Berlim é a primeira cidade do mundo com domínio de topo

rubenvike / Flickr

-

As primeiras páginas da internet terminando em .berlin foram lançadas esta terça-feira, tornando a capital alemã na primeira cidade a garantir uma extensão com o seu nome.

“A partir de hoje às 11h [10h em Lisboa], os berlineses e Berlim têm o seu domínio”, anunciou a empresa Dotberlim, responsável pela nova extensão.

Para garantir uma extensão mais original que as tradicionais .de, .com ou .org, empresas ou organizações sediadas em Berlim ou habitantes da cidade podem requerer um endereço eletrónico terminado em .berlin, por um custo de 50 euros, sendo selecionados por ordem de chegada.

“O nome do domínio .berlin oferece a possibilidade de valorizar Berlim como local de vida ou como sede de uma atividade empresarial”, comentou o presidente do município, Klaus Wowereit, durante a cerimónia de lançamento.

Desde 14 de fevereiro, as marcas tiveram a possibilidade de se inscrever para obter prioridade na obtenção de nomes de domínio, que estão ativos a partir de agora, com a abertura geral dos registos.

Segundo o porta-voz da Dotberlin, instituições berlinesas, como o hotel Adlon, as grandes lojas Galeries Lafayette ou o hospital universitário Charité decidiram adotar esta extensão, ao lado de grupos como a Yahoo ou a Porsche.

Em Paris, 98 futuros sites com a terminação .paris estarão operacionais em maio, mas a abertura geral apenas terá lugar no final do ano. Dezenas de outras cidades também estão a desenvolver a sua própria extensão na Internet, como Nova Iorque (. nyc), Londres (.london) ou Roma (.roma).

Viena tem, desde o início do mês, pelo menos um site que funciona com a extensão .wien, mas os registos da capital austríaca serão abertos a todos a partir de meados de julho.

Para quando um .lx ou um .porto?

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here