Sexta-feira, Junho 6, 2025
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Como escolher a casa de madeira certa

Após muito ponderar decidiu que gostaria de ter uma casa de madeira, mas não sabe como escolher a solução mais ajustada às suas necessidades? Com o aumento da popularidade deste tipo de construção surgiram mais vendedores e um grande número de modelos em oferta.

Tanta fartura pode dificultar a escolha, mas se souber de antemão quais os aspetos que deve ter em conta na hora de escolher, será mais fácil escolher a casa prefabricada perfeita.

Escolher um fabricante reputado

Não temos dúvidas de que a decisão mais importante começa logo no início de todo o processo: qual é o fabricante a quem irá confiar a sua encomenda? Como é do conhecimento geral, em Portugal não existe uma grande tradição na construção de casas de madeira. A maioria das empresas existentes está há pouco tempo no mercado, pelo que é difícil auferir da qualidade das suas obras.

Felizmente, já existem empresas com créditos firmados e uma extensa experiência na construção de casas prefabricadas de madeira a operar em Portugal. Uma dessas empresas é a maestrocasas.pt/ uma empresa fundada em 2008 e que tem a sua sede na Lituânia. Com uma equipa composta por mais de 80 profissionais e instalações modernas e de alta qualidade, a Maestro Casas é hoje uma referência a nível europeu.

A sua operação de fabrico divide-se por três edifícios, os quais ocupam mais de 5.000 m2 de área. É nessas instalações que as vigas de madeira são cortadas por máquinas de última geração, garantindo a maior precisão possível.

Com centenas de casas construídas e comercializadas em diversos países europeus, esta é certamente uma das empresas mais sólidas e reputadas com que pode contar em Portugal, caso esteja a pensar comprar uma casa prefabricada de madeira.

Preço adequado para uma casa prefabricada

Como acontece em tudo o resto, certamente que quererá gastar o menos possível para ter a sua nova casa de madeira. Contudo, é sempre preciso desconfiar de preços demasiado baixos.

Mas foquemo-nos nos aspetos básicos, primeiro deve pensar em qual será a utilização da casa. Caso se trate de uma habitação para servir de segunda residência, a utilizar sobretudo durante as férias de verão, aí poderá apostar numa construção com paredes menos espessas e com menores requisitos em termos de isolamento. Dessa forma, conseguirá uma fatura final menor.

Contudo, caso pretenda uma casa para residir durante todo o ano e que ofereça todo o conforto térmico, aí deve preparar-se para investir mais.

Depois, tudo depende das dimensões. Uma pequena casa de madeira com menos de 30 metros quadrados, destinada apenas a ser usada durante o verão, pode custar algo como 5000 euros.

Uma casa prefabricada de maior dimensão, com cerca de 100 metros quadrados, e com um bom nível de isolamento, pode ter um custo de cerca de 40 mil euros.

Qualidade dos materiais utilizados

A qualidade da madeira utilizada é outro dos aspetos mais relevantes. Madeira de qualidade inferior irá resultar numa durabilidade mais reduzida e em muitos problemas de manutenção.

A Maestro Casas aposta em madeira de pinho nórdico, oriunda de florestas localizadas no Norte da Europa, onde as temperaturas extremas se fazem sentir, dotando estas árvores de propriedades únicas em termos de isolamento.

Tenha em consideração estes pontos e compre a casa prefabricada com que sempre sonhou.

aeiou //



Centenas de taxistas cabo-verdianos sobrevivem na ilha do Sal à espera dos turistas

ElsondeMadrid

Na ilha do Sal, a mais turística de Cabo Verde, cerca de 400 famílias viviam dos táxis e das ‘corridas’ diárias que começavam cedo. A vida foi alterada pela covid-19, deixando estes profissionais a tentar apenas sobreviver.

