Um espectáculo pirotécnico com o tema “Cruzeiros” e que durará oito minutos, com um reforço dos postos de fogo no mar com peças de maior calibre, marca a passagem de ano no Funchal, o mais importante cartaz turístico madeirense.
O evento representa um investimento do Governo Regional na ordem dos 945 mil euros e será apresentado pelo consórcio Macedo’s Pirotecnia e Joaquim Macedo, que venceu o concurso público internacional.
“Será um grande espectáculo de fogo-de-artifício, com a expectável apoteose final”, disse o responsável da Macedo’s Pirotecnia à agência Lusa.
Carlos Macedo salientou que o tema “é relacionado com os navios de cruzeiro, os paquetes que chegam ao Funchal e é evocativo dos 100 anos do porto do Funchal”.
Por essa razão, adiantou, o ponto fulcral do programa serão as quatro plataformas colocadas no mar que “vão ser com maior potência de fogo que o habitual, com peças de maior amplitude, no sentido de chamar atenção do espectáculo para desses postos, que pela beleza e configuração do anfiteatro do Funchal normalmente ficam menos visíveis”.
O responsável referiu que o espectáculo da passagem de ano no Funchal será composto por cerca de 17 toneladas de fogo, num total de 5.520 quilos de explosivo, e envolve um total de 61.580 disparos de 48.776 peças de fogo-de-artifício.
Na realização deste evento estarão envolvidas 359 pessoas, incluindo equipas de distribuição, logística, segurança e o grupo pirotécnico de 102 elementos.
A Macedo’s, que realizou até agora uma dezena de espectáculos de fogo-de-artifício na passagem de ano no Funchal, regressa depois de um interregno de dois anos em que foi substituída pelo consórcio Pyrofel/HC.
“Trata-se de concursos públicos e tem que ser dada a oportunidade a toda a gente. Desta vez calhou à Macedo’s fazer novamente o espectáculo e vamos tentar superar os nossos próprios espectáculos dos anos anteriores”, concluiu Carlos Macedo.
O espectáculo preparado por este consórcio, que se estende à ilha do Porto Santo, será disparado a partir de 35 postos, estando 22 no anfiteatro do Funchal, oito na orla marítima e baixa da cidade e quatro colocados no mar.
A Direcção Regional de Turismo prevê uma ocupação hoteleira na região na ordem dos 86% nesta altura, enquanto a Associação Comercial e Industrial do Funchal aponta para uma ocupação de 85% a 90% no sul da ilha da Madeira.
O Governo Regional da Madeira investiu um total de 2,5 milhões de euros em todo o programa de animação desta quadra festiva (Natal e Fim de Ano), incluindo a iluminação em todo o concelho, que começou a 01 de Dezembro e termina a 07 de Janeiro.
/Lusa