Segunda-feira, Abril 28, 2025
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Terraços do Mosteiro da Batalha abrem pela primeira vez ao público este verão

Os terraços do Mosteiro da Batalha abrem pela primeira vez ao público este verão, após uma intervenção na ordem dos 750 mil euros que vai permitir também que os visitantes passeiem pela cobertura do monumento Património da Humanidade.

“Esta intervenção estava prevista há alguns anos pela Direcção-Geral do Património Cultural e proporcionou-se em 2013 todo este contexto de obras de conservação e requalificação”, disse à agência Lusa o director do mosteiro, Joaquim Ruivo.

Os trabalhos, que começaram em setembro e terminam este mês, incluem “a limpeza dos terraços, colocação de juntas novas, consolidação de elementos pétreos e o restauro de alguns pináculos” e do Coruchéu da Cegonha.

“Na sequência desse projecto de conservação, seguiu-se um de requalificação, a instalação de rampas que vão permitir a visita aos terraços”, explicou Joaquim Ruivo.

O responsável esclareceu que estes espaços têm sido visitados “pontualmente”, sobretudo no âmbito de trabalhos de investigação, mas a partir do verão o público vai poder conhecer mais da história do monumento nacional da Batalha, no distrito de Leiria.

“Têm que ser visitas guiadas, exigem pessoal, e, portanto, todo esse contexto tem que ser gerido ainda com os serviços centrais, mas eu gostaria, o mais cedo possível, de ter meios e, de algum modo, mecanismos que permitam a visita aos terraços com a maior brevidade”, referiu, acreditando que “a partir de julho, agosto” tal será possível.

Para Joaquim Ruivo, a visita será uma “experiência memorável”, porque é uma “oportunidade de ver o monumento noutra perspectiva”, mas também a vila da Batalha: “É uma visão única”, resumiu.

“Num contexto mais patrimonial, subimos por escadaria que raramente é utilizada e acabamos por caminhar sobre espaços de um valor histórico imenso”, observou.

Considerando que “quanto mais se usufruir, mais existe capacidade no futuro de salvaguardar o património”, Joaquim Ruivo, que dirige o mosteiro há quase um ano, exemplificou que ao visitante é possível ver “de outra maneira todos os elementos decorativos”, realçando também a possibilidade de ver as Capelas Imperfeitas ou o Claustro a partir de um local superior.

Para o responsável, a abertura dos terraços aos visitantes é mais um fator de atração ao mosteiro que foi o terceiro monumento mais visitado do país o ano passado de entre os espaços sob a tutela da Direcção-Geral do Património Cultural, com quase 300 mil turistas.

“Temos aqui a possibilidade de concretizar uma visita de acordo com as novas tendências turísticas”, declarou, explicando que não se trata de uma visita para grupos conduzidos pelas agências de viagens, mas para os turistas que querem “usufruir intensamente do espaço e passar aqui algumas horas”.

“Essa experiência singular sob o ponto de vista patrimonial é aquela que as dinâmicas do turismo mais recentes apontam como essenciais para consolidar o visitante, para o fazer permanecer na região”, observou, explicando que as visitas guiadas, limitadas até 15 pessoas por grupo por questões de segurança obrigam a marcação prévia.

Mandado erguer por D. João I para assinalar a vitória na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória integra, há 30 anos, a lista do Património da Humanidade da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

/Lusa

Quem viaja de TAP agora tem descontos na CP

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A TAP e a CP – Comboios de Portugal assinaram um protocolo de cooperação que vai permitir aos passageiros da companhia aérea descontos nos bilhetes dos comboios Alfa Pendular e Intercidades.

Segundo um comunicado, o protocolo entra em vigor já esta semana e vai permitir “a todos os clientes possuidores de uma passagem aérea com voos operados pela TAP, cuja origem e/ou destino sejam os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro, uma redução de 20%, aplicável sobre a tarifa base disponível na aquisição dos bilhetes da CP para os comboios Alfa Pendular e/ou Intercidades, que servem 60 destinos em Portugal”.

A TAP explica que a compra do bilhete de comboio pode ser feita no seu site, no separador “Comboios”, ao preencher o formulário com as informações do código de reserva e das estações de origem e de destino, ou nas bilheteiras CP com o serviço de Longo Curso.

As empresas afirmam que esta é a primeira ação de um plano “que contemplará mais novidades”.

ZAP / Lusa

Berlim é a primeira cidade do mundo com domínio de topo

rubenvike / Flickr

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As primeiras páginas da internet terminando em .berlin foram lançadas esta terça-feira, tornando a capital alemã na primeira cidade a garantir uma extensão com o seu nome.