“Antes era de manhã até fechar o dia. Era contínuo, só parava para almoço e café. Era um bom tempo. Tempo de vacas gordas”, recorda, em conversa com a Lusa, Adilson Andrade, 38 anos, taxista na ilha do Sal desde 2003.
Desde que começou a trabalhar como taxista, nunca viveu um ano como 2020, sobretudo o período de confinamento, logo após Cabo Verde se fechar a voos internacionais, acabando abruptamente o negócio do turismo, também para o Sal, cujo aeroporto movimentava um milhão de viajantes por ano.
“Vivemos só com nacionais, sem turistas, está difícil. Antes foi sobreviver com as poupanças, mas foi difícil”, conta, recordando o período de abril a junho, fechado em casa, mas com as contas para pagar.
“Nos primeiros meses parou praticamente tudo, ficava mesmo difícil. Com muita expectativa, continuámos sempre a trabalhar”, explica Adilson, que faz praça no centro de localidade turística de Santa Maria. Agora, acrescenta, o trabalho “já melhorou bastante”, face aos meses anteriores, mas “nada que se compare” às ‘corridas’ que fazia há um ano.
“Estamos a sentir um bocadinho de turismo, mas ainda é insuficiente. É difícil apanhar fretes na rua”, admite, ainda assim esperançado que 2021 seja diferente.
Também em pleno centro de Santa Maria, Helton Delgado, 23 anos, afirma sem rodeios que em 2020 viveu “os piores momentos” da sua vida. “Tudo fechou, não havia clientes para fazer o serviço de táxi e tudo ficou parado. Ainda bem que tinha as minhas poupanças, que tinha guardado. Os proprietários das casas desceram as rendas, foi assim que se conseguiu levar a vida”, explica o taxista, profissão em que leva já quatro anos.
Antes da pandemia, Helton conta que o trabalho “não dava para parar” e o dia era todo ele “sempre uma corrida”, tal era a vida que os turistas davam à ilha do Sal. “Espero bem que esse tempo volte”, desabafa.
Para já, confessa que para os táxis “ainda está tudo parado” naquela ilha, e que os taxistas que ainda trabalham na atividade vivem praticamente dos fretes com os clientes cabo-verdianos, que por sua vez também são poucos, dada a crise generalizada.

“Como o turismo parou, eles também voltaram para as suas ilhas”, aponta, para logo de seguida garantir: “Mas acredito que vai começar a melhorar”.

Pouco antes da pandemia, a autarquia do Sal aprovou um reforço no contingente de táxis, até ao limite de 330, contrariamente ao máximo de 200 antes estipulado, segundo deliberação dos órgãos locais.

Aquela ilha, com uma população residente de cerca de 35.000 pessoas, contava com um contingente máximo de 120 táxis em 2001, número que foi revisto em 2007 para 200.

“É evidente que, decorrida mais de uma década sobre a data do contingente de 200 táxis, visto a importância que os transportes públicos de aluguer em táxi desempenham numa ilha turística como o Sal, (…) à primeira vista, parece liminarmente insuficiente, não somente para as necessidades do mercado Sal, como também das demandas turísticas”, previa uma deliberação municipal de dezembro de 2019.

O documento referia ainda que à data, segundo os próprios profissionais de táxi da ilha, estavam no mercado “mais de 400 táxis”.

Marco Gomes, 29 anos, é um desses taxistas, a sua principal ocupação há quatro anos, embora admita que já antes não tinha tanto trabalho como gostaria, culpando os programas de férias “tudo incluído” dos operadores, que fazem com que os turistas praticamente não saiam do hotel. “Já não havia muito trabalho, agora ficou ainda pior. Foram meses sem trabalhar”, recorda o taxista, sobre os primeiros meses da pandemia.

Apenas desde dezembro, com a retoma pontual de alguns voos internacionais para o Sal, suspensos desde 19 de março, é que recomeçou a trabalhar, mas num cenário em que a grande maioria dos hotéis da ilha permanecem encerrados.

“Nenhum de nós vai esquecer 2020, principalmente a nossa classe, que sofre muito com isso. Se os hotéis não estão abertos, não temos trabalho”, assume Marco, que por isso tem-se dedicado a outros trabalhos, além do táxi, para tentar sustentar a família.

