Quinta-feira, Maio 1, 2025
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Ryanair lança 500 mil lugares a preços desde 14,99 euros

A Ryanair enlouqueceu, e lançou esta segunda-feira uma promoção com 500 mil lugares com preços desde 14,99 euros.

Big Freeze é o nome da nova promoção da companhia low cost irlandesa e dura apenas dois dias! O Grande Gelo, o nome que a companhia deu à iniciativa em Portugal, destina-se a viagens no outono e inverno e dura até à meia-noite de terça-feira, 25.

Lisboa-Paris por 21,99€, Porto-Madrid a apenas 19,99€, Faro-Edimburgo por apenas 30,59€, Faro-Glasgow a 24,99€ e Lisboa-Ponta Delgada por 21,99€ são algumas das viagens que é possível encontrar ao preço da chuva.

A empresa recomenda que os clientes se apressem a reservar a sua viagem “a preço de saldo”, uma vez que a procura deverá ser muita e os lugares são limitados.

As viagens podem ser adquiridas para os períodos de 1 de setembro a 31 de janeiro, os preços apresentados são apenas para o voo de ida e está limitado a uma bagagem de mão. A lista de destinos está disponível no site da Ryanair.

Guia de Viagens //



Ilhas Marshall – 29 atóis no Oceano Pacífico

mrlins / Flickr

Ilhas Marshall

Ilhas Marshall, uma cadeia de ilhas de 29 atóis de baixa altitude de corais e 5 ilhas individuais, que no total perfazem um conjunto de cerca de 1200 ilhas e 900 recifes, divididas em dois grupos.

Um oriental, o Grupo Ratak que significa nascer do sol e o grupo ocidental, denominado Ralik que traduzido é pôr-do-sol, e estão localizadas na Oceânia, a nordeste do Oceano Pacífico.

Após quase quarenta anos de administração Americana, as ilhas Marshall conseguiram a independência em 1986, com a assinatura de um acordo de livre associação aos Estados Unidos da América. Os pontos turísticos mais importantes das ilhas Marshall, são o atol Wotje e o atol de Majuro.

Como o próprio nome indica Wotje é a ilha principal do atol Wotje, onde podem observar-se vestígios das batalhas travadas durante a segunda guerra mundial. A lagoa que circunda o atol é um paraíso para os mergulhadores poderem observar os destroços das batalhas da segunda grande Guerra, assim como as ilhotas que por serem praticamente desertas, fazem as maravilhas dos banhistas.

carregue no play para ver fotos

O atol de Majuro, onde se encontra a ilha de Majuro, é a capital do país e o centro turístico, político e económico do País. Este atol é formado por 57 ilhotas e em tempos não muito remotos foi considerado a jóia do Pacífico.

No Parque Paz Majuro podem-se encontrar as melhores praias de todo o arquipélago, assim como um memorial construído pelos japoneses em memória dos que morreram no pacífico oriental, durante a segunda grande Guerra.

Aproveite para conhecer o brilho de alguns dos atóis do Oceano Pacífico.

Disney vai lançar hotel Star Wars (com uma aventura para cada hóspede)

O mundo de Star Wars vai deixar de ser algo que só vemos nos filmes. A Disney prepara-se para lançar um hotel imersivo, em que os fãs poderão estar totalmente integrados dentro do universo da franquia cinematográfica.

Todos os funcionários do hotel serão ‘membros do elenco’ e estarão caraterizados e a representar personagens. Cada visitante vai também receber uma história própria para si, que a Disney adianta que irá ‘fazer parte de cada minuto do dia‘.

Este novo hotel terá lugar numa nave espacial, onde os visitantes viverão esta aventura só sua. As janelas apenas irão mostrar o espaço.

Segundo o TechCrunch, esta nova instalação funcionará dentro do resort da Disney em Orlando, no Disney World e faz parte de um conjunto de novos investimentos que a produtora está a fazer na sua área de parques temáticos.

Orlando e Anaheim… para começar

Haverá duas novas localizações temáticas de Star Wars, que serão chamadas Star Wars: Galaxy’s Edge. Uma funcionará em Orlando e a outra na Disneyland, em Anaheim, na Califórnia. A abertura de ambas está prevista para o ano de 2019.