“A partir de hoje às 11h [10h em Lisboa], os berlineses e Berlim têm o seu domínio”, anunciou a empresa Dotberlim, responsável pela nova extensão.

Para garantir uma extensão mais original que as tradicionais .de, .com ou .org, empresas ou organizações sediadas em Berlim ou habitantes da cidade podem requerer um endereço eletrónico terminado em .berlin, por um custo de 50 euros, sendo selecionados por ordem de chegada.

“O nome do domínio .berlin oferece a possibilidade de valorizar Berlim como local de vida ou como sede de uma atividade empresarial”, comentou o presidente do município, Klaus Wowereit, durante a cerimónia de lançamento.

Desde 14 de fevereiro, as marcas tiveram a possibilidade de se inscrever para obter prioridade na obtenção de nomes de domínio, que estão ativos a partir de agora, com a abertura geral dos registos.

Segundo o porta-voz da Dotberlin, instituições berlinesas, como o hotel Adlon, as grandes lojas Galeries Lafayette ou o hospital universitário Charité decidiram adotar esta extensão, ao lado de grupos como a Yahoo ou a Porsche.

Em Paris, 98 futuros sites com a terminação .paris estarão operacionais em maio, mas a abertura geral apenas terá lugar no final do ano. Dezenas de outras cidades também estão a desenvolver a sua própria extensão na Internet, como Nova Iorque (. nyc), Londres (.london) ou Roma (.roma).

Viena tem, desde o início do mês, pelo menos um site que funciona com a extensão .wien, mas os registos da capital austríaca serão abertos a todos a partir de meados de julho.

Para quando um .lx ou um .porto?

/Lusa

DouroAzul recebeu dois navios-hotel que vão empregar 80 pessoas

A DouroAzul recebeu dois novos navios-hotel que custaram 25 milhões de euros e representam a criação de cerca de 80 novos postos de trabalho, disse à Lusa o dono da empresa de cruzeiros fluviais, Mário Ferreira.

As duas embarcações foram construídas em menos de um ano nos estaleiros da Navalria, do grupo Martifer, em Aveiro, e deverão começar a navegar no rio Douro durante este mês.

Segundo o empresário Mário Ferreira, os dois navios irão operar em exclusivo para o mercado norte-americano e os lugares “estão vendidos previamente até 2020”.

mario.ferreira1/Facebook

Mário Ferreira, fundador da DouroAzul

Mário Ferreira, fundador da DouroAzul

As duas novas embarcações serão inauguradas no próximo dia 21 e terão como madrinhas a fadista Ana Moura e Laura Ferreira, mulher do primeiro-ministro Pedro Passos Coelho.

“Será uma festa muito portuguesa para demonstrar e exemplificar o trabalho feito pelos portugueses nestes navios”, afirmou o empresário portuense.

As embarcações, baptizadas de Viking Hemming e Viking Torgil, têm capacidade para 106 passageiros cada, distribuídos por 53 cabines e suites.

Na sua construção foram utilizados 1.300 toneladas de aço, 10 toneladas de vidro, 27 quilómetros de tubos, 16 mil litros de tinta e 270 quilómetros de cabos eléctricos.

Com estes dois navios, a DouroAzul aumenta a sua frota de navios-hotel para dez embarcações, com capacidade para transportar cerca de mil passageiros por semana ao longo do Douro.

Em 2013, o grupo DouroAzul transportou mais de 22 mil passageiros em navio-hotel, registando nesse ano um volume de negócios na ordem dos 24 milhões de euros.

Este ano, com a entrada ao serviço das novas embarcações, a empresa prevê atingir 34 milhões de euros em receitas.

/Lusa

Mau tempo atrasa abertura do primeiro hotel do chocolate em Portugal

fabricadochocolate/Facebook

Hotel "Fábrica do Chocolate"

Hotel “Fábrica do Chocolate”

O primeiro hotel português dedicado ao chocolate abre portas em Viana do Castelo em meados do mês de maio, depois de o mau tempo ter atrasado as obras de reconversão da antiga fábrica de chocolates da “Avianense”.

A abertura do hotel “Fábrica do Chocolate”, apresentado pelos promotores como único do género no país, estava programada para 01 de abril de 2014, data em que a marca chocolates “Avianense” completa um século.

“A obra está numa fase próxima dos acabamentos, tivemos o contraponto do mau tempo, que atrasou os trabalhos. Mas estamos com um prazo previsto de abertura para meados de maio”, explicou hoje Goretti Silva, gerente da empresa “Na Rota do Chocolate”, durante uma visita às obras.