“Posso ir à pesca, fazer outra coisa. Mesmo sem pandemia não conseguia viver só de táxi”, conta, explicando que dos cerca de 300 euros por mês que recebia antes, 200 euros pagavam a renda de casa da família.

E a preocupação aumenta, ao ver o pontão de Santa Maria sem praticamente sem turistas. “Está melhor do que no início. Já dá para fazer alguma coisa, mas ainda não dá para pagar as contas”, aponta.

Ainda assim, Marco resume o pensamento generalizado no Sal, enquanto os turistas chegam a conta gotas às praias de areia branca e ao mar azul da ilha: “Todos nós estamos a esperar por dias melhores”.

// Lusa



Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito.

A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além de desenvolver as suas próprias aeronaves leves. Agora, de acordo com o Interesting Engineering, a empresa aeronáutica criou uma pequena aeronave com um único propósito: transportar vacinas contra a covid-19.

Feito especialmente para armazenar com segurança as vacinas nas temperaturas desejadas durante a viagem, além de poder pousar em áreas remotas, o P2012 da Tecnam junta-se, assim, à luta contra a pandemia de covid-19.

A Tecnam fez parceria com outra empresa italiana, a Desmon, que fabrica congeladores, uma vez que algumas vacinas contra a covid-19, como as da Pfizer/BioNTech, exigem temperaturas de armazenamento de até -70ºC.

Esse requisito faz com o transporte de algumas vacinas ao redor do mundo se torne mais difícil e, até agora, a maioria tem sido transportada em aeronaves regulares de grande porte.

No entanto, algumas áreas remotas têm apenas pequenos aeroportos com pistas de terra ou areia, tornando o transporte ainda mais complicado. É isso que torna o PS2012 da Tecnman ideal: é um avião leve que pode pousar nesse tipo de pistas e, graças aos congeladores da Desmon, pode transportar as vacinas nas temperaturas exigidas.

“Nos últimos meses, todos nós desejamos uma vacina contra a covid-19 e a Pfizer/BioNTech tornou isso possível. Mas, não seria um ponto de viragem para a pandemia mundial sem a cadeia de distribuição capilar precisa, eficiente e acessível que agora podemos fornecer”, disse Pascale Langer, diretor administrativo da Tecnam, em comunicado.

Os 11 assentos de passageiros foram removidos do pequeno avião da Tecnam e substituídos por congeladores. Agora, pode transportar até 115 mil doses da vacina contra a covid-19 de uma vez. Os congeladores mantêm-se a -86ºC durante a viagem e podem manter -65ºC durante 10 a 12 horas após o sistema ser desligado para distribuição.

Além disso, os custos de distribuição podem ser reduzidos para apenas 0,005 dólares por dose por hora de voo e o avião só precisa de uma pista de menos de 563 metros.

Maria Campos, ZAP //



Douro pode deixar de ser Património Mundial devido a hotel de Cinco Estrelas

A Comissão Nacional da UNESCO alerta que a aprovação do projecto de construção de um hotel de Cinco Estrelas em Mesão Frio põe em risco o estatuto do Douro como Património Mundial da Humanidade.

O alerta consta de um documento enviado à Comissão de Avaliação de Impacto Ambiental do projecto da autoria do empresário Mário Ferreira, accionista da Media Capital, a empresa que detém a TVI.

O procedimento de Avaliação Ambiental está em consulta pública até 29 de Janeiro próximo.

A UNESCO avisa que a construção da unidade hoteleira, denominada Douro Marina Hotel, abre caminho para “uma futura exclusão” do Douro “da lista de património mundial”, como cita o Público.

O projecto é um sonho antigo de Mário Ferreira e visa a construção de um hotel de 180 quartos e seis pisos, com um campo de golfe e a classificação de Cinco Estrelas.

O empresário procura licenciar o projecto há 22 anos, mas já o viu recusado por duas vezes, a última das quais em 2018.

