Férias: 12 lugares de um país europeu “caixinha de surpresas”

Peter von Felbert / Bayern.by

Mosteiro Weltenburg Kloster

Este Verão pode servir para conhecer castelos, campo de gelo ou um mosteiro – tudo numa Alemanha desconhecida.

Pensar na Alemanha será pensar em economia, carreira, carros, cerveja, Bayern… Por aí.

Mas a Alemanha também tem belas cidades, património e festas muito conhecidas.

E, para quem vai de férias, é “uma caixinha de surpresas”, destaca o Turismo da Alemanha, em informação enviada ao ZAP.

Em alturas de férias para milhares de portugueses, seguem 12 sugestões de lugares desconhecidos para a maioria. Todos na Alemanha.

O primeiro é o Castelo de Lichtenstein, no estado de Baden-Württemberg. Menos conhecido – menos frequentado – e mais pequeno do que outros castelos, a sua beleza baseia-se em mobiliário e peças de arte dos séculos XV e XVI. É também conhecido como o “Castelo de Conto de Fadas de Württemberg”.

A segunda sugestão é o campo de gelo permanente mais baixo dos Alpes. Fica no sopé do Watzmann, a terceira maior montanha da Alemanha, em Berchtesgaden. São enormes avalanches a marcar o Inverno deste local. Tem una caverna lá dentro: a Capela de Gelo.

Em Weltenburg, numa secção estreita do vale do Danúbio, há uma reserva natural com impressionantes formações rochosas. Mas há outro local a visitar aqui: o romântico mosteiro beneditino Weltenburg Kloster – com hotel e restaurante.

Baumwipfelpfad, um trilho no topo das árvores (1km de comprimento). É uma atracção da Floresta Negra. Há uma torre de observação com 40 metros de altura para observar as florestas e os vales circundantes. E há um escorrega de 55 metros que leva os visitantes de volta à estrada.

A ponte Geierlay é outra sugestão de visita. Uma ponte suspensa, a 100 metros de altura e tem 360 metros de comprimento. Perto de Mörsdorf, pode desfrutar de vistas deslumbrantes sobre um vale lateral do rio Mosela.

Encontramos a ‘montanha mágica’ Tigre e Tartaruga, em Duisburg. Uma montanha-russa para percorrer a pé, com cerca de 2,7 km. Düsseldorf fica a cerca de 30km mas dá para ver a partir desta ponte.

Outro percurso pedestre: Rothaarsteig, que serpenteia pela região de Hochsauerland, na Renânia do Norte-Vestefália. Passa, designadamente por Bruchhauser Steinen, formação com quatro rochas principais que testemunham uma erupção vulcânica há 380 milhões de anos. No caminho também se encontram espécies raras de plantas e animais.

O Castelo Schloss Braunfels, no estado de Hesse, pertence a uma família há mais de 800 anos. Continua a ter pessoas a viver lá, por isso só se pode entrar em visitas guiadas.

O Museu Sepulkralkultur é um dos museus mais invulgares da Alemanha. O Museu da Cultura Sepulcral, em Kassel, centra-se na morte, no luto, nos ritos fúnebres, na memória. Tem uma colecção com cerca de 20 mil objectos – os mais antigos são do século I d.C..

Para quem gosta mais do mundo subterrâneo, existe a gruta de estalactites de Iberg, nas montanhas Harz. Ali estão sempre 8 graus. Há uma sepultura da Idade do Bronze e um recife de coral, com 385 milhões de anos.

As formações rochosas de arenito destacam-se no Parque Natural das Montanhas Zittau. Existem igrejas históricas, museus, trilhos pedestres…

Por fim, a Floresta Fantasma de Nienhagen, no estado Meclemburgo-Pomerânia Ocidental. Esta paisagem faz parte da área florestal de Nienhäger Holz e as formas bizarras das árvores criam uma atmosfera mística, especialmente com vento e nevoeiro. A reserva alberga carvalhos, faias, carpas e freixos com idades compreendidas entre os 90 e os 170 anos.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here