O grupo empresarial francês Alstom criou um comboio elétrico a bateria para uma região alemã, que é atualmente servida por comboios com motores a gasóleo. O objetivo é ter menores custos de utilização e evitar a emissão de poluentes.
Segundo noticiou o Observador, o transporte criado pela Alstom vai ligar Leipzig a Chemnitz, no total de 80 quilómetros de linha férrea não eletrificada.
A Alemanha encomendou à Alstom 11 comboios Coradia Continental BEMU, elétricos alimentados pela energia que armazenam nas baterias que transportam a bordo. O investimento ronda os 100 milhões de euros, com os veículos a serem entregues até 2023. O comboio em causa tem uma autonomia máxima de 120 quilómetros.
Com 56 metros de comprimento e 150 assentos por carruagem, o Coradia Continental BEMU consegue atingir 160 quilómetros, sendo similar aos veículos que estão ao serviço de Dresden, Riesa e Zwickau, mas com baterias, que a Alstom apelida de “alto rendimento”, no topo das carruagens.