Parques de Sintra ganha ‘Nobel do Turismo’

CEphoto, Uwe Aranas

Palácio Nacional da Pena, Sintra (foto: CEphoto, Uwe Aranas)

Palácio Nacional da Pena, Sintra (foto: CEphoto, Uwe Aranas)

A empresa pública Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) venceu hoje o World Travel Award de “Melhor empresa do mundo em conservação”, prémio entregue numa cerimónia em Doha, no Qatar.

A votação do prémio internacional é realizada pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de agências de viagens e turismo oriundos de 160 países. A cerimónia contou com a presença do presidente da empresa, António Lamas, e do secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto.

Contactado pela agência Lusa, o presidente do conselho de administração da empresa que gere património como o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros (Sintra), António Lamas, disse que o prémio significa o “reconhecimento do enorme trabalho” feito pela PSML na área da conservação.

É o ‘Nobel do Turismo’ e vamos, certamente, ter efeitos positivos na atração de turistas. Se não houvesse qualidade nos serviços que desenvolvemos, nada disto aconteceria, é um prémio que coloca a empresa num patamar de nível mundial”, referiu.

Também em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, afirmou que a PSML destronou a empresa sul-africana que há quinze anos consecutivos tem vencido esta categoria dos World Travel Awards.

“Este prémio é extraordinariamente relevante, é um prémio de nível mundial, que reconhece não só a excelência da Parques de Sintra Monte da Lua no campo da conservação, mas também algo que nós perspetivamos como um centro estratégico para o nosso pais, um sinal de que temos potencial para tornar Portugal um destino para o turismo de conservação da natureza e da biodiversidade”, sublinhou.

Miguel Castro Neto adiantou que o Governo está empenhado numa estratégia de “crescimento verde”, que passa por criar oportunidades de investimento em zonas protegidas ou classificadas para dinamizar estas áreas.

“Estamos empenhados em desenhar, no âmbito do acordo de parceria que vai enquadrar o próximo Quadro Comunitário de Apoio, todo um conjunto de instrumentos financeiros que vão alavancar investimentos públicos e privados visando dinamizar esta valorização dos recursos naturais”, afirmou.

O governante indicou que “esse plano está a ser construído e será apresentado no início do próximo ano”, permitindo disponibilizar esses mecanismos de incentivo.

O prémio hoje atribuído no Qatar vem juntar-se a vários já recebidos pela Parques de Sintra, que distinguiram o trabalho desenvolvido ao nível do acolhimento a visitantes e também da recuperação e do restauro dos parques e monumentos sob a sua gestão.

A PSML é uma empresa de capitais públicos cujo financiamento advém das receitas de visitação do património que gere: Parque e Palácio da Pena, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz.

/Lusa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here