O administrador da divisão de parques e resorts da Disney, Bob Chapek, fez o anúncio este sábado, durante a convenção D23, um evento bianual dirigido aos fãs que está a decorrer em Anaheim.

O negócio de parques temáticos da gigante norte-americana está a apostar fortemente nas personagens e na propriedade intelectual da Disney, potenciando a rentabilidade dos investimentos da produtora na aquisição da Marvel Entertainment e da Lucasfilm.

Segundo a Bloomberg, as apostas não deverão ficar por aqui: A zona do parque de Shangai dedicada a Tron deverá ser replicada no Magic Kingdom Park, em Orlando, na Flórida, e o Disney’s California Adventure Park, em Anaheim, deverá receber atrações dos Vingadores e do Homem-Aranha numa nova zona temática dedicada aos super-heróis.

Vai acampar? Confira na nossa lista se leva tudo o que precisa para férias ao ar livre

Ao planear umas férias de campismo, é importante compreender que existem alguns itens básicos essenciais num dia-a-dia normal e que não podem faltar para não termos nenhuma surpresa.

Com apenas um pouco de planeamento, poderá garantir que levará tudo para o acampamento de modo a desfrutar do ar livre da melhor maneira.

A sua lista irá variar de acordo com, por ex., o tipo de acampamento e atividades que planeou fazer, os lugares onde vai e a época do ano. Poderá adicionar ou remover algum dos seguintes itens de acordo com as suas necessidades individuais.

Abrigo e roupa de cama

Tenda: certifique-se de que sua tenda é apropriada para o terreno e o clima. Recomenda-se uma mosca da chuva, não só para proteção contra chuva, mas também como um protetor solar.

Lona: como um meio adicional de proteger o seu equipamento, usando-a, em baixo ou ao longo de sua barraca.

Saco cama: usar um com uma classificação de temperatura de acordo com o tempo que espera encontrar.

Almofada ou apoio de cabeça: para além de adicionar algum conforto durante o sono, serve também de isolamento do chão frio. Almofadas insufláveis ou simplesmente uma toalha enrolada também funcionam bem.

Bússola

Uma bússola é uma necessidade básica para cada campista, o que significa que cada campista no seu grupo precisa da sua própria bússola. Se se perder do grupo, poderá mais facilmente encontrar o seu destino sem precisar de ajuda.

Mapa

Muitos telemóveis estão equipados com tecnologia GPS, e existem também dispositivos GPS portáteis. No entanto, não têm qualquer utilidade se ficarem sem bateria ou se não conseguirem ter sinal a partir da localização onde se encontra.

O melhor conselho é equipar-se com um dispositivo GPS e um mapa, mas definitivamente, certifique-se que tem pelo menos um mapa altamente detalhado e atualizado da área para onde vai.

Lanterna

A última coisa que vai querer durante o acampamento é ser deixado sozinho no escuro. Cada pessoa deve estar equipada com uma pequena lanterna portátil. Mas certifique-se de trazer pelo menos um par de lanternas maiores para iluminar áreas maiores e assustar animais noturnos indesejados que podem ser atraídos pela sua comida.

Canivete suíço

Um canivete suíço é um utensílio que, embora muitas pessoas não se lembrem dele, pode ser um salva-vidas num acampamento. Pode utilizá-lo não só como faca mas também pode incluir um garfo, colher, pinças e tesouras.

Comida e bebida

Se quiser ter comida quente, certifique-se de que traz fósforos e uma boca de gás. Copos de plástico são mais leves do que copos de metal ou vidro, mas atenção que derretem se colocados muito próximos do fogo.

Levar água engarrafada, muito mais segura do que qualquer fonte de água que se possa encontrar e da qual se desconhece a qualidade.

Outros utensílios

Para além dos utensílios listados acima, todos os outros utensílios básicos como:

  • Papel higiénico
  • Kit primeiros socorros
  • Chinelos
  • Toalhas
  • Champôs / sabonetes
  • Escova dos dentes
  • Pasta dos dentes
  • Fio dental
  • Pilhas extra

O famoso aeroporto da praia de Sint Maarten fez a primeira vítima mortal

Uma turista da Nova Zelândia, 57 anos, estava a assistir à descolagem de um avião quando foi atirada ao chão com o impacto do motor, na ilha de Sint Maarten, nas Caraíbas.