VianaCriativa / YouTube

Goretti Silva, gerente da empresa "Na Rota do Chocolate"

Goretti Silva, gerente da empresa “Na Rota do Chocolate”

De acordo com a responsável, a reconversão do edifício da antiga fábrica de chocolates, construído entre 1926 e 1928, dará lugar a um hotel temático de quatro estrelas, através de um investimento de 3,4 milhões de euros. Deste total, 2,2 milhões de euros foram comparticipados por fundos comunitários, através de uma candidatura que os promotores apresentaram ao Instituto do Turismo.

“Em Portugal é um conceito inovador e mesmo em termos internacionais não há muitos hotéis deste género a funcionarem no espaço de uma antiga fábrica também de chocolate. Aqui estamos a falar de um exemplo de arqueologia industrial”, explicou anteriormente à Lusa Goretti Silva.

Além do alojamento, com 18 quartos – dos quais cinco são ‘suites’ -, o empreendimento terá ainda uma área de restauração com capacidade para 50 pessoas e um centro interpretativo dedicado ao chocolate e que até incluirá alguma maquinaria que restou da antiga fábrica.

“O centro interpretativo vai retratar o ciclo de fabrico e comercialização do chocolate e terá um apontamento daquilo que foi o edifício enquanto espaço fabril e da própria marca ‘Avianense’. Em paralelo com outras marcas nacionais e internacionais”, explicou Goretti Silva.

Uma loja ‘gourmet’ ou tratamentos de chocoterapia com cacau e chocolate, serão outros serviços a disponibilizar.

A fábrica de chocolates “Avianense” foi declarada falida a 24 de setembro de 2004, lançando para o desemprego 48 trabalhadores, face a dívidas de 2,2 milhões de euros.

A marca centenária, bem como os equipamentos e a frota da empresa, foram arrematados, por cerca de 150 mil euros, por um empresário que em agosto de 2005 retomou o fabrico dos chocolates em Durrães, Barcelos, onde ainda é feito.

O espaço que albergou a produção de chocolate durante mais de 90 anos, em pleno centro da cidade de Viana do Castelo, ficou devoluto e já foi entretanto demolido, à exceção da fachada do edifício principal, classificada, datada do início do século XX.

“Vamos mantê-la porque será o elemento de ligação entre as duas realidades. O fabrico de chocolate que aqui existia e a nova utilização, enquanto hotel, restaurante e centro interpretativo, que passará a ser dada ao espaço”, sublinhou a gerente, estimando a criação de 19 postos de trabalho com este investimento.

O “Imperador”, um bombom feito com uma amêndoa torrada nacional e chocolate de leite, é ainda hoje a grande imagem de marca da “Avianense”.

 

/Lusa

Novos direitos defendem quem compra viagens na internet

kodomut / Flickr

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O Parlamento Europeu aprovou hoje um reforço dos direitos dos consumidores em viagens organizadas pela Internet, que obriga o operador a repatriar clientes em caso de falência, a prestar assistência e a aceitar rescisões caso surjam alterações.

Esta revisão da directiva sobre as viagens organizadas, que data de 1990, foi aprovada por esmagadora maioria (610 votos a favor) e visa “adaptar a legislação à era digital e garantir direitos mais claros para o consumidor, como o direito de ser repatriado para o seu país no caso de o operador turístico abrir falência e de receber assistência se algo correr mal durante as férias”.

“Os cidadãos têm um papel cada vez mais activo na adaptação das férias às suas necessidades específicas, recorrendo à Internet para combinar vários elementos em vez de escolherem viagens previamente organizadas em brochuras, como era habitual na década de 90”, refere o Parlamento Europeu.

Segundo o Parlamento, actualmente, as viagens personalizadas “ou não são abrangidas pelas normas em vigor ou são-no de forma ambígua”.

Com estas alterações, os eurodeputados querem “proteger mais 120 milhões de consumidores que compram estas fórmulas de viagem personalizadas, de acordo com dados da Comissão Europeia”.

As alterações aprovadas em Estrasburgo têm agora de ser negociadas com o Conselho após as eleições europeias de Maio, sendo que as regras só serão aplicáveis depois de aprovadas pelas duas instituições e transpostas pelos Estados-membros para a legislação nacional.

/Lusa

Nudistas escolhem Machu Picchu como local favorito para as suas fotografias

My Naked Trip

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Em pouco tempo, nas redes sociais, um vídeo que mostra um casal a correr nu pelo corredor central de Machu Picchu, no Peru ganhou imensa popularidade. O vídeo mostra duas pessoas a correr e as reacções com surpresa e gargalhadas dos presentes.

