7 Desertos na Europa

Ao ouvir a palavra ‘deserto’, a maioria das pessoas pensa provavelmente no Sahara, em África, o maior deserto do mundo, estendido sobre o equador sempre ameno. Mas na Europa? Nem sequer nos ocorre, na Europa o que há são montanhas e chuva, diríamos nós.

Acontece que na verdade há vários desertos na Europa, que não serão talvez tão impressionantes como o Sahara mas que têm o seu próprio encanto. O AEIOU e o momondo apresentam-te os 6 principais desertos europeus.

Deserto Tabernas, Espanha

Apesar de se situar em Almería no sul de Espanha, o Tabernas consegue evitar os ventos húmidos do Mediterrâneo, criando o meio ambiente das chamadas terras baldias. A paisagem dramática tornou-se rapidamente popular para filmagens na época áurea dos westerns italianos dos anos sessenta e setenta. Ainda podes ver os estúdios cinematográficos como o Texas Hollywood na zona, bem como antigos sets de filmagem que sobrevivem entre aldeias rústicas reais. Também podes visitar o Castelo de Tabernas – situado numa crista alta onde podes gozar de uma vista magnífica de tudo em seu redor.

Areal de Oleshky, Ucrânia

Oleshky é o maior deserto da Europa e está situado num lugar peculiar tendo em conta que a Ucrânia é conhecida pelo seu fértil território agrícola. No século XIX, esta zona na região Kherson foi sobre utilizada por pastores de ovelhas e a relva sucumbiu à areia que permanece até hoje. Para impedir o alastramento da desertificação foi levada a cabo no século XX a maior operação de plantação de árvores da história – 100,000 hectares de árvores novas nas fronteiras do areal! Oleshky é visitado regularmente mas há zonas consideradas interditas – restam minas terrestres em certas zonas desde os tempos dos exercícios militares da era Soviética.

Dunas Piscinas, Sardenha, Itália

Tecnicamente não um deserto mas sim as maiores dunas de areia da Europa. Piscinas situa-se perto do mar na ponta sul da ilha de Sardenha. Se subires a uma duna alta, leva contigo uma prancha e experimenta deslizar monte abaixo. Ficarás certamente com areia nos olhos e possivelmente na garganta mas ninguém disse que sandboarding era fácil.

Terras Altas da Islândia

As partes mais altas da Islândia não são um deserto no sentido imediato do termo mas a incapacidade da água repousar nestas zonas significa que não cresce vegetação. Ao fim e ao cabo, um deserto vulcânico é a única coisa que resiste e embora não seja benéfico para as plantas, a nós oferece-nos cenários fora deste mundo que nos compelem a demorar o olhar.

Deserto de Błędów, Polónia

O deserto arenoso mais a norte da nossa lista não é imensamente impressionante com os seus 30 km2 mas não deixa de ser uma peculiaridade interessante, situado dentro de uma zona florestada da Polónia, com cordilheiras a sul, para lá de Katowice e da Cracóvia.

Deserto de Accona, Itália

Ninguém associa a Toscânia com paisagens desertas portanto é sempre uma surpresa agradável quando visitantes se deparam com a zona de Accona. As dunas de areia e gravilha cor-de-camelo fazem um forte contraste às oliveiras verdejantes mais correspondentes à Toscânia.

Bardenas Reales, Espanha

A erosão ao longo de muitos anos nesta parte de Navarra em Espanha criou ravinas e regos com formas peculiares que se fundem numa visão onírica. Esta zona encantadora e inabitada foi em tempos usada como área de teste de explosivos para aviões mas foi encerrada devido a protestos e é agora uma zona segura para autóctones e turistas passearam e explorarem os seus fascinantes cantos e recantos. 

AEIOU / momondo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here