A UNESCO entende que a construção prevista é “fora de escala e significativamente dissonante com a paisagem do Alto Douro Vinhateiro“, como transcreve o referido jornal.

“A intervenção proposta afecta directamente os critérios que serviram de base à conscrição do bem na lista” do Património Mundial da Humanidade, frisa ainda a Comissão da UNESCO, segundo o Público.

A entidade recomenda, desta forma, que o Estado “não conceda a licença ao empreendimento” e que “se restrinja às recomendações apresentadas na revisão técnica no que respeita aos projectos futuros”.

Para já, Mário Ferreira recusa pronunciar-se sobre o aviso da UNESCO, constatando que está à espera da decisão da Comissão de Avaliação Ambiental.

“Quem esperou 22 anos, também espera mais uns dias”, conclui em declarações ao Público.

Susana Valente, ZAP //



Novo trailer foi feito à mão e possui um composto ultra-leve derivado de penas de galinhas

A startup Earth Traveller, com sede no Novo México, apresentou o seu novo trailer T250LX Teardrop. Trata-se de um trailer personalizado feito à mão e que possui um composto ultra-leve derivado de penas de galinha.

O novo trailer pesa apenas 135 kg, apresenta um arco esquelético e é facilmente rebocado por veículos económicos, incluindo carros elétricos, avança o Design Boom.

A ideia para a construção do trailer ultra leve surgiu “durante uma viagem de acampamento ao Novo México em 2014”, explicou o fundador da Earth Traveler, Angel Irlanda.

Durante a viagem, Irlanda e o seu grupo perceberam que a tenda que os acompanhava “estava extremamente quente durante o dia e à noite não se segurava pois o vento acabava sempre por fazer com caísse sobre nós”, contou o empreendedor.

Quando Irlanda regressou a casa do seu retiro ao ar livre, decidiu então procurar um equipamento que fosse compatível com o seu pequeno Fiat 500. Contudo, e depois de uma intensa procura, percebeu que não havia nenhum disponível no mercado. Foi assim que decidiu projetar e construir o seu próprio trailer ultra leve, inspirado nas curvas modernas do seu carro.

Para fazer a construção desse trailer, Irlanda optou por um material à base de penas de frango – que fornece proteção e isolamento sem criar sobrecarga de peso. Já os elementos estruturais de suporte de carga do trailer são feitos de materiais compostos tradicionais.

O trailer Teardrop tem capacidade para quatro pessoas e permite que os utilizadores “personalizem os seus próprios reboques”. Apresenta ainda painéis de asa de gaivota de comprimento total que se abrem na parte dianteira e traseira para expandir o espaço.

Ana Moura, ZAP //



Um duplo homicídio transformou esta casa numa pousada. Agora, está à venda por dois milhões

dbking / Wikimedia

A casa de Lizzie Borden

Foi nesta casa que, em 1892, Lizzie Borden alegadamente matou o pai e a madrasta com uma machada. Agora, a propriedade está à venda como uma mistura de “bed and breakfast” e museu por dois milhões de dólares.

De acordo com o site Live Science, a norte-americana foi acusada e julgada pelo duplo homicídio, depois de os cadáveres do pai e da madrasta terem sido encontrados na casa em Fall River, Massachusetts, na manhã de 4 de agosto de 1892.

O casal sofreu vários golpes fatais provocados por uma machada, de acordo com o Museu do Crime em Washington. Embora muitos considerem que Lizzie Borden foi a culpada deste crime, a verdade é que não havia nenhuma prova que a ligasse diretamente aos homicídios, por isso, acabaria por ser absolvida.

Atualmente, a propriedade, que ainda tem alguns dos móveis e objetos originais, está aberta ao público como uma espécie de pousada e museu, dando pelo nome de “Lizzie Borden Bed and Breakfast / Museum”.

Mas, ao que parece, o atual proprietário está a preparar-se para a reforma, por isso, pôs a casa à venda por dois milhões de dólares, cerca de 1,6 milhões de euros.

