Uma vila conhecida pelas suas cores no Outono decidiu banir os influencers

Anthony Quintano / Flickr

Pomfret tornou-se um fenómeno nas redes sociais devido às suas paisagens coloridas no Outono

Para entrar na cidade de Pomfret, localizada no estado americano de Vermont, é ser imediatamente atingido pela sua beleza bucólica.

A partir do norte, a estrada de Howe Hill desce em uma série de curvas suaves, cada uma revelando campos agrícolas verdejantes salpicados de ovelhas, ou extensões de floresta onde as folhas de outono vermelhas e laranjas se agarram aos ramos. Numa casa, uma árvore carregada de maçãs curva-se sobre um muro de pedra meticulosamente mantido, cujo topo de ardósia está cheio de fruta em decomposição.

No início de outubro, mais de metade dos carros que passavam por esta cidade de 900 habitantes tinham matrículas de fora do estado. Um, da Flórida, parou abruptamente numa estrada com um limite de velocidade de 72 km/h, bloqueando uma das duas faixas. A razão? Tirar uma foto do silo de uma quinta com um cenário de folhas de outono.

Com um mero punhado de empresas – uma loja mercantil geral, um centro de arte com uma galeria e um teatro e algumas quintas de “apanha a tua própria maçã ou abóbora” – Pomfret é geralmente um lugar tranquilo e modesto. Mas no outono, quando “observadores de folhas” de todo o mundo descem sobre as colinas ondulantes e pequenas cidades encantadoras da região para testemunhar a sua folhagem caleidoscópica, tudo muda.

Até recentemente, o número de “observadores de folhas” que visitavam Pomfret era mais um gotejar do que um torrente. Mas desde que imagens da Sleepy Hollow Farm, uma propriedade privada de 47 hectares situada numa estrada rústica, começaram a tornar-se virais nas redes sociais há alguns anos, os locais dizem que as coisas saíram do controlo.

Uma rápida olhadela no Instagram revela milhares de imagens da estrada de terra sinuosa da quinta, ladeada por majestosas árvores de bordo iluminadas em tons de vermelho e laranja outonais, que conduzem a uma elegante casa de quinta do século XVIII na Cloudland Road. Não é de admirar, portanto, que esta improvável quinta tenha se tornado conhecida como um dos “lugares mais fotografados do estado“.

“É um lugar bonito. É uma pena que tenha sido arruinado para todos“, disse Deborah Goodwin, coordenadora de exposições no Artistree Community Arts Center de Pomfret. “Nos últimos anos, as coisas têm estado fora de controlo. Autocarros turísticos estavam simplesmente a despejar… pessoas lá.”

Goodwin diz que influenciadores das redes sociais regularmente escalavam um portão coberto de sinais de “Proibido o Acesso”, montavam cabines para trocar de roupa, ficavam com os seus “carros de cidade” presos na estrada de terra estreita e deixavam dejetos humanos à beira da estrada. “Era mau”, recorda. “Os residentes foram ao [governo local] e disseram: ‘Não podemos continuar com isto.'”

Durante a temporada de observação de folhas de 2022, as autoridades transformaram temporariamente a estrada para lá de Sleepy Hollow numa via de sentido único. Isso não foi suficiente para dissuadir os turistas de se comportarem mal. Este ano, os residentes locais tentaram uma abordagem diferente: financiamento coletivo.

Num apelo no GoFundMe, uma equipa de organizadores escreveu: “[Nós temos] vivido um aumento sem precedentes de ‘influenciadores’ de turismo impulsionados pelo Instagram e TikTok… [que] danificaram estradas, tiveram acidentes, precisaram de ser rebocados de valas, pisotearam jardins, defecaram em propriedades privadas… e agrediram verbalmente os residentes.” Até à data, o pedido angariou 103 donativos no valor de 16.068 dólares.

Como resultado, os funcionários da cidade votaram para fechar as estradas que levam à quinta durante o pico da temporada de folhagem de outono (23 de setembro a 15 de outubro) a não residentes, provocando a ira dos viajantes que tinham dirigido para a área na esperança de capturar uma fotografia de outono perfeitamente elaborada.

“É um hotel e um parque de diversões”, zombou um utilizador do Instagram com 20.000 seguidores. “Tragam todos os vossos amigos e caravanas.”

A maioria dos residentes de Pomfret enfatizou que não são anti-turistas; simplesmente querem que as pessoas tratem a sua cidade natal com respeito. Ainda mais preocupantes do que as questões de propriedade privada, vários mencionaram, são as preocupações de segurança para os residentes da Cloudland Road, bem como para os próprios turistas.

De acordo com o xerife do Condado de Windsor, Ryan Palmer, “Esta não é uma estrada projetada para ter vários veículos nela. [Em 2021 e 2022] havia filas estacionadas ao longo da estrada, e não se conseguia passar com um camião de bombeiros ou uma ambulância. Estava simplesmente a sobrecarregar a infraestrutura da área.”

Segundo Palmer, o encerramento de estradas em Pomfret não é apenas demorado para as forças de segurança manterem; também é caro. Palmer estima que os residentes da Cloudland Road tenham suportado uma fatura superior a 10 mil dólares para que as autoridades pudessem colocar sinais de encerramento de estrada e fazer patrulhas — tudo o que, inadvertidamente, aumentou o perfil da cidade à medida que a palavra se espalhava.

Palmer espera que o drama em Pomfret seja uma situação “única e isolada“. Os residentes têm considerado a ideia de criar um sistema de reservas ou de bilhetes para visitas ao Sleepy Hollow para ajudar a gerir o fluxo turístico de uma forma mais responsável, mas até onde ele sabe, essa opção não está a ser seriamente considerada.

“Gostamos de ter turistas aqui, é uma grande parte da economia do Vermont, e queremos que as pessoas desfrutem da beleza natural, visitem os vendedores e as lojas, e circulem”, disse ele. “O mais importante é ter respeito pelas casas e propriedades das pessoas… Por favor, venham visitar, sejam apenas respeitosos.”

ZAP // BBC



DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here