Desde civilizações antigas que se afundaram até planos para cidades futuristas submersas, há todo um mundo para ser explorado nas profundezas do oceano.
Já há séculos que a mítica cidade de Atlântida suscita a curiosidade sobre as cidades afundadas no oceano, tendo a história até sido eternizada num filme da Disney. Mas apesar de a existência da mítica cidade afundada ser apenas uma lenda, há muitas cidades reais a visitar que por motivos mais ou menos naturais, acabaram submersas.
Port Royal, Jamaica: cidade malvada
Reza a lenda que foi uma vez um refúgio para piratas como Sir Henry Morgan e conhecida como a “cidade mais malvada do Ocidente“, famosa pelo dinheiro e álcool.
Um terramoto em 1692 levou à destruição da maior parte da cidade original, mas este tesouro arqueológico ainda pode ser visitado já que foram encontrados oito edifícios em diferentes estados de degradação. A UNESCO descreveu a cidade como uma “colecção incomparável de artefactos in situ“.
Baiae, Itália: Atlântida para turistas
Conhecida pelos seus hábitos hedonistas, durante 2000 anos Baiae foi uma atracção para visitantes ricos que queriam tomar banho nas termas e spas. Muitos imperadores romanos adicionaram palácios e piscinas à cidade e as festas com álcool à mistura nas praias eram comuns, até ao saque no século VIII pelos sarracenos.
Baiae foi desertada por volta de 1500 e ficou submersa devido a actividade por baixo da crosta terrestre. Hoje em dia, tanto as ruínas debaixo de água como as que ainda estão à superfície estão abertas a visitas turísticas – uma Atlântida à espera de visitas.