Lizzie Borden

Segundo o mesmo site, uma característica incomum do edifício, que data de quando o pai de Lizzie a remodelou em 1872, é que não há corredores, exceto o patamar do segundo andar. “Era preciso passar por uma divisão para entrar noutra”, lê-se no site oficial.

Este foi um dos detalhes que, naquela época, levou muitos a suspeitarem da norte-americana. O pai foi morto cerca de uma hora e meia depois da mulher e, segundo Cara Robertson, autora do livro “O Julgamento de Lizzie Borden”, um estranho teria poucas opções para se esconder.

Além disso, os relatos de Lizzie sobre o que aconteceu naquele dia também revelaram inconsistências. Testemunhas afirmaram que, um dia antes dos assassinatos, uma mulher parecida com a principal suspeita foi vista a tentar comprar ácido cianídrico, um veneno mortal. A mulher explicou que era para tratar uma capa de pele de foca, mas o farmacêutico da drogaria recusou-se a vender-lhe essa substância sem receita, escreveu Robertson.

Mais tarde, descobriu-se ainda que Lizzie queimou o vestido que estava a usar quando alegadamente descobriu o corpo do pai. A mulher explicou que só o fez porque tinha tingido a peça de vestuário com tinta.

No atual “bed and breakfast”, existem quatro quartos e duas suites, sendo estas últimas as divisões da casa onde dormiu o casal e também Lizzie e a sua irmã mais velha, Emma, que não estava lá quando tudo aconteceu. Resta saber se a casa terá muitos interessados.

ZAP //



Que empresas oferecem os melhores acessórios auto para uma viagem confortável?

Mercedes

Mercedes-Benz GLA concept car

Quem tem um automóvel sabe como é bom ter conforto e tecnologia. Para que isso aconteça é interessante trabalhar com alguns acessórios em particular, como iluminação led, tapetes automotivos, um bom sistema áudio e muitos outros extras.

Há empresas que trabalham neste mercado, e oferecem muitos acessórios. Seja o leitor uma pessoa que usa o automóvel para passeios ou viagens ou ainda para trabalhar, pode contar com algumas das grandes marcas neste segmento.

Os melhores acessórios para carros

Todas as principais marcas oferecem com grande variedade de acessórios, é claro, mas algumas destacam-se por oferecer soluções mais completas, mais sofisticadas.

A Audioledcar, por exemplo, oferece alguns dos acessórios favoritos dos condutores — e até mesmo alguns menos conhecidos. E o que pode encontrar na plataforma da empresa na internet? Uma grande gama de acessórios para carros: iluminação, câmaras, GPS, spray, kits de limpeza e muito mais — uma oferta que faz com que seja líder no seu segmento.

A marca principal da empresa são as lâmpadas de led para automóveis, um produto que em pouco tempo impulsionou o desenvolvimento da jovem empresa no mercado.

Ao entrar na plataforma, o utilizador tem acesso a diversos menus, e encontra uma aba de promoções, onde estão disponíveis variados acessórios, a preços mais baixos de que o habitual. A empresa atua em diversos países: Espanha, França, Alemanha, Itália e Portugal são alguns deles.

Tapetes de qualidade para o seu automóvel

Um bom suporte ao cliente, compromisso com as entregas, e dedicação ao cliente antes,  durante e depois do pedido — para que o cliente se sinta cada vez mais confortável a comprar na Audioledcar.

Mas calma aí! Esta não é a única empresa a trabalhar com acessórios para automóveis, e o viajante tem outras opções à disposição — que podem ser mais relevantes num dado segmento. Por exemplo, a espanhola Rey Alfombrillas.

Como o nome sugere, esta marca, representada em Portugal pela Rei dos Tapetes, é conhecida pela especialização em tapetes para carros, destacando-se pela grande variedade dos produtos que oferece — suficiente para agradar a qualquer cliente.

Os mais de 10 anos da Rey Alfombrillas no mercado de tapetes para automóveis deram à empresa vantagens competitivas no segmento, que nenhuma outra possui. Qualidade impecável, envio grátis, e suporte técnico online. É claro, o cliente pode tratar de todo o processo de compra pela internet, desde o pedido até à entrega, e tem toda a informação que precisar para o acompanhar.

