O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos desaconselha os cidadãos norte-americanos a viajarem para Portugal.
Os Estados Unidos incluíram novamente Portugal na lista de países em que recomenda a “evitar viajar“, colocando o país no nível “muito alto”, devido ao agravamento da pandemia da covid-19.
O anúncio foi feito pelo Departamento de Estado, numa declaração na qual indicou que Chipre e o Quirguistão também subiram para essa categoria. No que se refere a Portugal, a recomendação destina-se especificamente à pandemia.
Os avisos de viagem foram emitidos com base na recomendação do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), que colocaram Portugal e Espanha no “nível 4”, devido à pandemia.
Sobre a Espanha, o Departamento de Estado norte-americano recomenda a não viajar “devido à covid-19” e também pede “mais cautela” naquele país, “devido ao terrorismo e distúrbios civis”.
O CDC avalia o risco de contágio da covid-19 com base em cinco níveis, variando de desconhecido, a baixo (1), moderado (2), alto (3) e muito alto (4). No “nível 4” fazem parte ainda países como o Reino Unido, Síria, Tunísia, Panamá, África do Sul, Serra Leoa e Venezuela.
No início do mês, o CDC relaxou nas recomendações de viagens para 60 países considerados de risco muito alto, que inclui grande parte dos estados-membros da União Europeia (UE).
A proibição de entradas de passageiros provenientes da UE nos Estados Unidos foi imposta pelo ex-Presidente, Donald Trump, em março de 2020, no início da pandemia, e mantida pelo seu sucessor, Joe Biden.