Cidade-museu de Luxor inaugura estátua colossal do faraó Amenhotep

Uma enorme estátua restaurada do faraó Amenhotep III foi este domingo apresentada em Luxor, uma cidade-museu perto do Cairo, onde já estavam representadas quatro figuras do famoso rei que governou o Egito durante mais de 35 anos.

A estátua de Amenhotep III, representado de pé, foi instalada no portão norte do templo do faraó, conhecido como “o templo de milhões de anos”, na margem oeste do Nilo.

Este templo é conhecido por já ter os dois famosos colossos de Memnon, com mais de 3.400 anos de idade, com 21 metros de altura, mas que representam Amenhotep III sentado.

A estátua apresentada este domingo pesa 110 toneladas, tem quase 13 metros de altura, e foi levantada pela primeira vez desde o seu colapso, há 3.200 anos, explicou à ABC a chefe da missão de recuperação, a arqueóloga alemã de origem arménia Hourig Sourouzian.

A estátua, cuja restauração teve início em Novembro, encontrava-se fragmentada em 89 pedaços desde um tremor de terra ocorrido em 1.200 A.C.

O faraó Amenhotep III herdou aos 12 anos um império que se estendia do rio Eufrates até ao Sudão, e o seu reinado de 35 anos marcou o auge da influência política e cultural do Egipto nas civilizações da antiguidade.

Luxor, uma cidade com cerca de 500 mil habitantes nas margens do Nilo, no sul do Egipto, é um museu ao ar livre com inúmeros templos e túmulos faraónicos.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here