Depois de passar os últimos 20 anos a explorar Portugal, uma jornalista do The Times escolheu os sítios que considera mais bonitos do nosso país — desde lagos multicoloridos e aldeias medievais a grutas e falésias.
Em Portugal, pode-se percorrer um longo caminho apenas com um sorriso e um “obrigado”.
Mas há uma segunda palavra que Joana Booth recomenda que se aprenda, para além de “obrigado”: Uau!
Esta gloriosa palavra, cheia de vogais, é uma das favoritas da jornalista britânica.
Pronuncia-se “oo-ow”, explica Booth, e vamos precisar dela em cada um dos 10 belos locais de Portugal que recomenda aos seus leitores, num artigo publicado esta quarta-feira no The Times.
Há 20 anos que a jornalista vem a Portugal, e cada visita revela um novo e deslumbrante recanto do país, desde lagos, montanhas e praias perfeitas até cidades e aldeias cheias de encanto histórico.
Já se deslumbrou com as encostas em socalcos do Vale do Douro enquanto bebia um copo de vinho do Porto, e com a costa rochosa do barlavento algarvio a partir do convés de um barco.
Os uaus foram-se sucedendo sobre as calçadas medievais de Óbidos e sob as ameias de Sintra. Mais longe, descobriu que as ilhas de Portugal tinham o mesmo fator uau, desde as montanhas verdejantes da Madeira até ao drama vulcânico dos Açores.
Por isso, aconselha Booth aos leitores, prepare-se para descobrir a seleção dos dez lugares mais bonitos de Portugal — que o ZAP lhe traz abaixo, numa fotogaleria.
Sete Cidades, São Miguel, Açores
Sintra, Lisboa
Gruta de Benagil, Algarve
Serra da Estrela
Monsaraz, Alentejo
Pinhão, vale do Douro
Aveiro
Cabo Girão, Madeira
Praia de Odeceixe, Algarve
Estação de São Bento, Porto
Olhando para as esplendorosas escolhas de Joana Booth, só podemos dizer que a jornalista britânica tem bom gosto. E tem razão: por esse Portugal fora, não faltam motivos para gastar a palavra “uau!”.