O incidente aconteceu no Aeroporto Internacional Princesa Juliana, onde todos os dias os aviões passam por cima das cabeças dos banhistas, que costumam ir a pé até à cerca do aeroporto para os verem levantar voo.

O Boeing 737-800 levantou voo em direção a Trinidad e a Tobago. Segundo a polícia, a mulher assistia à descolagem do avião, agarrada à cerca, quando no momento da descolagem foi derrubada com a força da explosão do motor. Segundo a BBC, a turista foi transportada para o hospital com ferimentos graves, onde acabou por morrer.

O incidente parece ser semelhante ao que aconteceu em 2012, quando uma mulher ficou  ferida sem gravidade depois de bater com a cabeça por ser empurrada pela força da descolagem do avião.

O aeroporto de Sint Maarten é único no mundo, por “permitir” que as pessoas sintam de perto os ventos da descolagem dos aviões, enquanto o avião sobrevoa as cabeças dos visitantes a uma altitude de 30 metros.

Apesar dos vários avisos afixados na zona a alertarem para o perigo de os banhistas permanecerem junto à cerca do aeroporto, por causa do impacto das descolagens e aterragens dos aviões, a curiosidade dos turistas é mais forte, como fazem crer as dezenas de vídeos publicados na Internet.

Todos os dias, centenas de turistas vão até Maho Beach para ver os aviões passar por cima das suas cabeças – essa é, aliás, uma das maiores atrações do local. É considerada uma das aterragens mais difíceis do mundo, devido à proximidade da terra – e da cabeça dos turistas – a que os aviões têm de fazer a aterragem.

No momento das descolagens, os banhistas são mesmo “lançados ao mar”, por vezes com força considerável, especialmente pelos aviões de grande porte, e arriscam a própria vida – a troco de alguns instantes de pura diversão.

ZAP //



Há duas cidades portuguesas entre as 15 melhores da Europa

Aline Flor / ZAP

Serra do Pilar e Ponte D. Luís vistas da Ribeira, no Porto

A revista norte-americana Travel+Leisure realizou uma votação onde pedia aos seus leitores que analissem diversos fatores como cultura, gastronomia e património e pela primeira vez há outro país para além de Itália e Espanha a classificar duas cidades neste ranking.

“Não é segredo que os leitores adorem cidades em Itália e em Espanha, que historicamente sempre foram bem representadas nesta lista. Mas existe um novo país que defende a grandeza metropolitana europeia: Portugal”, refere o artigo da Travel+Leisure.

E na lista das 15 melhores cidades da Europa, para a revista especializada, constam efectivamente duas cidades portugueses: o Porto, em 9º lugar e Lisboa, em 10º lugar.

Todos os anos a revista pede aos leitores que partilhem e classifiquem as experiências das suas viagens. Este ano, e repetindo a classificação do ano anterior, Florença liderou a lista.

 Abaixo encontra a lista das cidades, a sua posição e respetiva pontuação:
  • 15. Madrid, Espanha – Pontuação: 87.30
  • 14. Istambul, Turquia – Pontuação: 87.40
  • 13. Edinburgo, Escócia -Pontuação: 87.43
  • 12. Veneza, Itália – Pontuação: 87.66
  • 11. Praga, República Checa – Pontuação: 87.89
  • 10. Lisboa, Portugal -Pontuação: 88.02
  • 9. Porto, Portugal – Pontuação: 88.51
  • 8. Cracóvia, Polónia – Pontuação: 88.61
  • 7. Sevilha, Espanha – Pontuação: 88.91
  • 6. Siena, Itália – Pontuação: 88.97
  • 5. Budapeste, Hungria – Pontuação: 89.19
  • 4. San Sebastián, Espanha – Pontuação: 89.52
  • 3. Barcelona, Espanha – Pontuação: 89.52
  • 2. Roma, Itália – Pontuação: 89.73
  • 1. Florença, Itália – Pontuação: 90.75

25 funcionários do aeroporto de Lisboa acusados de furtar malas

O Ministério Público acusou, esta segunda-feira, 25 funcionários do serviço de bagagem do aeroporto de Lisboa dos crimes de furto qualificado, receptação e abuso de confiança, indicou a Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa.

Segundo a Renascença, os arguidos são funcionários de uma empresa de assistência em escala ao transporte aéreo no aeroporto de Lisboa e tinham livre acesso às bagagens dos passageiros para as carregar ou descarregar no terminal de bagagens.

