Após 14 anos de restauração, turistas já podem visitar a pirâmide mais antiga do Egito

Stanley Zimny / Flickr

Pirâmide de Djoser, no Egito

Depois de 14 anos em restauração, a Pirâmide de Djoser – ou a Pirâmide dos Degraus -, a mais antiga pirâmide ainda de pé, foi aberta ao público.

“Hoje comemoramos a conclusão do projeto para evitar perigos, manter e restaurar a primeira e mais antiga pirâmide que ainda está de pé no Egito”, disse o ministro do Turismo e Antiguidades, Khaled al Anani, em declarações à agência Reuters.

Este edifício majestoso, que é Património Mundial da UNESCO, está localizado na necrópole de Saqqara, a oeste do Cairo. A sua construção remonta à época do reinado do faraó Djoser (2.665-2.645 a.C).

Projetada pelo primeiro arquiteto e engenheiro conhecido, Imhotep, acredita-se que a Pirâmide de Djoser serviu de protótipo para muitas outras pirâmides, incluindo as icónicas Pirâmides de Gizé.

A construção de 60 metros de altura é feita de pedra e consiste em seis enormes mastabas – uma forma de túmulo egípcio antigo -, uma colocada sobre a outra. No centro da pirâmide, a 28 metros de profundidade, está o túmulo fúnebre de Djoser.

A sua reabilitação começou em 2006, uma vez que a pirâmide corria o risco de colapso. No entanto, em 2011, os eventos da Primavera Árabe forçaram as autoridades egípcias a suspender o trabalho que não foi retomado até ao final de 2013.

“Embora tenhamos muito orgulho de que seja um legado egípcio, também sabemos muito bem que é uma herança mundial e mundial que estamos muito interessados em manter”, disse o primeiro ministro do país, Mostafa Madbouly.

A restauração da pirâmide de Djoser incluiu a substituição das lacunas nas suas paredes por blocos semelhantes aos originais. A câmara funerária e o sarcófago do faraó, bem como os estreitos corredores internos da pirâmide, também foram reformados. A restauração custou quase 6,6 milhões de dólares (equivalente a 5,83 milhões de euros).

ZAP //



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here