A companhia aérea low-cost irlandesa Ryanair anunciou ter pedido ajuda a quatro grandes companhias aéreas europeias para mostrar online as tarifas de cada uma das companhias – uma proposta que visa eliminar websites de comparação de preços de terceiros.
Segundo as agências Reuters e EFE, as informações foram confirmadas pelo presidente executivo da empresa, Michael O’Leary.
As tarifas da Ryanair estão disponíveis em websites de comparação de preços como o Google Flights, o Expedia e o argentino Despegar.
A companhia aérea também oferece serviços completos com reservas de hotéis e aluguer de carros, o que a torna ainda mais competitiva aos olhos da concorrência.
O’Leary não revelou quais concorrentes foram contactadas, mas, no passado, o líder da irlandesa já se referiu, em declarações públicas, à Ryanair, à IAG, à Air-France KLM, à EasyJet e à Lufthansa, como as “Big Five” da Europa.
O presidente da low-cost irlandesa complementou a nova declaração ao afirmar que aguarda uma resposta em breve.
“Penso que as grandes companhias aéreas poderiam e deveriam trabalhar juntas”, explicou.
“Não faz sentido ter comparação de preços nas mãos de players que não operam um único avião”, diz O’Leary.
“Se as companhias fossem competitivas e tivessem uma oferta digital competente, esse tipo de website não existiria”, acescentou.
O’Leary lembrou que mesmo quando a Ryanair tem as menores tarifas, frequentemente não há assentos disponíveis, direcionando potenciais clientes para voos em concorrentes.
A Ryanair trata os seus passageiros como gado, nem sequer respeitando os contratos que com eles faz. Não é uma companhia “low cos”, mas sim uma ccompanhia “lixo”.