A empresa destaca-se também pela personalização. Depois de fazer o seu pedido, a produção do seu tapete poderá ser personalizada de diversas formas, dando um tom mais “único” ao seu automóvel. É um processo mais complexo, mas que entrega ao cliente um excelente produto final, em pouco tempo.

Em conclusão, se pretende uma solução com mais variedade, procure uma empresa como a Audioledcar, onde conseguirá comprar, com toda a comodidade, qualquer tipo de acessórios no mesmo local.

Se no entanto procura algo mais personalizado, opte por uma marca como a Rey Alfombrillas, que, além dos seus excelentes tapetes tem ainda alguns acessórios extra para o seu automóvel.

E, em ambos os casos, pode escolher os acessórios que pretende e concluir o processo de compra através da internet, com segurança e no conforto da sua casa.

aeiou //



Veneza tem uma Sala de Controlo Inteligente (e está a supervisionar cada movimento dos turistas)

Veneza recebe cerca de 30 milhões de visitantes a cada ano e está agora a tentar controlar o turismo excessivo. Para isso, a cidade italiana está a supervisionar o comportamento dos turistas através de câmaras e dos dados dos próprios telemóveis.

É num armazém abandonado em Tronchetto que se localiza a “torre de controlo” de alta tecnologia que tem como objetivo controlar os turistas que visitam Veneza. Inaugurada em setembro de 2020, a “Sala de Controlo Inteligente” possui vários ecrãs que transmitem imagens de toda a cidade, em tempo real.

De acordo com a CNN, o objetivo do sistema, que controla os dados turísticos de forma precisa e imediata, é que os dados recolhidos ajudem a criar um plano de turismo mais sustentável para o futuro.

Este é o cérebro da cidade. Sabemos em tempo real quantas pessoas estão em cada zona e de que país são”, revelou Marco Bettini, responsável da Venis, a empresa que construiu o sistema, à CNN.

O tráfego do canal, o número de turistas e horários de partida e chegada dos transportes públicos são algumas das informações de que as autoridades dispõem, obtidas através de câmaras espalhadas pela cidade e combinadas com os dados de telemóvel, que podem mostrar a origem dos visitantes, com base na localização de registo.

Antes da pandemia de covid-19, que prejudicou o turismo a nível mundial, Veneza recebia muitos viajantes, quase sempre em números incontroláveis. Como os turistas superavam os residentes em número, a cidade passou a enfrentar vários problemas, como a obstrução de ruas e filas intermináveis para as principais atrações.

Apesar de o número de visitantes ter diminuído no ano passado, a cidade não abandonou os esforços e abriu a sala de controlo de operações. O sistema demorou cerca de três anos para ser construído e teve um custo de três milhões de euros.

“O problema não é Veneza ter muitos visitantes. O problema é que todos os visitantes vão para os mesmos dois lugares: a Praça de São Marcos e a Ponte de Rialto”, explicou Valeria Duflot, cofundadora da Venezia Autentica.

Os turistas podem desconfiar do sistema devido a questões relacionadas com a privacidade, mas as autoridades italianas garantem que nenhum dado pessoal é registado.

“Em 2021, Veneza comemora o seu 1.600º aniversário. Estaremos a comemorar com tecnologia”, rematou Bettini.

Liliana Malainho, ZAP //



Os famosos Campos Elísios vão transformar-se no novo “jardim” de Paris

A famosa Avenida dos Campos Elísios, no coração de Paris, em França, vai ser alvo de uma grande transformação depois de 2024. O objetivo é torná-la mais apelativa não só para turistas, mas também para os próprios parisienses.

Quem conhece bem a chamada “Cidade Luz” sabe que a Avenida dos Campos Elísios, que vai desde o emblemático Arco do Triunfo à Praça da Concórdia, é uma das zonas mais prestigiadas de Paris.

