Turistas indianos têm cada vez mais interesse em Portugal

foto: arjmage / wikimedia

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O interesse dos indianos por Portugal como destino turístico tem aumentado nos últimos anos, com Lisboa, o Douro e Fátima a liderarem as preferências dos turistas, disse à Lusa o embaixador português em Nova Deli.

A confirmar este crescente interesse estão os números de vistos passados pela embaixada de Portugal na Índia: até Setembro deste ano já tinham sido emitidos 1.695 vistos turísticos, quase tantos como o número total de 2012 (1.699).

Quanto ao total de vistos, no ano passado a embaixada passou 2.290, enquanto até Setembro deste ano o número ia já em 2.096.

Em declarações à Lusa em Nova Deli, capital da Índia, o embaixador Jorge Roza de Oliveira considerou que este crescimento está relacionado com a aposta do Governo português no mercado indiano, onde há uma classe média com mais poder de compra e que gosta de viajar para fora do seu país.

Os turistas indianos “visitam essencialmente Lisboa, o Porto e a região do Douro, mas também Fátima”, acrescentou o embaixador.

O diplomata recordou que a anterior secretária de Estado do Turismo deste Governo, Cecília Meireles, fez uma viagem com operadores turísticos, visitando Nova Deli e Mumbai, e que também o Turismo de Portugal abriu uma presença em Mumbai.

“Portugal não é mais visitado por desconhecimento dos indianos. Vão a Espanha mas não vão a Portugal”, disse, admitindo que esta realidade está a começar a mudar: “Agora começa a ver-se pacotes dos operadores indianos que já incluem Portugal”, afirmou.

A rodagem de um filme de Bollywood em Portugal – que deverá arrancar em Maio do próximo ano – é vista como um “multiplicador de visitas”, referiu.

Também o presidente da Associação de Amizade Portugal-Índia, Eugénio Viassa Monteiro, disse à Lusa que “os indianos gostam muito de viajar”.

Mais de mil milhões de indianos viajam dentro do país, mas também são cada vez mais os que vão ao estrangeiro.

Para tornar Portugal conhecido dos indianos, Viassa Monteiro aponta várias estratégias, como a gravação de um filme de Bollywood no país e a promoção do turismo religioso.

“O Santuário de Fátima é uma coisa impressionante para os indianos, em particular para os católicos, sobretudo de Goa”, disse.

Portugal poderá ainda apostar em anúncios nas televisões locais ou oferecer facilidades para que cadeias hoteleiras indianas se fixem no país, defendeu, sugerindo ainda que cadeias portuguesas explorem hotéis na Índia.

/Lusa

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