5 ideias de decoração étnica para que se sinta sempre em viagem

A decoração tem o potencial de nos transportar para outros mundos e atmosferas. Se tem uma paixão por novas culturas e realidades, porque não adotar estilos de decoração étnica para um lar que transmita a sensação de estar sempre em viagem?

E se a sua preocupação é com quanto custa renovar um apartamento, as soluções que propomos são na sua grande maioria práticas e económicas. Deixamos agora cinco ideias de decoração étnica para transformar a sua casa numa ode aos quatro cantos do mundo:

1 – Estilo de Decoração Japandi

O emergente estilo de decoração “Japandi” casa a estética originária do Japão com a da Escandinávia. À primeira vista as duas parecem não se relacionar, contudo um olhar mais atento é capaz de observar que ambos estes estilos de decoração se focam em elementos naturais, dando primazia ao minimalismo e funcionalidade.

Esta pode ser uma escolha interessante para que o seu lar reflita não apenas um, mas dois estilos de decoração étnica de uma só vez e sem conflito entre eles. Esta estética híbrida combina o rústico moderno que caracteriza o estilo Nórdico com a elegância tradicional do estilo Japonês, resultando o novo estilo duma combinação entre as palavras “Japanese” e “Scandi”.

Será a escolha perfeita caso procure decorar a sua casa de uma forma sustentável, minimalista e em tons naturais e harmoniosos. Desta forma, poderá reduzir a desarrumação e despir a decoração até ao essencial, adotando linhas simples e espaços amplos.

Invista na multiplicação de armários embutidos, caixas, cestos ou biombos, de forma a manter todo o excesso escondido e tornar o seu espaço o mais clean possível, potencialmente dominado por materiais como a madeira ou bambu. Adorne o espaço com plantas, para maximizar o novo equilíbrio encontrado.

2 – Estilo de Decoração Marroquino

Um estilo de decoração Marroquino poderá criar um ambiente de decoração étnica recorrendo a algumas peças-chave e sem ter, necessariamente, de investir muitos fundos no processo.

A decoração Marroquina está interligada com a própria fibra dos povos da Península Ibérica, com grande reflexo das tradições árabes ainda hoje presentes nas técnicas empregues para criar os mais diversos objetos aos quais atribuímos valor estético.

Neste tipo de decoração étnica iremos procurar um ênfase no estilo orgânico, procurando utilizar materiais naturais, preferencialmente que tenham sido produzidos manualmente e que representem padrões e inspirações distintas da cultura ocidental.

Ao pensarmos numa decoração marroquina pensamos, em primeiro plano, em têxteis. Os tapetes de lã, de tecelagem plana, com os seus padrões minuciosos e coloridos. Algumas peças essenciais, como cobertores, almofadas ou os essenciais tapetes podem alterar, desde logo, a apresentação de uma divisão da casa.

Os artigos em ráfia, nomeadamente as caixas e outros elementos de organização do lar contribuem para um espaço menos caótico e distinto. As paredes podem também ser transformadas através da introdução de alguns objetos simples mas característicos como espelhos trabalhados de decoração marroquina ou as belas lanternas inconfundíveis.

3 – Estilo de Decoração Indiano

A Decoração Indiana, na qual são muitas vezes incorporados elementos que remetem para a fé Budista, relaciona-se com a procura de paz e tranquilidade. Ou seja, à primeira vista, esta decoração distingue-se pelo seu contraste face à lufa-lufa da vivência do quotidiano no mundo ocidental, procurando colocar em primeiro plano as lições espirituais do mundo budista.

Este estilo de decoração étnica marca-se pela alusão a Buda e por uma estética que coloca o ênfase na criação de um ambiente Zen. Contudo, a iconografia e simbologia Budisma não é o único elemento decorativo assinalável, distinguindo-se este estilo pela utilização de móveis baixos, padrões fortes e coloridos e presença de elementos florais – como por exemplo a típica flor de lótus que representa a pureza, perfeição e renascimento.

“Menos é mais” é uma expressão-chave no mundo da decoração e que se enquadra na perfeição quando falamos de Decoração Indiana. Com privilégio para objetos com ar rústico, natural e feitos de madeira com tons claros ou bambu, a Decoração Indiana é colorida mas não dada a exageros. Sem cair, uma vez mais, no excesso, este estilo decorativo evoca cores fortes como vermelhos, amarelos ou dourados, com o dourado a simbolizar o ouro e a valorizar bastante o ambiente de uma divisão.

A Decoração Indiana coloca ênfase na atenção aos detalhes, como a iluminação reduzida ou a incorporação de um ambiente floral com o intuito de potenciar uma verdadeira experiência sensorial.

4 – Decoração em Estilo Mexicano

Saltamos para uma nova zona do globo, mas evidenciamos uma vez mais um estilo decorativo marcado pela predominância de cores fortes. A decoração Mexicana é potencialmente a mais vivas entre as propostas, e uma ótima sugestão para alegrar o seu lar.

Num estilo dominado pelos tons de vermelho, branco e verde, levar esta explosão de cor para a sua casa pode tornar-se fácil com algumas sugestões gerais.

A decoração Mexicana apresenta uma forte presença de têxteis em croché, almofadas com estampados exóticos, artigos com efeitos em trança e uma ênfase no artesanato. A base da decoração nas casas mexicanas passa, portanto, pelo rústico e artesanal e pelas cores vibrantes.

Já os móveis são tipicamente feitos de madeira, apresentando de forma frequente um ar desgastado ou detalhes finalizados à mão, sempre dominados por muita cor. Contudo, estes elementos podem ser conjugados livremente com cores mais frias ou estampas.

O estilo caracteriza-se também pela presença da tradicional manta mexicana, criada a partir da lã, capaz de tornar os ambientes aconchegantes e nitidamente marcados pela presença desta forte cultura.

Diversos tipos de flores são também importantes neste estilo de decoração étnica, como por exemplo os cactos, evocativos da própria paisagem do país. Estes vão aliar-se a tons terra e trabalhos predominantemente artesanais para remeter às origens do histórico povo mexicano.

5 – Decoração em Estilo Francês

Regressamos à Europa para propor um estilo de decoração mais discreto mas igualmente clássico. A Decoração Francesa é, por muitos, vista como sinónimo de classe e elegância.

Este é um estilo refinado e bastante inconfundível. Pretende transmitir uma noção de glamour e fundamenta-se nos pilares essenciais de luz, cor e tradição. Representar este estilo na sua casa passará pela criação de combinações de texturas, materiais e formas para criar um interior nitidamente francês.

Os materiais escolhidos deverão ter em mente a evocação de luxo inerente a este estilo, considerando a utilização de seda para cortinados e outros tecidos, a utilização de porcelana para jarros ou esculturas que possam adornar a divisão, a presença de pequenos elementos em ouro e prata ou ainda a utilização do marfim e ébano em elementos de construção.

A madeira adornada poderá e deverá também marcar presença, bem como os candeeiros de vidro e em metais nobres. Nas cores deverão predominar tons de amarelos, dourados, azuis e verdes, sendo também as bases em branco bem-vindas, senão essenciais.
________________
Se procura agora os e as melhores especialistas em design de interiores para ajudarem a transformar a sua casa num oásis internacional, quer na Grande Lisboa ou no Grande Porto, poderá encontrá-los na Zaask, pesquisando porDesign de Interiores Porto” ou Remodelações Lisboa para entrar em contacto com os mais experientes profissionais.
________________

aeiou //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here