As 10 catedrais mais populares em Portugal

São locais de culto que se destacam pela sua história, pela sua importância arquitectónica e cultural.

Estes dias não têm convidado muitas pessoas a passear mas a história, a arquitectura (e a beleza) estão lá: nas catedrais.

A Musement, plataforma para reserva de viagens, partilhou com o ZAP a lista das 10 catedrais mais populares em Portugal.

A lista foi feita tendo em conta o número de avaliações recebidas no Google.

O primeiro lugar está a norte: a Sé Catedral do Porto. Praticamente 27 mil avaliações para este monumento nacional, às portas da cidade, junto à Ponte Luiz I. Um edifício construído nos séculos XII e XIII, mas cujas remodelações misturaram os estilos românico, gótico e barroco.

No segundo lugar, a Sé de Lisboa. Quase 25 mil avaliações para outro monumento nacional, que é um dos lugares de maior relevância histórica, religiosa e artística do país. O edifício original era sobretudo do estilo românico, mas hoje é também uma fusão de estilos (remodelações e sismo de 1755).

A Sé de Braga fecha o pódio com mais de 8 mil avaiações. É a catedral mais antiga do país: a sua construção começou no final do século XI. A Capela dos Reis, de estilo gótico, recebeu os túmulos dos pais do primeiro rei, D. Afonso Henriques.

A Sé do Funchal ocupa o quarto lugar. O principal templo religioso do arquipélago da Madeira tem um sacrário de prata oferecido pelo Rei D. Manuel, e o grande retábulo do altar-mor. No entanto, o principal protagonista é o teto mudéjar das naves e do transepto.

No quinto posto fica a Sé Catedral de Faro, com uma mistura dos estilos maneirista e barroco. Tem uma das mais valiosas coleções artísticas dos séculos XVII e XVIII da região do Algarve.

A fechar o top-10 temos, por esta ordem: Sé Velha de Coimbra, Sé Catedral de Viseu, Sé Catedral de Évora, Sé Catedral da Guarda e Sé Catedral de Lamego.

ZAP //



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here