Os arguidos ter-se-ão aproveitado do exercício da profissão para se apoderarem ou receberem centenas de objetos de “valor considerável, fácil apropriação, ocultação e venda” que os passageiros transportavam nas malas. Artigos informáticos, bijuteria, vestuário, relógios e perfumes seriam os .

Segundo o Ministério Público, os arguidos sabiam da origem ilícita dos objetos. Sobre dois dos arguidos que cessaram funções naquela empresa pendem ainda acusações de se terem apoderado de bens que lhes tinham sido entregues para o exercício das funções que desempenhavam.

Os 25 arguidos foram sujeitos ao Termo de Identidade e Residência. O inquérito foi dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação de Penal de Lisboa, com a ajuda da PSP.

ZAP //



Hotéis: o que fazer quando há problemas

Unsplash / Flickr

Hotel Burj Al Arab, no Dubai

O hotel onde gostaria de passar as suas férias não aceita crianças. Isso é uma regra legal ou ilegal?

Este é um dos muitos problemas com que os clientes podem deparar-se ao fazer a reserva – mas a associação de defesa dos consumidores DECO explica-lhe como resolver os mais frequentes.

Hotéis que não aceitam crianças, cobrança indevida por cancelamento de reservas, quartos muito diferentes dos que viu nas brochuras ou na Net, problemas nas instalações, preços cobrados excessivos… É extenso o rol de situações desagradáveis que podem ocorrer num momento em que se quer sopas e descanso.

Saiba então o que fazer para evitar contratempos nas férias.

Crianças não permitidas, sim ou não?

A lei dos empreendimentos turísticos diz que o acesso aos hotéis é livre, mas pode ser recusado a quem perturbe o seu “funcionamento normal”. Os estabelecimentos podem invocar a idade, como critério genérico, para limitar as reservas apenas a adultos?

No entender da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), sim, podem. Desde que o publicitem e que os hóspedes saibam antecipadamente dessa condicionante.

Mas este parecer não vai ao encontro do nosso entendimento – a idade, só por si, não implica a “perturbação do normal funcionamento” – nem do esclarecimento que a ASAE nos prestou. A recusa do acesso só pode fundamentar-se “em causas objetivas”.

Concretizando: “Pessoas que perturbem, ou sejam suscetíveis […] de perturbar, o normal funcionamento do estabelecimento, designadamente em situações de embriaguez, prática de desacatos ou similares.” A ASAE já instaurou quatro processos por violação do direito de livre acesso a unidades hoteleiras.

Se a lei diz que o acesso é livre, mas que poderá haver exceções, faz sentido que essa avaliação seja feita caso a caso e que fique claro em que circunstâncias pode um hotel negar a entrada a crianças. O Turismo de Portugal, IP – a quem já fizemos chegar esta reivindicação – deveria esclarecer os critérios em que é legítimo limitar o acesso apenas a adultos.

Se é por falta de espaços ou condições de segurança; ou porque se destina a atividades mais próprias de adultos, como a meditação, por exemplo. Se, entretanto, lhe foi vedada a entrada com crianças num hotel, sem uma justificação que considere válida, peça o Livro de Reclamações.

Problemas com reservas

  • Fez a sua reserva por telefone, fax ou e-mail, mas ao chegar ao hotel não existe essa indicação. Qualquer que seja a forma como efetuou a reserva, leve sempre consigo um documento escrito com a confirmação.
  • O cliente faz uma reserva e desiste da mesma, mas o hotel cobra-lhe o preço de uma noite. Quando o prazo para anular a reserva não é respeitado (por exemplo, o cliente cancela com 10h de antecedência), o estabelecimento costuma cobrar o valor de uma dormida. Esta prática é frequente, mas deverá reclamar e terá de ser reembolsado. Isto porque sem a assinatura do cliente, o hotel não pode dar ordem de débito.
  • O cliente reserva um quarto com determinadas características (por exemplo, quarto triplo com banho) e é-lhe atribuído um quarto diferente (por exemplo, um quarto duplo com duche). Estes problemas podem ser evitados se, ao efetuar a reserva, pedir o respetivo comprovativo e exigir que o mesmo confirme os pormenores essenciais para si. Caso não obtenha o quarto que reservou, tente resolver a questão com o responsável do hotel. Se a substituição não for possível, exija uma compensação: redução do preço ou outros serviços, por exemplo.