A ampla avenida, atualmente com oito faixas destinadas ao trânsito, está repleta de cinemas, cafés, restaurantes e lojas de luxo, sendo uma das zonas mais caras da capital. Mas agora, conta o canal de televisão CNN, os Champs-Élysées estão prestes a mudar.

Depois de terem recebido luz verde da presidente da Câmara, Anne Hidalgo, o arquiteto Philippe Chiambaretta e a sua agência PCA-STREAM poderão avançar com o seu plano para transformá-la numa avenida “mais verde”.

Segundo a estação televisiva, o tráfego de veículos será reduzido para metade e os pedestres poderão usufruir de passeios mais largos e com mais espaços verdes. O objetivo desta transformação é atrair mais visitantes a uma zona que, antes da pandemia de covid-19, começou a perder o seu brilho, sobretudo depois de algumas manifestações violentas do movimento dos “coletes amarelos”.

“A lendária avenida perdeu o seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonada pelos parisienses e atingida por várias crises: os coletes amarelos, as greves, uma crise económica e sanitária”, afirmou, em comunicado, o Comité dos Campos Elísios, uma associação local que trabalha para promover e desenvolver esta área, congratulando-se com as novidades anunciadas pela autarca.

Numa entrevista ao jornal francês Le Journal du Dimanche, Hidalgo anunciou que a primeira fase do projeto vai focar-se na renovação da Praça da Concórdia, que terá de acontecer antes de a capital receber os Jogos Olímpicos de 2024. A autarca acrescentou que a restante reforma só será concluída depois desse megaevento desportivo.

No entanto, as autoridades locais estão a trabalhar num plano mais amplo de revitalização antes das Olimpíadas. Espaços abandonados ou desatualizados vão ganhar uma nova vida como restaurantes, hotéis temáticos, museus e locais de lazer.

Filipa Mesquita, ZAP //



Viajar frequentemente torna as pessoas mais felizes

Viajar frequentemente pode deixar as pessoas 7% mais felizes, concluiu uma nova investigação da da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

O estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista Tourism Analysis, contou com a participação de 500 voluntários, que responderam a uma série de perguntas que permitiram analisar os motivos pelos quais viajavam com mais ou menos frequência e se as experiências vividas tiveram um efeito prolongado na sua felicidade e bem-estar.

“Embora outras coisas, como o trabalho, a vida familiar ou os amigos desempenhe um papel mais importante nos relatórios gerais de bem-estar, o acumular de experiências de viagem parece ter um efeito pequeno, mas notório, na satisfação com a vida relatada pelos próprios”, escreveram os investigadores, citados pela agência noticiosa Europa Press.

A equipa nota que esta investigação pode ser implicações especialmente importantes para os viajantes e para a indústria do turismo a curto prazo, quando os Governos de vários países começarem a levantar as restrições decretadas por causa da pandemia de covid-19.

“Este estudo mostra que quanto mais as pessoas falam e planeiam férias, mais provável é que as façam realmente”, sustentaram ainda os investigadores, acrescentando: “Se estás ansioso para conhecer um lugar novo, essa pesquisa será uma boa motivação adicional para começar a planear as próximas férias“.

Em comunicado, Chun-Chu Chen, professor assistente da Escola de Gestão de Negócios de Hotelaria da Universidade Estadual de Washington, sublinha que a nova investigação “ilustra a importância de ser capaz de sair da rotina e experimentar coisas novas”.

A covid-19, que já matou pelo menos 1.884.187 pessoas no mundo desde o início da pandemia, em dezembro de 2019, abalou fortemente o setor do turismo mundial, levando a quebras globalizadas em todos os setores, incluindo o da aviação.

Mais de 87.162.540 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados, dos quais pelo menos 54.233.100 pessoas já foram consideradas curadas.

Na quarta-feira, foram registados 14.615 óbitos e 748.244 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram nesse dia o maior número de mortes, segundo os levantamentos mais recentes, são os Estados Unidos (3.626), Brasil (1.242) e México (1.165).

Sara Silva Alves, ZAP //



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