Há quase 10 anos, o filho de cinco anos de Karthika Gupta foi atingido por turistas enquanto tentavam tirar uma foto com os bisontes que vagavam pelo Parque Nacional de Yellowstone.
Desde esse incidente perturbador, Gupta, uma fotógrafa e escritora, tem notado um aumento desse tipo de comportamento invasivo em busca da selfie perfeita.
Numa viagem ao Sri Lanka, pouco antes da pandemia, Gupta viu multidões de turistas a empurrar-se para conseguir uma foto digna do Instagram no Coconut Tree Hill, em Mirissa.
Embora ninguém tenha se magoado (que ela tenha visto), a diversão de Gupta foi prejudicada, e ela ficou frustrada por não conseguir ver completamente, muito menos fotografar, o famoso pôr do sol.
Gupta não é contra que se tirem fotos (também esperava conseguir algumas para o seu portfólio), mas não consegue suportar o que descreve como uma “falta de consideração pelos outros“.
O que deveria ser uma vista maravilhosa e cativante foi arruinado pela má educação de muitas pessoas a tentar fotografar o cenário espetacular.
“Não é uma memória bonita“, disse Gupta sobre a sua visita a um dos pontos turísticos mais populares do Sri Lanka.
A cultura da selfie não é nova, assim como o “comportamento desviante”, de acordo com Vanja Bogicevic, professora associada clínica no Tisch Center of Hospitality da Universidade de Nova York, que observa que este último existe há muito tempo.
Mas com o surgimento das “viagens por vingança” e do “medo de perder”, o turismo excessivo – e a cultura da selfie, uma consequência aparentemente relacionada – acelerou desde a pandemia, explica.
Embora alguns destinos estejam a esforçar-se para atrair viajantes para atrações e regiões menos conhecidas – Bogicevic cita os esforços de Amsterdão para migrar o seu distrito da luz vermelha para as periferias da cidade e a tentativa de Florença de atrair viajantes para bairros menos familiares.
Outros destinos, como Veneza, parecem não conseguir escapar da sua popularidade na lista de desejos em detrimento dos valores da cidade e do desagrado dos seus habitantes.
No mês passado, uma gôndola que navegava pelos canais de Veneza virou quando um grupo de viajantes da China se recusou sentar-se e parar de tirar fotos. Não foi a primeira vez que um turista causou problemas em Veneza, e provavelmente não será a última na famosa cidade italiana – ou noutros locais.
Apesar dos esforços de destinos turísticos em todo o mundo do mundo que desejam que os turistas parem de ter de capturar cada segundo na câmara, existem visitantes que “vão contra as normas sociais, mostrando comportamentos desrespeitosos para a cultura”, disse Bogicevic.
Há governos a adotar medidas para restringir as viagens a determinados locais da lista de desejos, limitando as capacidades ou cobrando altas taxas aos visitantes. Alguns estão até a tomar medidas diretas contra sessões de fotos e selfies.
Há dois anos, a Nova Zelândia adotou uma abordagem inovadora para combater a cultura da selfie, instando os viajantes a pararem de tirar fotos inspiradas por influencers em pontos turísticos e a partilharem algo novo sobre as suas viagens no país.
Em maio passado, o hotspot turístico de Hallstatt, na Áustria, ergueu uma parede de madeira no seu local mais popular para selfies, bloqueando a vista dos Alpes em protesto contra a poluição sonora e o tráfego. Após a reação nas redes sociais, foi removido.
E no outono de 2023, a vila de Pomfret, no Vermont, Estados Unidos, chamou a atenção quando baniu os influencers que chegavam em massa para tirar fotos das suas folhas de outono idílicas.
Em Big Sur, Califórnia, a Sustainable Movements Initiative, que promove comportamento responsável ao longo da icónica e digna do Instagram Highway 1, não é contra a selfie, disse Rob O’Keefe, CEO e presidente do See Monterey, mas está a tentar fazer com que os visitantes vão além da selfie.
“O desafio com as selfies é quando tirar a foto se torna mais importante do que respirar a experiência real”, disse O’Keefe, que espera que as pessoas parem para aproveitar as vistas, reconhecendo que uma foto não lhes fará justiça.
Estas políticas podem ser úteis, e Bogicevic acrescenta que a educação e o exemplo – por parte dos destinos, empresas de turismo e até influenciadores de viagens – também são importantes, especialmente porque alguns lugares podem precisar da promoção, bem como dos dólares do turismo resultantes.
“Se alguém está a assistir ao canal do influenciador e é incentivado a ir para esse destino, talvez seja responsabilidade dos influenciadores educar os turistas”, disse.
A cultura da selfie arruinou as ruas de paralelepípedo de Dumbo, em Brooklyn, de acordo com Allison Tick, uma designer de interiores que se identifica como membro da Geração X.
Dumbo é o “exemplo perfeito” de como esse “fenómeno foi longe demais“, disse Tick, que aponta como uma rua inteira no bairro agora está bloqueada “para selfies”. “Em primeiro lugar, eu sei que isso mostra minha idade, mas até mesmo a palavra selfie, eu odeio. Está apenas a tirar fotos de si mesmo.”
Para incentivar experiências de viagem mais ricas e espontâneas, a FTLO (For the Love of Travel), empresa de viagens que principalmente projeta viagens em grupo para Millennials e Zoomers, lançou recentemente viagens sem telemóvel.
“Se alguém não consegue se comprometer com uma viagem inteira sem telefone”, eles são encorajados “a abraçar dias sem telefone”, disse Tara Cappel, CEO e fundadora da empresa, que acredita que essa prática permitirá que os participantes do grupo estejam totalmente presentes sem sentir a pressão de postar nas redes sociais e estar “acessíveis 24/7”.
Embora sejam principalmente os membros da Geração X que expressam o seu desagrado com a cultura da selfie, Cappel acredita que os Millennials e os viajantes da Geração Z também estão interessados em experiências sem distrações – desintoxicações digitais onde podem colocar seus telefones de lado e conectar-se com outros viajantes e com o ambiente de maneira genuína.
“Há uma diferença tão grande na experiência de viagem sem a pressão / muleta de um smartphone”, disse Cappel.
Tick não precisa necessariamente de uma viagem sem telefone; ela aprecia ter fotos para olhar depois de uma viagem. É a pose e o esforço pela perfeição na tentativa de tornar tudo parecer espontâneo que ela não suporta.
“Eu gosto de fotos e gosto de viajar e ter fotos para me lembrar das coisas”, disse Tick. Mas ela gostaria que fosse mais simples. “Se quer uma foto, tire uma foto.”