O Parque Nacional Peneda-Gerês está na lista dos 10 melhores da Europa para caminhadas. O único parque nacional português também aparece no top 10 dos melhores em termos de actividades e comodidades.
Este ranking é feito pela empresa britânica Cotswold Outdoor que se dedica à área dos equipamentos e da roupa de aventura, e que analisou “mais de 80 parques nacionais da Europa”, para avaliar factores como “popularidade, dificuldade e actividades/comodidades”, como se explica num comunicado.
O Parque Nacional Peneda-Gerês, cujo território se situa nos distritos de Braga e Viana do Castelo, é o nono melhor em termos de trilhos de caminhada mais populares. Surge também no sétimo lugar dos que oferecem melhores actividades e comodidades como, por exemplo, campos de campismo e miradouros.
Na lista da Cotswold Outdoor, o parque mais popular da Europa é o Teide que fica na ilha espanhola de Tenerife. O Teide é o pico mais alto de Espanha, com 3.718 metros de altura, e é também o terceiro vulcão activo mais alto do planeta.
Ao longo do ano, há uma média de “165 mil pesquisas globais” pelo Teide, e “mais de 600 mil hashtags no Instagram”, refere a empresa britânica.
Apesar dessa popularidade online, o Teide “oferece menos perspectivas nas categorias de actividades/comodidades e dificuldade”, especialmente considerando que só tem “um parque de campismo disponível”.
“A distância média e a duração da caminhada do parque também não estão entre as mais fáceis de serem concluídas, chegando a 11,7 km e 3,17 horas, respectivamente”, sublinha a Cotswold Outdoor.
As “caminhadas mais fáceis”, em “menor distância média e duração”, encontram-se no Parque Nacional Domogled-Valea Cernei (Roménia), no Lahemaa (Estónia) e no Kamenjak (Croácia).
Já as “caminhadas mais exigentes fisicamente” estão no Parque Nacional Müritz (Alemanha), com uma média de 72.9km de distância e 21 horas de duração. Seguem-se o sueco Stora Sjöfallet e o grego Samaria Gorge na categoria dos parques mais desafiantes.
Parques mais populares da Europa para caminhadas
1 – Parque Nacional do Teide (Espanha)
2 – Parque Nacional Lake District (Reino Unido)
3 – Parque Nacional Plitvice Lakes (Croácia)
4 – Parque Nacional New Forest (Reino Unido)
5 – Parque Nacional Natural Carpathian (Ucrânia)
6 – Parque Nacinal Krka (Croácia)
7 – Parque Nacional Triglav (Eslovénia)
8 – Parque Nacional Killarney (Irlanda)
9 – Parque Nacional Peneda-Gerês (Portugal)
10 – Parque Nacional Rondane (Noruega)
O melhor para campismo é no Reino Unido
O melhor dos melhores para campismo, pontos de referência e miradouros é o The New Forest (Reino Unido), seguido do Parque Nacional Calanques (França) e do The Lake District (Reino Unido).
Neste capítulo, o Peneda-Gerês surge em sétimo lugar, entre um parque alemão e um austríaco.
Confirme o top 10 dos melhores parques da Europa para atividades/comodidades:
1 – Parque Nacional New Forest (Reino Unido)
2 – Parque Nacional Calanques (França)
3 – Parque Nacional Lake District (Reino Unido)
4 – Parque Nacional Harz (Alemanha)
5 – Parque Nacional The Broads (Reino Unido)
6 – Parque Nacional Suíça Saxónica (Alemanha)
7 – Parque Nacional Peneda-Gerês (Portugal)
8 – Hoke Tauern (Áustria)
9 – Parque Nacional Mols Bjerge (Dinamarca)
10 – Parque Nacional Cévennes (França)