixo quatro dos mais encantadores Mercados de Natal da Europa – e a Homeaway mostra-lhe onde ficar quando os for visitar.

 

Mercado de Nuremberga, Alemanha

O mercado de Nuremberga, na Alemanha, existe desde 1628 e é um dos mercados mais conhecidos no mundo, especialmente pelos brinquedo únicos que ali se podem encontrar.

Durante o período do Natal, a cidade muda completamente de ambiente e faz reviver uma tradição muito antiga. Cerca de 180 bancas tomam posse da cidade antiga e atraem todos os anos turistas do mundo inteiro.

Além dos seus brinquedos únicos, o Mercado de Natal de  Nuremberga organiza no início de cada ano a Feira internacional do brinquedo, reservada a profissionais.

As principais animações: discurso de boas vindas do Anjo de Natal, especialidades gastronómicas (vinho quente picante, salsichas grelhadas, pão de especiarias de Nuremberga.), desfile de lanternas, concertos de música barroca pela orquestra sinfónica de Nuremberga.

Para os pequeninos: possibilidade de confeccionar um bolo de natal e velas, iniciar atividades com o vidro e até mesmo a pirogravura.

Datas : De 28 de novembro a 24 de dezembro de 2014.

Onde ficar:  Este elegante apartamento, com o seu ambiente tão particular, está localizado próximo da cidade antiga e do castelo. A sala luminosa e decorada com gosto vai permitir que os turistas se sintam como em casa. A partir de 79 euros por pessoa, por noite.

 

Mercado de Natal de Bruxelas, Bélgica

Eleito em 2003 o mercado de natal europeu mais original pelos operadores turísticos británicos, o Mercado de Natal de Bruxelas, com mais de 220 bancas, é famoso pelos seus produtos artesanais típicos de vários países europeus, como o glögg (vinho quente) escandinavo, o panettone italiano, ou o Christmas pudding inglês.

Durante o período de Natal, Bruxelas organiza os “Prazeres de Inverno”, uma aldeia com cerca de 2km de diversão, uma roda gigante, uma pista de trenós, uma pista de patinagem e inúmeras especialidades da gastronomia local para se deliciar – ou não fosse Bruxelas a capital do chocolate!

A não perder : os caricoles, búzios ou « croustillons », rosquinhas fritas edepois regadas com açúcar.

As principais animações : Corais, concertos, mercados.Desfile de luzes, espetáculos pirotécnicos, pista de patinagem iluminada,.

Datas : De 28 de novembro de 2014 a 4 de janeiro de 2015.

Onde ficar: Este fantástico duplex, situado numa casa de 1920, está localizado num bairro calmo e central. A sua grande vantagem é estar num bairro familiar mas, ao mesmo tempo, não muito longe dos bairros animados e famosos da capital, como a Praça Sainte Catherine, que acolhe um dos magníficos mercados de Natal da cidade. A partir de 24 euros por pessoa, por noite .

 

Mercado de Estrasburgo, França

A cidade de Estrasburgo acolhe à volta da sua prestigiosa Catedral, desde 1570, o seu mercado de natal. Outrora chamado Christkindelsmärik, é o mais antigo Mercado de Natal em França e um dos maiores da Europa, com mais de 300 bancas de madeira espalhadas por 11 locais no centro da cidade.

Este ano, a cidade escolheu como país convidado a Bélgica. Serão desvendaos todos os encantos deste país na Aldeia belga recriada a rigor.

A cidade nesta altura do ano está iluminada com várias dezenas de quilómetros de guirlandas e objectos decorativos.

É impossível passar ao lado da árvore de natal gigante, na praça Kléber. É uma tradição secular de Estrasburgo, já que se encontrou um manuscrito de 1605 que descreve as árvores de natal ornadas de decorações nas salas das corporações burguesas.

Principais animações: ao todo, mais de 500 eventos vão contribuir uma vez mais para elevar Estrasburgo a “capital europeia do Natal”, com uma vasta oferta cultural para todos os gostos – concertos, espectáculos, animações e exposições surpreendentes no final de cada rua, praça ou prédio histórico.

A não perder: a Aldeia da partilha animada pelas associações caritativas e humanitárias, instaladas aos pés da Grande Árvore de natal, que nunca seria tão bonita e tão acolhedora sem esta onda de generosidade para com o seu próximo.

Para os pequeninos: as crianças serão as protagonistas da festa e embaladas pela magia e o encanto do Natal, na Aldeia das Crianças, onde muitas surpresas esperam por elas.

Onde ficar:  Bem localizado, no centro da cidade antiga, a poucos metros da catedral e num fantástico edifício do século 18, este belo apartamento de 70m2 tem uma magnífica lareira à volta da qual os hóspedes podem relaxar e partilhar momentos em família ou entre amigos – sem dúvida, a forma ideal de descansar após um dia bem passado. Estadias a partir de 34 euros por pessoa, por noite.

 

Mercado de Natal de Viena, Áustria

Durante o período do Advento, os mercados de Natal instalam-se nas grandes praças vienenses. Entre as casinhas tradicionais de madeira, o tempo parece parar e a magia de Natal surge com toda a sua amplitude.

Há uma dezena de mercados de natal na capital austríaca. O principal destes mercados, o Mercado de Natal de Viena, situa-se na praça da câmara municipal e conta com a presença de 130 típicas bancas de madeira.

Recomenda-se uma visita aos outros mercados da cidade, que nos permitem descobrir outros bairros : o Mercado de Natal à moda antiga, ou as aldeias de natal do Palácio do Belvédère e da Maria-Theresien-Platz.

O mais original é sem dúvida Mercado de Natal da Arte, em frente à igreja de São Carlos, que nos dá a conhecer o artesanato da Europa central, a cultura popular austríaca, e o castelo de Schonbrunn.

Principais animações : workshops, concertos, leituras de poemas, enfeitos de natal, brinquedos, artesanato, gastronomia (vinho quente, pão de especiarias, rebuçados, castanhas assadas.e muitas outras animações para os mais pequenos.

Datas : De 15 de novembro a 24 de dezembro de 2014

Onde ficar: Localizado no prestigioso bairro de Nebau, este elegante apartamento oferece-lhe conforto de primeira classe no centro de Viena. As célebres Mariahilferstrasse e Neubaugasse estão apenas a alguns minutos, tal como o museu de Arte e História Natural, a incontornável Ópera ou ainda a Praça da Câmara, onde decorre o mais antigo mercado de Natal do país.

 

A magia e o encanto dos vários Mercados de Natal têm feito as delícias de crianças e adultos que os visitam – e não há melhor maneira de viver esta época festiva do que fazer uma pausa para explorar o que de melhor estes Mercados têm para oferecer, juntando o útil ao agradável.

Já escolheu o Mercado de Natal que vai visitar este ano?

ZAP / Homeaway

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here