Em poucos dias, o vídeo tornou-se viral na internet.

O vídeo foi filmado a 27 de fevereiro, e não foi o primeiro episódio nudista no local. Nos últimos meses, as pedras sagradas de Machu Picchu tornaram-se cenário para um estranho fenómeno onde turistas procuram, de alguma forma, serem fotografados nus dentro do histórico monumento.

Em novembro, a polícia de Cuzco deteve dois estrangeiros, o neozelandês Topp Mathew Jared e o australiano Liam Timothy, depois de se terem fotografado nus na área do parque conhecida como Casa do Guardião.

A polícia apagou os arquivos digitais da câmara, tendo, contudo, uma das fotografias acabado por ser divulgada nas redes sociais, com Jared e Timothy a usar apenas gorros na cabeça para se protegerem do frio habitual na altura do fim do ano.

Estes casos cada vez mais comuns têm deixado as autoridades em alerta. Ricardo Ruiz Caro, director do Instituto Nacional Cultura Cuzco, responsável pela administração de Machu Picchu, ordenou que a vigilância fosse redobrada no parque arqueológico para “evitar estes factos lamentáveis que atentam contra o património cultural”.

Marketing

Tudo começou em julho do ano passado, quando a marca de roupas britânica Time & Clothing usou o nudismo em Machu Picchu como estratégia de marketing.

No vídeo publicado no YouTube, a marca pergunta: “Já se perguntou como seria ficar nu num dos locais mais espectaculares do mundo?”. Nas imagens, um homem nu aparecia em atracções turísticas como o deserto de sal Salar de Uyuni, na Bolívia, as pirâmides de Chichen Itzá, no México, e, claro, Machu Picchu.

Desde que essa campanha foi lançada que começaram a aparecer nudistas no parque arqueológico. Os primeiros foram Jared e Timothy. Depois, vieram a público as fotos do israelita Amichay Rab, que fez uma viagem pela América Latina onde coleccionava fotos onde posa nu.

Das fotografias mais populares do seu blog, o My Naked Trip, é precisamente o de Rab em Machu Picchu, fotografia tirada pelo seu pai depois da maioria dos turistas já ter saído.

“Fiz a foto com todo o respeito possível, ciente de que se trata de um lugar sagrado para muitos peruanos”, afirmou Rab à BBC Mundo.

Depois destes episódios, seguiu-se então o vídeo do casal a correr pelo espaço.

Motivo maior

Qual o motivo por trás destes comportamentos? A principal razão parece ser a procura de diversão, mas há outros motivos.

No seu blog, o Naked at Monuments, Paul Marshall explica que se trata de uma forma de espalhar uma mensagem sobre o movimento nudista.

“Ficamos nervosos quando vemos um corpo nu, mas não temos qualquer problema quando vemos decapitações num filme”, explica Marshall no seu blog. “Queremos acabar com isso, mas de uma forma divertida.”

Outra razão mais simples para o sucesso de Machu Picchu entre os nudistas é por se tratar de um dos monumentos menos arriscados do mundo para ficar sem roupa.

Segundo a classificação feita por Marshall no seu blog, as ruínas incas têm um risco de “1,5 para 5” considerando ainda que  as pirâmides de Gizé são o lugar mais “difícil” para se praticar nudismo enquanto que a Grande Muralha da China, o mais “fácil”.

“Quanto mais fotos de pessoas nuas num certo lugar são publicadas na internet, menor é a dificuldade atribuída ao local”, disse Marshall.

ZAP / BBC

Rotas Solidárias reinventam a forma de fazer turismo

Prepare-se para fazer as malas, arregaçar as mangas e abraçar uma experiência turística que pretende deixar marcas no seu álbum de viagens.

O Turismo Solidário é um conceito ainda recente em Portugal e vem revolucionar o conceito habitual de viajar.

Esta nova forma de turismo, trazida para Portugal pela mão da InComunidade, uma cooperativa de solidariedade social com raízes no Porto, é uma experiência preparada para receber o turista que dispõe de tempo e vontade de se dedicar a causas solidárias e nelas trabalhar durante a sua estadia turística numa cidade: uma forma de viajar, envolvendo-se em projectos da comunidade local no seu destino turístico.

O projecto da InComunidade tem o nome de Rotas Solidárias e associa o trabalho voluntário, o lazer, a solidariedade e a responsabilidade social com o objectivo de apoiar associações que necessitem de apoio voluntário e ao mesmo tempo, proporcionar aos turistas a possibilidade de se envolver na comunidade local.