Lotação completa

Chega ao hotel e é informado de que a lotação está completa. Tem o direito de pedir ao hotel que o ajude a encontrar alojamento semelhante ao contratado. O hotel, onde fez a reserva, suportará as despesas decorrentes dessa mudança. Se o hotel se recusar a fazê-lo, deverá dirigir-se ao Posto de Turismo mais próximo. Tem o direito de exigir uma indemnização pelos danos sofridos, caso o hotel se recuse a indemnizar de forma “amigável”.

Problemas no quarto

  • Os bens do consumidor são furtados dentro do quarto de hotel. Ao contrário do que muitas vezes consta nos avisos, os hotéis são responsáveis pelos furtos ocorridos dentro dos quartos.
  •  Um dos equipamentos do seu quarto está avariado (por exemplo, o ar condicionado) e não é possível mudar de quarto. Se os equipamentos existentes no quarto apresentarem defeitos deverá deslocar-se à receção e exigir a mudança de quarto ou a reparação da avaria. Se a solução não for satisfatória, tente negociar a redução do preço ou uma compensação, como, por exemplo, meia pensão sem suplemento.

Preço cobrado excessivo

Normalmente, os hotéis cobram valores muito elevados por serviços como consumo de bebidas do minibar ou lavandaria. Porém, os preços têm de estar afixados em local visível em cada quarto e no balcão da receção. O aconselhável é consultar o preçário antes de solicitar qualquer serviço extra. Caso o hotel tente cobrar um valor mais alto do que o afixado poderá tratar-se de um crime de especulação. Neste caso, o cliente deverá apresentar queixa à ASAE.

Onde reclamar

Existem entidades próprias para fazer as suas denúncias em caso de problemas, a saber:

  • Turismo de Portugal, IP: De acordo com o regime atualmente em vigor, todos os lesados, pelo incumprimento ou cumprimento defeituoso dos contratos celebrados com as agências de viagens e turismo, beneficiam de uma proteção especial. Pode, desde logo, apresentar queixa no Livro de Reclamações da agência de viagens, que deverá enviar o original da folha de reclamação para o Turismo de Portugal, IP. As agências de viagens são convidadas a pronunciar-se e incentiva-se a resolução amigável do conflito. Quando este objetivo não é alcançado e em causa está um pedido de reembolso cuja apreciação compete à Comissão Arbitral, o processo a que a reclamação deu origem é instruído e submetido a esta entidade para apreciação.
  • Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE): autoridade administrativa nacional especializada no âmbito da segurança alimentar e da fiscalização económica. O site disponibiliza formulários específicos para apresentar queixas e denúncias, bem como ajuda no preenchimento correto do livro de reclamações.
  • Entidades alternativas de litígios de consumo. Mais informações: Portal do Consumidor.

Guia de Viagens // DECO



Apareceu do nada e tornou-se numa atração turística: Shelly Island, a nova ilha dos EUA

@chadonka / Instagram

A nova ilha na costa leste dos Estados Unidos tem até 1,6 km de extensão e e é separada por 20 m de mar – mas as autoridades já alertaram para os perigos da travessia

Uma nova atração turística apareceu na costa leste dos Estados Unidos: Shelly Island, a “Ilha Conchuda”, que, dependendo da maré e das condições climáticas, pode chegar a ter até 1,6 km de extensão e 145 metros de largura.

É um banco de areia, em formato de semicírculo, que cresceu até se tornar numa ilha separada do continente americano por um braço de mar de cerca 100 metros de comprimento por 20 de largura.

Shelly Island situa-se no sul de um dos pontos turísticos do país: o Cape Point, do Parque Nacional Costeiro de Cape Hatteras, na Carolina do Norte. Quando a ilha foi vista pela primeira vez, em abril do ano passado, os habitantes locais descreveram-na como um “monte de areia” a sair da água.

Mas, como explica Dave Hallac, diretor do Parque Nacional, da mesma maneira que apareceu – de repente – a ilha pode também “desaparecer por inteiro”.

“Eu e a minha namorada estávamos a conduzir até Cape Point para apanhar caramujos depois de uma tempestade, quando vimos um banco de areia no meio do mar, onde não se podia chegar de carro”, contou Koczera, um turista de Connecticut que tirou fotos à ilha que acabaram por se tornar virais no Instagram.

