CP acaba com comboio turístico na linha do Douro

Dois anos depois de ter sido criado, o Comboio Miradouro, composição formada por carruagens suíças dos anos 50 que liga o Porto à Régua, vai ser descontinuado, adiantou a CP – Comboios de Portugal ao jornal Público.

De acordo com o diário, o comboio turístico será descontinuado devido à alegada falta de rentabilidade. A locomotiva vai recolher às oficinas de Contumil onde já esteve oito anos parada depois de ter sido recuperada para fazer o antigo Comboio do Vinho do Porto.

“A CP constatou que a procura, na linha do Douro, continuou a concentrar-se nos comboios realizados com Automotoras UTD 592, indicando que o mercado não terá valorizado o Comboio Miradouro”, disse fonte oficial da CP em declarações ao Público.

“Mesmo considerando um cenário de lotação completa, este comboio gera prejuízo para a CP, dada a logística necessária à sua produção”, acrescentou a mesma fonte.

A empresa vai uniformizar a sua oferta na linha do Douro com as automotoras espanholas alugadas à Renfe. As automotoras 592 garantem “menores custos produtivos, melhor resultado económico, menor consumo energético e menor consumo de recursos humanos”, pelo que é a solução que mais contribui para criar valor económico para a CP, explicou fonte da empresa.

Questionado pelo matutino, José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara da Régua, disse que ainda não tinha conhecimento desta decisão da CP. “Tenho a lamentar que acabem com este comboio porque era mais valor acrescentado para o turismo do Douro, que ainda por cima está a crescer”, afirmou o autarca.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here