Rotas Solidárias

A primeira experiência das Rotas Solidárias aconteceu este mês, de 3 a 7 de Março, e acolheu um grupo de jovens oriundos de França e Espanha que se envolveram em projectos desenvolvidos com a Quercus e a Associação de Paralisia Cerebral.

A limpeza do Rio Tinto foi a iniciativa apoiada pela Quercus, que contou com a participação de dez voluntários.

À Associação de Paralisia Cerebral juntaram-se quatro jovens que participaram em oficinas de trabalhos manuais e de expressão dramática, educação física adaptada e jardinagem, participando na ocupação dos tempos livres de pessoas com deficiência.

No projecto das Rotas Solidárias, o dia dos voluntários está dividido entre uma manhã ou tarde destinadas às actividades nas associações, e o restante tempo passado a conhecer os pontos turísticos da cidade e conviver com diferentes culturas.

Nestes dias, os percursos contaram com a colaboração do projecto Terramote,  uma visita ao Bairro do Lagarteiro e a outras organizações sociais.

Os próximos programas das Rotas Solidárias vão ter lugar na Páscoa e no Verão. Quer experimentar dar um passeio solidário? Mantenha-se a par no site ou Facebook da InComunidade.

 

RC , ZAP

Reformado processa casino após perder 500 mil dólares bêbado

Gatinho a jogar no casino

Um empresário americano que perdeu o equivalente a 500 mil dólares (cerca de 360 mil euros) em um casino de Las Vegas está a processar a casa alegando que não deveriam ter permitido que ele jogasse por estar demasiado bêbado.

A ação judicial do californiano Mark Johnston visa anular a dívida e procura uma indemnização por ter o seu nome “manchado”.

Johnston, de 52 anos, é um vendedor de carros e agente imobiliário. Ele chegou ao casino no dia 30 de janeiro deste ano, durante o final de semana, e jogou durante 17 horas.

Pelas leis do Estado americano do Nevada, clientes que estão visivelmente bêbados não deveriam ter permissão para jogar.

O casino não se pronunciou oficialmente sobre o incidente, mas há relatos de que os proprietários pretendem apresentar queixa contra Mark Johnston, a fim de obrigá-lo a selar a dívida.

Mark Johnston afirma que o Downtown Grand serviu-lhe 20 bebidas antes de ter começado a jogar nas mesas de Blackjack e Pai gow (um jogo chinês adaptado nos Estados Unidos para ser jogado com o baralho de poker). O californiano diz que tinha tomado dez bebidas antes de chegar ao casino.

Carteiristas

Em entrevista à CNN, Johnston afirmou que bebeu “alguns copos no aeroporto. Bebi outro no avião. Até certo ponto é a minha responsabilidade”. “Mas o lado mau para eles [o casino] é que têm mais responsabilidade do que eu”, acrescentou.

Johnston disse: “Imagine um bêbado a andar pela rua e alguém rouba-lhe a carteira. É a comparação que faço.”

O advogado, Sean Lyttle, disse à Associated Press que se trata de um “caso extraordinário”. “Alguém que estava intoxicado à beira de perder a consciência e que não era sequer capaz de ver as suas cartas e um casino continua a servir-lhe bebidas e a dar-lhe mais fichas”, afirmou.

Lyttle disse que seu cliente deve processar o casino por ter manchado o seu nome, tentando anular as perdas no jogo.

O órgão que regula o jogo no Estado do Nevada já afirmou que está a investigar o caso.

ZAP / BBC

Empresa ferroviária japonesa cria comboio com “tatami” e banhos de pés

DR East Japan Railway

Toreiyu, o comboio com banhos para os pés

Toreiyu, o comboio com banhos para os pés

A companhia ferroviária japonesa East Japan Railway estreia em junho na província de Yamagata, no noroeste do país, um comboio que vai incluir vagões cujo solo é coberto com ‘tatami’, a esteira tradicional japonesa, e banhos relaxantes para os pés.

Um porta-voz da East Japan Railway explicou à agência Efe que o comboio será o primeiro a incluir, numa das carruagens, instalações para banhos de pés. Das 6 carruagens da composição, três terão tatamis, as típicas esteiras japonesas.

O comboio, batizado de “Toreiyu“, irá percorrer 60 quilómetros entre a estação de alta velocidade da cidade de Yamagata e a de Shinjo, um troço que serve uma popular zona turística japonesa famosa pelos seus inúmeros balneários e gastronomia tradicional.

O Toreiyu, cujo nome tem origem nas palavras japonesas para “comboio”  e “sol”, pode transportar até 143 passageiros, fará serviço principalmente aos feriados e fins de semana, e todos os lugares terão que ser reservados.

ZAP/Lusa

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