“Levei um drone e percebi, lá do alto, que havia mesmo uma ilha ali. Mas não tivemos a oportunidade de chegar até lá por causa da corrente forte”. O fotógrafo disse que voltou ao local umas cinco vezes – e foi aquele o local escolhido para pedir a namorada em casamento.

@chadonka / Instagram

Chad Koczera pediu a namorada em casamento em Shelly Island

 

Ilha temporária?

A ilha foi-se formando pouco a pouco. “Estava a ver umas fotografias aéreas tiradas em fevereiro e era possível ver que a ilha estava mesmo ali, quase à superfície. Agora há vários metros de areia sobre o mar”, disse Hallac à rádio pública americana NPR.

O responsável pelo parque comentou que os visitantes lhe deram o nome Shelly Island, já que a ilha ainda não tinha sido “batizada”. Há várias embarcações naufragadas e ossos de baleias nas águas que a envolve, conta o historiador local Danny Couch.

No entanto, especialistas dizem que as margens dos bancos de areia ali estão constantemente em mudança.

O diretor do parque alertou os visitantes para que não tentassem nadar ou cruzar o canal para chegar até a ilha. A corrente forte pode arrastar rapidamente uma pessoa – além disso, foram vistos tubarões e raias na região.

É muito possível que Shelly Island cresça e se ligue ao continente. E é possível também que ela vá diminuindo até desaparecer por completo”, afirmou Hallac à NPR. “Sendo assim, sugiro que quem estiver perto, visite Cape Point o quanto antes para poder ver esta incrível formação”, recomendou.

// BBC



Plataformas digitais arriscam-se a multas por anúncios de alojamento sem registo

airbnb.pt

As plataformas digitais que anunciam alojamento local ou quartos para alugar habilitam-se a partir de sábado a multas de até 32.500 euros se omitirem o registo nacional de turismo do alojamento.

“As plataformas eletrónicas que disponibilizem, divulguem ou comercializem alojamento devem exigir e exibir na plataforma o respetivo número de Registo Nacional de Turismo”, lê-se no decreto-Lei do Ministério da Economia, que entra hoje em vigor. São exemplos de plataformas digitais que anunciam alojamento o Sapo Casa, o OLX ou o Airbnb.

Esta obrigação abrange tanto os anúncios de empreendimentos turísticos que prestam serviços de alojamento, mediante remuneração, como as instalações ou os estabelecimentos que, embora destinados a proporcionar alojamento temporário com fins lucrativos, não reúnam os requisitos para serem considerados empreendimentos turísticos, como o alojamento local ou o serviço de alojamento num quarto.

Os proprietários dos alojamentos já tinham a obrigação de registo, e de divulgação do registo junto dos turistas, mas as plataformas só a partir de hoje passam a poder ser penalizadas, independentemente dos proprietários, pela sua ausência.

As coimas variam 125 euros e 3.250 euros, tratando-se de pessoas singulares, e de 1.250 euros até 32.500 euros para empresas (pessoas coletivas).

Através do diploma é ainda simplificado o licenciamento dos empreendimentos turísticos, reduzindo prazos, simplificando a instalação de hotéis em edifícios já existentes e a possibilitando a abertura de hotéis quando terminam obras.

airbnb.pt

As coimas variam 125 euros e 3.250 euros, tratando-se de pessoas singulares, e de 1.250 euros até 32.500 euros para empresas

A instalação de empreendimentos turísticos em solo rústico também é facilitada e passa a estar dependente de uma decisão concertada de uma comissão composta pela câmara municipal e outras entidades, que devem pronunciar-se sobre o projeto até um prazo de 60 dias.

Novos modelos de alojamento, como o ‘glamping’ (campismo de luxo), passam a estar regulamentados, aproveitando o diploma para acabar com categoria de hotéis sem estrelas, aprovada em 2015 mas sem adesão, tornando novamente obrigatória a classificação dos hotéis com estrelas, já que não houve adesão do mercado.

O diploma traça ainda regras de segurança para a utilização de piscinas em empreendimentos turísticos, definindo que, quando usadas em exclusivo por hospedes e convidados, “tem de ser assegurada vigilância e mantido material e equipamento de informação e salvamento”.

// Lusa



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